II Semana de Arte Urbana Benfica convida a pensar a cidade

Apresentações culturais, mostras, palestras, fóruns oficinais e exposições compõem a II Semana de Arte Urbana Benfica (SAUB), que decorre de 20 a 25 de agosto em diversos locais do bairro Benfica, bairro histórico localizado na região central da cidade de Fortaleza (Brasil).

0
82
benfica fortaleza
II Arte Urbana Benfica tem como tema as Práticas da Cidade como Experiência Estética Insurgente e Relacional

A II Semana de Arte Urbana Benfica (SAUB) vai acontecer de 20 a 25 de agosto em diversos locais do bairro Benfica (Fortaleza). A programação é plural e reúne apresentações culturais, mostras, palestras, fóruns oficinas e exposições. A II SAUB compõe o I Movências Poéticas, evento organizado pelos Programas de Pós Graduação em Artes da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que acolhe também a Semana de Artes (UFC) e o II Seminário Práticas Artísticas e Demandas Contemporâneas (IFCE).

Esta edição traz como tema Práticas da Cidade como Experiência Estética Insurgente e Relacional. O objetivo do evento, que decorre no histórico bairro de Fortaleza (Brasil), de acordo com o pesquisador Hebert Rolim, propositor da SAUB e professor do IFCE, é “pensar e ativar a arte do ponto de vista histórico-crítico, conceitual e social, inter-relacionando práticas artísticas e demandas contemporâneas, articulando espaços institucionais, acadêmicos e culturais”.

A iniciativa pretende integrar os diversos equipamentos do Polo Cultural, criando um roteiro de atividades científicas, educacionais, artísticas e culturais.

Semana de Arte Urbana Benfica envolve moradores e artistas

A abertura oficial será na terça-feira (20), às 14h30, no auditório da Reitoria da UFC, ao que se seguirá a palestra ECO+SISTEMAS+POÉTICOS: artivismo, memória e território, com a artista visual e pesquisadora Lilian Amaral (DIVERSITAS-USP); após, terá lugar a mesa redonda “A imaginabilidade da cidade pela arte pública contemporânea”, debatida pelos pesquisadores Bia Santos (Valência – Espanha/ ANIAV) e André Carreira (UDESC).

Encerrando o dia de abertura haverá lugar para várias atividades artísticas, na Praça João Gentil, envolvendo a ocupação de moradores de rua e artistas. Todos os dias terão debates, palestras e conversas com pesquisadores, artistas e professores.

No início da noite arranca a programação cultural, percorrendo praças e ruas, Teatro do IFCE e Museu da UFC. No domingo, o encerramento será com Tertúlia Black Vândala.Todo o evento é público, aberto aos artistas, pesquisadores, professores, estudantes e interessados em arte.

A II SAUB faz parte das ações do Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação, coletivo vinculado ao curso de Licenciatura em Artes Visuais do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Fortaleza (SECULTFOR), pelo VII Edital das Artes de Fortaleza (lei no. 10.432/2015).

<Programação Completa:

20/08 [Terça-feira]
14h – Coral do IFCE canta Gil
14h30 – Abertura oficial: Lançamento do Projeto Corredor Cultural Edição 2019
15h – Palestra: ECO+SISTEMAS+POÉTICOS: artivismo, memória e território, Dra. Lilian Amaral (DIVERSITAS – USP)
16h – Mesa Redonda: A imaginabilidade da cidade pela arte pública contemporânea, Dra. Bia Santos (Valência – Espanha/ ANIAV) e André Carreira (UDESC)
Local: Auditório da Reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC), Avenida da Universidade 2853.
17h às 19h – Feira de Produtos SAUB
Local: Bosque das Letras, no Centro de Humanidades, Campus Benfica, UFC, Avenida da Universidade 2683.
19h às 20h – Programação Cultural
Dia Nacional de População de Rua
Atividades com Fazenda da Luz (artista Mamãe) e jantar de rua com moradores da ocupação da praça (Instituto Recanto da Rua)
Show Hip Hop “Kboco doido nos corre loko”
Projeto para fundar um país, de Marina de Botas
Local: Praça João Gentil, rua João Gentil, 3335.

21/08 [ Quarta-feira]
08h às 12h – Oficina de arte urbana com o coletivo Diaba4 e Grupo Meio Fio de Pesquisa e Ação
Lambe-lambe como afirmação territorial
Local: Praça da Gentilândia, Avenida 13 de Maio, com Rua Marechal Deodoro.
Oficina de Gravura
Local: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC/UFC, Avenida da Universidade, 2854.
9h às 12h – Salas Abertas: apresentação e debate sobre pesquisas acadêmicas (Poéticas e processos de criação; Arte, política e urbanidade; Pesquisa e pensamento em Artes; Arte, ensino e mediação)
Local: IFCE, Avenida 13 de Maio, 2031.
14h – Manifesto perda do mundo (NOÁ BONOBA)
14h30 – Palestra: Políticas culturais e participação social, Dr. Alexandre Barbalho (UECE)
16h20 – Mesa Redonda: Arte e a cidade das cidades, Dra. Deisimer Gorczevski (UFC), Narcélio Grud (Festival Concreto) e coletivo Narrativas Possíveis.
Local: Auditório do IFCE, Avenida 13 de Maio, 2031.
17h às 19h – Feira de Produtos SAUB
Local: Entrada do IFCE.
18h30h às 20h – Programação Cultural
Abertura e apresentação da Mostra de Vídeo Rede Ibero-americana – Múltipla: mulher artista resiste (Curadoria: Lilian Amaral; Co+elaboração: Bia Santos)
Local: Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará – MAUC/UFC.

