zils
A ZILS é uma plataforma logística principal da Rede TransEuropeia de Transportes

O CEO da AICEP Global Parques, Filipe Costa, integrou ontem o painel subordinado ao tema “Spotlight on Digital Solutions for Port & Trade Logistics” no webinar “Portugal – Singapura Business Forum”, que marcou os 40 anos de relações diplomáticas entre os dois países. O momento serviu para a gestora da ZILS (Zona Industrial e Logística de Sines) apresentar as características e valências do Porto de Sines e da ZAL Sines – Zona de Atividades Logísticas da ZILS, como hub global para carga marítima contentorizada e de granéis sólidos.

O Porto de Sines é um dos maiores portos europeus, ligado às principais rotas das cadeias logísticas mundiais, com uma localização estratégica na frente atlântica e águas profundas que permitem a operação dos maiores navios porta contentores do mundo, bem como uma crescente interligação rodoferroviária de fácil e rápido acesso ao hinterlands ibérico e europeu.

A ZILS é uma plataforma logística principal do “Corredor Atlântico” da RTE-T (Rede TransEuropeia de Transportes), dispondo de 2.375 hectares de áreas vocacionadas para atividades industriais, logísticas, energéticas e de TIC, totalmente integradas com as atividades portuárias.

Filipe Costa apresentou as novas oportunidades de investimento em Sines: na ZAL Sines; num futuro segundo terminal de contentores (Terminal Vasco da Gama); e na reconversão do Terminal Multiusos de Sines – bem como as geradas pela expansão em curso do atual primeiro Terminal de Contentores (Terminal XXI), gerido pela PSA Sines, empresa da PSA International (Port of Singapore Authority).

ZILS é a maior área industrial do País

Este webinar foi promovido pela Embaixada de Portugal em Singapura e pela Embaixada de Singapura em Paris (que cobre Portugal), em parceria com a AICEP – Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal; a Enterprise Singapore; e a Portuguese Business Society (PBS), em Singapura, tendo o debate incidido sobre setores estratégicos para os dois países: a Mobilidade Urbana Sustentável e as Soluções Digitais para Portos e Logísticas Comerciais.

A apresentação feita pelo CEO da AICEP Global Parques sobre o Complexo Portuário, Logístico e Industrial de Sines pode ser consultada AQUI.

A AICEP Global Parques – Gestão de Áreas Empresariais e Serviços é especialista na gestão de parques industriais e em soluções de localização empresarial. O seu foco é garantir condições de captação e acompanhamento da instalação de projetos de investimento nacional e estrangeiro. Tem sob gestão direta três soluções de localização empresarial distintas que conseguem acolher projetos de todos os tipos e dimensões: a ZILS Global Parques, em Sines, o BlueBiz Global Parques, em Setúbal, e o Albiz Global Parques, em Albarraque, concelho de Sintra.

A ZILS – Zona Industrial e Logística de Sines é a maior área industrial do país, oferece uma localização com clara vocação intercontinental e com fácil e rápido acesso a vias de comunicação nacionais e internacionais devido à integração com o Porto de Sines. A ZILS dispõe de 2.375 ha de áreas vocacionadas para atividades industriais, logísticas e de serviços, incluindo no seu perímetro a “ZAL Sines” e o “Sines Tech”.

O BlueBiz – Parque Empresarial da Península de Setúbal tem vindo a afirmar-se como inovador e atrativo para diversos sectores de atividade, com destaque o aeronáutico, o automóvel e o agroindustrial. As acessibilidades são sem dúvida uma mais-valia: está situado na Península de Setúbal, na Área Metropolitana de Lisboa, junto ao Porto Marítimo de Setúbal, com acesso direto à rede de autoestradas, a 300m de um terminal de carga ferroviário e a 46km do Aeroporto de Lisboa.

A ZAL Sines – Zona de Atividades Logísticas é uma área de 268 ha dedicada à logística, com uma localização privilegiada junto ao atual TCS – Terminal de Contentores de Sines (Terminal XXI) – e do planeado 2.º TCS (Terminal Vasco da Gama).

LEIA TAMBÉM: Zona Industrial e Logística de Sines: investimentos em energia solar e uma localização privilegiada para projetos de hidrogénio e lítio

O Sines Tech – Innovation & Data Center Hub afirma-se assim como uma localização de excelência para os setores das Telecomunicações e Centros de Dados na ZILS. Nesta área está instalada a CLS – Cable Landing Station da Ellalink, que acolhe o Cabo Submarino entre a Europa e América do Sul.

A AICEP Global Parques presta ainda serviços de localização industrial, logística e serviços on-line em Portugal: www.portugalsiteselection.pt. O Portugal Site Selection é uma plataforma com base em sistemas de informação geográfica, que está disponível gratuitamente na web e identifica soluções de localização em Portugal em função dos requisitos de determinado projeto.

Informações adicionais:

Gonçalo Eiras ([email protected])

Joana Neto ([email protected])

Tel. : +351 213 827 758

Fax : +351 213 860 900

FONTEAICEP Global Parques
Artigo anterior“Ser do Contra” passa a “Do Contra” e adia estreia no SAPO
Próximo artigoExperiência do cliente: “startup” brasileira revoluciona com tecnologia de marketing inovadora e conquista ex-alunos de Harvard
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".