softwares brasileiros

O Capterra, página líder em busca e comparação de programas, selecionou 10 softwares brasileiros em destaque, a que empresas e utilizadores devem estar atentos no ano que se avizinha.

A lista inclui as ferramentas melhor avaliadas na plataforma em diferentes categorias, de gestão de tarefas a vendas, passando por programas de telemedicina e gestão de TI. Para serem selecionados, os programas deveriam ter sido desenvolvidos por empresas que possuem sede central no Brasil.

São companhias que integram um mercado em plena ascensão: segundo dados da Associação Brasileira das Empresas de Softwares (ABES) divulgados em junho, o segmento avançou 10,5% em 2019, o dobro da média mundial. O mercado de software foi o que teve o crescimento mais acentuado, de 16%.

Os 10 softwares brasileiros selecionados são:

  • Airbox – Gestão de tarefas
  • Biteplay – Publicidade
  • iClinic – Telemedicina
  • Funretro – Colaboração
  • Popconvert – Vendas
  • Reportei – Geração de relatórios
  • Runrun.it – Colaboração
  • Shosp – Telemedicina
  • Tiflux – TI
  • Vaultone – Gerenciamento de senhas

Leia também: Como melhorar a produtividade no trabalho, com a ajuda do smartphone…

Colaboração ganha peso entre os softwares brasileiros. Ocupando três das dez posições da lista, as ferramentas de colaboração e gestão de tarefas são as que mais ganham destaque. Foram áreas beneficiadas pela crise do coronavírus, que obrigou, no auge da crise, a 77% dos trabalhadores de PMEs a adotarem o home office, segundo dados levantados pelo Capterra. Com tantos trabalhadores em teletrabalho, estes programas estão a ajudar as equipas a manter a organização e melhorar a comunicação.

Telemedicina também ganhou espaço. É a segunda categoria com mais softwares na lista e também contou com um impulso promovido pela crise do coronavírus. Esta fez com o que o governo viesse a disponibilizar teleconsultas, beneficiando o setor.

Publicidade e vendas apostam em nichos. Entre as empresas mais jovens da lista, os dois softwares de publicidade e vendas selecionados pelo Capterra têm como característica comum a adoção de estratégias direcionadas de atuação. Enquanto o Popconvert aposta pela gamificação para gerar leads, o Biteplay foca-se na publicidade em vídeos para o Youtube.

Gestão de senhas e TI. A gestão de TI foi outra das áreas de destaque, graças igualmente a um forte impulso gerado pelo contexto atual, que levou utilizadores e empresas a redobrar a atenção com a segurança em ambientes remotos. Segundo levantamento do Capterra feito durante o confinamento, em abril, 49% dos trabalhadores das PMEs compartilham a mesma senha entre contas pessoais e de trabalho.

Para mais informações

Felipe Marques | [email protected]