22/08 [ Quinta-feira]
09h às 12h
Salas Abertas
Oficina Leitura de Portfólio, com Ana Cecília Soares
Local: IFCE.
Oficina de arte urbana, Poética da Pracialidade – Tocar o Benfica, com Lilian Amaral e Bia Santos
Local: Praças do Benfica
14h – Mostra de Vídeo dos Alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais – CLAV/IFCE
14h30 – Palestra: Arte urbana como corpo e voz da cidade, Dra. Glória Diógenes (UFC)
15h50 – Mesa redonda: Poética da arte pública insurgente, com Júnior Pimenta, Cecília Andrade, Lucas Dilacerda e coletivo Aparecidos Políticos
Local: Auditório José Albano, UFC, Avenida da Universidade 2683 – casas de cultura.
17h às 19h – Feira de Produtos SAUB
Local: Bosque das Letras, Centro de Humanidades, Campus Benfica,UFC.
18h30h – Programação Cultural
Grupo de Estudo e Ação Processo Criativo na Performance, do Grupo Meio Fio Pesquisa e Ação
Local: Ruas do bairro Benfica.
Mostra de Vídeo Rede Iberoamericana: Múltipla: mulher artista resiste
Local: Praça da Feira da Gentilândia.
23/08 [Sexta-feira]
09h às 12h – Oficina de arte urbana, Poética da Pracialidade – Tocar o Benfica, com Lilian Amaral e Bia Santos.
10h às 12h – Oficina de arte urbana, Inter-relações moda/cidade com Renata Santiago
Local: Nas praças do bairro Benfica
14h às 16h30 – Mesa Redonda Arte, Ciência e Política, com os professores Dr. Cesar Baio e Dr. Joe Davis e a pesquisadora Fabíola Fonseca
Local: Auditório do IFCE.
16h às 20h – Feira de Artes da Semana de Arte Urbana Benfica (SAUB)
16h30h às 220h – Mostra de Arte Urbana (SAUB)
Abertura: Cortejo, com Grupo de Estudo e Ação Africanidades Brasileiras e Meio Fio Pesquisa e Ação
Local: Ruas do Benfica.
17h às 19h – Feira de Produtos SAUB
Local: Praça da Gentilândia.

24/08 [Sábado]
09h às 17h
Mutirão de grafite, com alunos do Curso de Licenciatura em Artes Visuais do IFCE + artistas convidados.
Local: Praça da Gentilândia.
Mostra Livre
Local: ruas do bairro.

25/08 [Domingo]
15h às 20h – Festa de encerramento, com Tertúlia Black Vândala
Praça do bairro Benfica.
* Programação sujeita a alterações (atualizada em 14/08)

Síntese: II SAUB – evento integrante do I Movências Poéticas . De 20 a 25 de agosto. Diversos horários e espaços do bairro Benfica. No IFCE, Reitoria e Campus Benfica da UFC, praças da Gentilândia e João Gentil. Evento público.

Sobre os convidados: Alexandre Barbalho, professor adjunto do curso de História e do Programa de Pós Graduação em Sociologia e em Políticas Públicas da Universidade do Estado do Ceará (UECE) e do curso de Comunicação da Universidade Federal do Ceará. André Carreira, diretor do grupo teatral Experiência Subterrânea de Florianópolis e professor na Universidade do Estado de Santa Catarina, no Departamento de Artes Cênicas e no Programa de Pós-Graduação em Teatro. Bia Santos, pesquisadora, artista visual e curadora, formada em artes plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia e doutora em Artes Visuais pela Universidade Politécnica de Valência, na Espanha. Deisimer Gorczevski, doutora em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com doutorado-sanduíche em Comunicação Audiovisual na Universitat Autònoma de Barcelona, Espanha. È professora no Instituto de Cultura e Arte (UFC). Glória Diógenes, socióloga, antropóloga urbana é pós-doutora pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa e professora da Universidade Federal do Ceará; líder do Grupo de Pesquisa do Laboratório das Juventudes, membro-fundadora da Rede Luso-Brasileira de Pesquisadores em Artes e Intervenções Urbanas (CNPq). Lilian Amaral, artista visual, curadora e pesquisadora de arte urbana contemporânea no contexto latino americano e europeu. Mestre e doutora em artes pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP e Universidade Complutense de Madrid; pós-doutoranda pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista – UNESP.

Informações para a imprensa:
Kátia Karan
(85) 98858-4774
[email protected]
Armazém 45

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome