Início Ambiente 7 dicas para começar 2020 com a redução de desperdício na sua...

7 dicas para começar 2020 com a redução de desperdício na sua vida

Porque não aceitar o desafio da Phenix e começar a nova década a reduzir o desperdício? Com a ajuda de algumas dicas, iniciar esse caminho torna-se fácil.

redução de desperdício alimentar
- Publicidade -

Mais do que mudar de ano, a chegada de 2020, significa entrar numa nova década, onde podemos optar por dois caminhos: continuar exatamente como temos estado até aqui ou começar um caminho de redução de desperdício nas nossas vidas, fazendo escolhas de consumo consciente, apoiando a produção biológica e local, iniciando quem sabe, a nossa própria horta, abolir o uso de plásticos descartáveis na nossa vida, entre muitas outras atitudes que podemos ter.

O desperdício (seja ele alimentar ou não) é um problema que nos deve preocupar a todos. Segundo os dados mais recentes, cerca de 1/3 de todos os alimentos que produzimos mundialmente, acabam no lixo (dados da FAO) o que significa que 1/3 da água, energia, mão-de-obra e outros recursos utilizados na sua produção também acabam no “lixo”. Para além disso, olhando para outros tipos de desperdício, o plástico de utilização única é também um problema muito sério, sendo que num estudo divulgado pelo Fórum Económico Mundial, ao ritmo de consumo atual, em 2050 poderá existir mais plástico que peixe nos nossos oceanos, em termos de peso.

Dicas para a redução de desperdício e a nossa pegada ecológica

Para ajudar a inverter esta tendência, a Phenix Portugal partilha 7 dicas simples de adotar, que todos podem seguir para fazer a diferença na redução do desperdício, na nova década que está a chegar:

  1. Deixar de utilizar plásticos descartáveis. Podemos pensar nas palhinhas plásticas das bebidas que, infelizmente não são recicláveis. Mas se é indispensável para vocês, pensem em utilizar as alternativas ecológicas, como por exemplo, palhinhas de massa, bambu ou inox. Para cada item descartável, já existe uma alternativa sustentável;
  2.  Substituir todos os vossos sacos descartáveis, por outros reutilizáveis. Garantimos que é apenas uma questão de hábito. E no final ainda vão poupar dinheiro;
  3. Transformar uma divisão da vossa casa, em divisão “Zero Waste”. Substituir itens descartáveis, de utilização única e trocar produtos embalados em plástico, por outros sem embalagem ou com embalagens sustentáveis, já não é assim tão difícil. Para ajudar nessa tarefa, uma simples visita a uma loja a granel ou uma pesquisa rápida na internet vão devolver centenas de resultados nesse sentido;
  4. Comprar a granel: lojas de bairro, mercearias tradicionais, casas a granel, comercio local, mercados, são todos ótimos locais para efetuar compras a granel, onde as embalagens ocupam um lugar secundário ou, quando existem, são habitualmente feitas de materiais reutilizados;
  5. Trocar os vossos recipientes para alimentos de plástico, por opções de vidro ou inox. Confessem, já pensam nisto há algum tempo, não?
  6. Começar a consumir frutas e legumes de época. Não sabem quais são? Podem sempre espreitar as nossas redes sociais e ver a rúbrica dos Alimentos do Mês. Todos os meses divulgámos a lista de vegetais e frutas de época. Por serem de época, estes alimentos consomem menos recursos na sua produção, dispensam a utilização de químicos, são mais baratos e possuem uma maior concentração de vitaminas e nutrientes;
  7. Por fim, consumir no comércio local, habitualmente mais justo e sustentável. Se não sabem por onde começar, a Phenix App, a nossa aplicação anti-desperdício, é uma grande ajuda. Para além de ter uma seleção enorme destas lojas, mercearias, restaurantes, padarias, pastelarias, etc., ainda ajudam a reduzir o seu desperdício.

Sobre a Phenix Portugal
Criada em 2016 como parte da expansão internacional da Phenix, somos responsáveis por evitar o desperdício de cerca de 1 milhão de refeições e mais de 100 toneladas de produtos não alimentares, evitando assim que fossem emitidas mais de 2 mil toneladas de Co2 para a atmosfera, só em Portugal.

Colaborando de perto com o Continente e o E.Leclerc, ajudamos estes parceiros a reduzir o seu desperdício, encaminhando os seus excedentes para a nossa rede de mais de 100 instituições parceiras. Temos escritórios em Lisboa e no Porto (Vila Nova de Gaia) atuando para já nestes 2 distritos, contando com uma equipa de 10 colaboradores empenhados ne redução de desperdício em Portugal.

Recentemente lançámos o nosso novo serviço anti-desperdício, focado no comércio local e no público em geral, a Phenix App, que conta já com cerca de 10 000 utilizadores só em Portugal, cerca de 80 estabelecimentos aderentes e presença em Lisboa, Cascais e Porto.
Sobre a Phenix

A Phenix é a empresa europeia líder no combate ao desperdício, alimentar e não alimentar, com mais de 60 milhões de refeições salvas do lixo, 135 mil toneladas de emissões de Co2 evitadas para a atmosfera e mais de 150 toneladas de produtos não alimentares salvos do desperdício desde que iniciou atividade. Criada e em 2014 em França, a Phenix está determinada a construir um mundo sem desperdício, tendo uma equipa de mais de 150 profissionais espalhados por 3 países da Europa que, diariamente desenvolvem soluções inovadoras, para assegurar que produtos não vendidos, alimentares e não alimentares, nunca se transformem em lixo.

Link para descarregar a App:
Android 
IOS

Redes Sociais Phenix Portugal:
Facebook
Instagram

Website Phenix:
antigaspi.wearephenix

Para mais informações
Eurico Estêvão |Communication Manager – Phenix Portugal
Tel.: + 351 917 687 827 | Email: [email protected]

- Publicidade -

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome