Há sensivelmente três anos, o Estudo da Economia Digital em Portugal, da Associação da Economia Digital (ACEPI), estimava que os portugueses deverão gastar em 2025 cerca de 8,9 mil milhões de euros em compras online. Os dados mais recentes constatam que o negócio business-to-consumer (B2C) cresceu, em 2018, para os 5,5 mil milhões de euros no nosso País (cerca de 3% do PIB), mas o marco prospetivo da ACEPI poderá estar em vias de ser atingido já em 2020 – cinco anos antes do tempo, portanto. Quem o assevera é Vera Maia, mentora da plataforma Tudo Sobre Ecommerce, que organiza a Conferência TSE e que é uma das consultoras de referência no desenvolvimento de projetos de comércio eletrónico em Portugal (PROF Shoes, Play Up, Lemon Jelly, Wock, Overcube e Flama, entre outros), também com clientes no estrangeiro.

“Acompanhamos diariamente empresas que vendem online, grande parte delas há quase 10 anos. O ano de 2019 está a demonstrar-se extremamente importante para o comércio eletrónico em Portugal e para várias marcas: constatamos crescimentos nas vendas online na ordem dos 300%, em alguns setores, chegando a 600% em marcas com expansão internacional”, sublinha Vera Maia, confiante de que a meta prevista para 2025 será “facilmente atingida já no próximo ano”.

Se será ultrapassada ou não, o final do ano o poderá antever, todavia é inegável a penetração rápida do comércio digital nas rotinas dos portugueses. De acordo com dados de 2018 (da ACEPI), cerca de 50% dos internautas lusitanos fizeram já compras online, maioritariamente (70%) em websites estrangeiros.

Comércio eletrónico em Portugal: eBay tem 9.000 vendedores lusos

Em abril último, por exemplo, durante a Conferência Tudo Sobre Ecommerce 2019, Anna Pelkin, Head of Business Development do eBay, revelou à plateia de 450 profissionais do setor que existem mais de 9.000 vendedores portugueses no eBay, que já comercializaram mais de um milhão de itens.

A informação chegou acompanhada de algumas curiosidades: “Um vendedor português concretiza uma venda a cada 30 segundos no eBay, em média. E o consumidor luso compra algo na plataforma a cada 4 segundos. A moda é a categoria mais procurada. E os americanos são quem mais compra aos portugueses”, seguindo-se o Reino Unido e, também, a Espanha, adiantou então Anna Pelkin.

A “remar contra a maré” há aproximadamente uma década no comércio eletrónico em Portugal, Vera Maia, do Tudo Sobre Ecommerce, nota a evolução do nosso País no setor, mas com algumas particularidades.

“As empresas portuguesas estão em franca transformação digital. Falta-lhes ainda, porém, a mentalidade de startup: criar, fazer e refazer – e aprender durante o processo”, sustenta Vera Maia.

“Portugal começa, cada vez mais, a atrair investimento nacional e internacional para as vendas online (B2B e B2C). Mas somos sobretudo “clientes” do mercado internacional. Isso acontece talvez por uma questão de preço, porque somos excelentes produtores e temos dificuldade em criar e escalar marcas. A realidade é que nos faltam marcas e a trabalhar mais ao nível digital. Corremos, por isso, o risco de estagnar nas vendas eletrónicas”, argumenta a especialista do TSE.

Para Vera Maia, as recentes notícias sobre a criação de um polo logístico da Amazon em Portugal, ou da exportação de produtos made in Portugal para grandes marcas internacionais, “demonstram o potencial do nosso mercado, mas também destacam o facto de nos mantermos melhores operacionais do que criadores de tendências…”

Conferência TSE 2020 com especialistas internacionais

É por estas e por outras que a 3.ª edição da Conferência Tudo sobre Ecommerce, agendada para 18 de abril, no Auditório da Ordem dos Contabilistas Certificados, no Porto, aprofundará o tema “Otimizar a Conversão em Ecommerce”.

A jornada de trabalho, que é referência para os profissionais de comércio eletrónico em Portugal, pretende “reforçar a mensagem do imenso potencial que ainda existe” no crescimento do ecommerce cá dentro, salienta Sónia Vieira da Costa, CMO & Digital Marketing Consultant na TSE e um dos dínamos do evento.

E é por isso que a Organização aposta em trazer para a tribuna “fazedores” portugueses e estrangeiros na área, com “fórmulas vencedoras” e intervenções “super práticas”, cujas “dicas podem ser adaptáveis no terreno”, nas palavras de Sónia Vieira da Costa.

Depois de ter crescido mais do dobro da 1.ª para a 2.ª edição (450 participantes), a Conferência TSE 2020 volta a ter as expectativas em alta, inclusive porque, para além de casos de sucesso portugueses, estão previstos conferencistas internacionais (foram quatro na edição de 2019) reconhecidos pelos seus contributos nos respetivos segmentos de atuação.

Algumas confirmações estão por dias, mas sobre elas dará conta o TSE nos próximos comunicados.

Os bilhetes estarão brevemente à venda, na modalidade promocional Early Bird, com um custo de 79€ até 7 de janeiro de 2020.

A propósito da Tudo Sobre Ecommerce:
O Tudo sobre Ecommerce é uma plataforma de consultoria desenvolvida por uma equipa de profissionais especializados, que se juntaram com o objetivo de tornar o mercado português numa referência em projetos de comércio electrónico. Dedica-se a ensinar tudo o que existe sobre o mercado das vendas online. E direciona-se a empresas e empreendedores que pretendem criar ou desenvolver uma loja online de raiz. Overcube (venda de calçado e acessórios multimarca), PROF Shoes (calçado), Play Up (moda infantil sustentável e consciente), Lemon Jelly (calçado), Wock (socas, sapatos e calçado profissional), Hoooked (fio para crochê e tricô 100% reciclado), entre outros, são alguns exemplos recentes com o cunho desta aceleradora de projetos de ecommerce.




Para esclarecer ou aprofundar alguma questão, agradecemos o seu contacto para:
Alberto Moreira
Assessoria de Imprensa da Conferência TSE 2020
[email protected] – 93 703 35 88

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