carne de porco faz bem à saúde

Os benefícios e os inconvenientes deste tipo de carne têm sido amplamente debatidos ao longo dos séculos e são objeto de múltiplos mitos, que geram desinformação e confundem os consumidores sobre se a carne de porco faz bem à saúde, ou não.

Daí que esteja em curso uma iniciativa de esclarecimento da opinião pública – “Let’s Talk About Pork From Europe” – que tem o propósito de desmistificar algumas das controvérsias mais frequentes, nomeadamente em matéria de benefícios nutricionais.

São os benefícios nutricionais que nos podem dizer se a carne de porco faz bem à saúde

A dúvida que se impõe de imediato é saber se a carne de porco produzida na Europa é adequada a uma dieta saudável e porquê. A resposta é sim, é adequada a uma dieta saudável, porque obedece às mais rigorosas condições higio-sanitárias do mundo e reúne um conjunto de nutrientes importantes, que contribuem para o equilíbrio do organismo humano.

E quais são esses nutrientes? Como atuam no nosso organismo?

  • Potássio – contribui para o equilíbrio do sistema nervoso e dos níveis de pressão arterial, desempenhando também um importante papel no funcionamento dos músculos;
  • Fósforo – contribui para manter ossos e dentes saudáveis e um bom equilíbrio energético;
  • Zinco – protege as células contra danos oxidativos, desempenhando um papel importante na qualidade do cabelo, da pele, das unhas e da visão;
  • Ferro – contribui para a formação normal de glóbulos vermelho e da hemoglobina e para o trânsito de oxigénio no corpo, diminuindo o cansaço e a fadiga e facilitando o desenvolvimento cognitivo das crianças;
  • Vitaminas como:
  • Vitamina B1 – contribui para o normal funcionamento do coração e do metabolismo energético;
  • Vitamina B3 – reduz o cansaço e a fadiga;
  • Vitamina B6 – ajuda a regular a atividade hormonal e facilita o metabolismo da energia das proteínas e da glucose;
  • Vitamina B12 – protege o sistema imunológico;
  • Proteínas – contribuem para aumentar e conservar a massa muscular necessária para o normal crescimento e desenvolvimento das crianças;
  • Gordura – as gorduras monoinsaturadas contribuem para o equilíbrio do colesterol sanguíneo.

Em conclusão, a carne de porco faz bem à saúde enquanto fonte, muito completa, de proteínas, vitaminas e minerais, indispensáveis ao equilíbrio do nosso organismo.

A carne de porco faz bem à saúde, de muitas maneiras…

Os benefícios da carne de porco não se circunscrevem às suas qualidades nutritivas! A carne de porco é também uma das mais versáteis em termos de confeção, é saborosa e permite uma fácil digestão. Independentemente da forma como é cozinhada – cozida, frita, assada, estufada ou grelhada – mantém sempre intactas as suas características nutricionais, sendo habitualmente muito saborosa.

Leia também: Estudo avalia os benefícios da dieta mediterrânea no combate à obesidade juvenil

A aposta da indústria na inovação tem permitido desenvolver derivados de carne, com conteúdos reduzidos ou modificados de nutrientes menos saudáveis, como o sal ou a gordura, o que também confere à carne de porco um estatuto de aliado fidedigno em dietas alimentares mais rigorosas.

Let’s Talk About Pork From Europe

Num mundo onde abundam as mensagens contraditórias, é cada vez mais difícil saber quando é que uma informação é verdadeira ou falsa.

A iniciativa “Let’s Talk About Pork From Europe” esclarece, de forma séria e transparente, o modelo de produção europeu de carne de porco, demonstrando que os padrões de qualidade e segurança alimentar da União Europeia são os mais elevados do mundo e os mais exigentes em termos de bem-estar animal, biossegurança e ambiente.

A campanha de esclarecimento “Let’s Talk About Pork From Europe” arrancou em Julho de 2020 e decorre até Julho de 2022, em Portugal, Espanha e França, dirigindo-se essencialmente a públicos jovens entre os 18 e os 30 anos.

Para mais informações

Ana Costa | [email protected] | 21 391 66 04 | 96 836 9253

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome