
A EMAF, o maior evento português vocacionado para a indústria, regressa à Exponor, de 01 a 04 de dezembro, para renovar a sua aposta na internacionalização de tecnologias, na inovação industrial e no conhecimento técnico especializado. Com mais de 360 expositores assegurados, de países como Portugal, Espanha, França, Suíça, Itália e Alemanha, a EMAF 2021 ocupa uma área de cerca de 35.000 m2, como reflexo da performance e da visão do futuro das empresas do setor.
Nesta edição, que se reveste de particular relevância, encontram-se reunidas as condições ideais para a continuidade e potencialização de novos negócios, que permitirá o reencontro entre clientes, parceiros e fornecedores, com o ónus posto sobre as costas da expertise industrial portuguesa.
Pensada para empresários, consultores, projetistas, gestores e decisores das mais variadas áreas industriais, a feira prepara-se para apresentar resposta aos mais recentes desafios da era da Indústria 4.0 e da Digitalização, bem como para promover networking e partilhar ideias e atividades de negócio.
Os setores em exposição são diversificados e vão desde as áreas da manutenção industrial, química e laboratórios à automação e controlo, robótica e informática industrial e aos produtos, serviços e equipamentos de segurança.
Num momento em que a transformação digital se traduz, mais do que nunca, como um fator-chave na competitividade das empresas, a EMAF assume o seu contributo para um setor de grande expressividade para a economia nacional, no qual as empresas europeias têm investido mais de 140 mil milhões de euros por ano.
EMAF 2021 pautada pela inovação
Uma das grandes novidades da EMAF 2021 é a Bolsa de Emprego, que disponibiliza aos visitantes uma panóplia de oportunidades junto das empresas expositoras relativas às diversas áreas do setor da indústria.
Em destaque, coloca-se também a conferência da Associação dos Industriais Metalúrgicos Metalomecânicos e Afins de Portugal (AIMMAP), subordinada ao tema “Inteligência Artificial: Aplicações, Implicações e Especulações”, na voz do Professor Arlindo de Oliveira (docente no Instituto Superior Técnico de Lisboa e Presidente do INESC), que versará sobre os desafios técnicos, éticos e legais da Inteligência Artificial (IA) e sobre a transformação digital da indústria. A ação incluirá um momento de debate, como forma de refletir sobre os avanços nas áreas da IA e da Aprendizagem Automática em prol da economia e da sociedade, permitindo a criação de mentes digitais capazes de exibir um comportamento tão inteligente, flexível e poderoso como a mente humana.
A feira integra ainda a 10ª edição do Concurso de Inovação EMAF, em parceria com a Revista Robótica, que visa reforçar os seus eixos de I&D e Inovação, respondendo ao seu propósito de contribuir para apresentar os mais notáveis avanços do setor. Serão atribuídos dois prémios – Inovação Nacional “Leonardo da Vinci” e Inovação Internacional “Nicola Tesla” – aos produtos considerados como os melhores em termos de inovação nacional e internacional, respetivamente. Será também atribuído o Prémio Projeto Inovador àquele que se apresentar como mais inovador de acordo com universidades e institutos politécnicos.
Para responder aos desafios levantados durante a pandemia, a feira disponibiliza a plataforma digital E+E EMAF, com vista a oferecer soluções inovadoras e a promover o conhecimento e o trabalho em rede. Este canal foi concebido para criar um ecossistema global do setor e ajudar a fortalecer ainda mais a relação entre visitantes e expositores, ao permitir, nomeadamente, a partilha de experiências, conhecimentos e negócios, promover encontros e ligações, e ser uma fonte de inspiração contínua para todos os profissionais.
A EMAF 2021 vai decorrer na Exponor – Feira Internacional do Porto (Av. Dr. António Macedo ◦ 4450-617 Leça da Palmeira – Portugal), de 1 a 4 de dezembro, entre as 10h e as 19h.
Para mais informações:
Pedro Pinto
tlf. +351 22 096 48 05