Este momento de pandemia COVID-19 é também um momento para analisar aquelas que são as profissões emergentes. Podemos analisar sobretudo o impacto da quarta revolução industrial. As novas tecnologias já concentram a atenção numa procura incrível de profissionais ligados ao mundo dos algoritmos ou à automação de processos computacionais. O teletrabalho dá ainda mais enfase a este setor.

Mas qual é hoje o panorama das profissões emergentes?

Sabemos que os trabalhos relacionados com a Inteligência Artificial (IA) ocupam um lugar especial nesta lista. As oportunidades no campo do processamento de dados ou no mundo da robótica também mantém um grande destaque. Não é de surpreender que esse setor tenha recebido, no último ano, investimentos no valor de quase 15 mil milhões de euros. Nesse sentido, a IA vai exigir que a força de trabalho se prepare adquirindo novas competências. Não importa se são trabalhadores que precisam ser treinados de forma contínua para se manterem atualizados ou se estamos a falar sobre aqueles que tentam executar novas funções devido à automação de processos.

Como consequência desta necessidade de conhecimento, e como necessidade premente sublinhada pelo isolamento social e teletrabalho, o setor da educação virtual também vai ser protagonista de um crescimento notável.

Engenharia continua a ter sucesso

Obviamente que não estamos a falar de uma nova profissão. No entanto, a engenharia tem vindo a assumir papéis revolucionários nos últimos anos. Como tal, mais da metade da lista é ocupada por cargos preenchidos por engenheiros, embora não estejam relacionados diretamente com esta formação. No caso da indústria automóvel, recruta um número significativo de especialistas em robótica e também de programadores de software ou de IA. Este é um sector que precisa de ser competitivo e de ter uma vantagem quando se trata de marcar pontos na corrida da procura pelos veículos autónomos.

Outra profissão emergente será a de product owner. Este é o colaborador que vai garantir que as equipas de trabalho trazem valor à empresa. Visto de perto, é a posição de chefe de satisfação do cliente. Trata-se de preencher posições que exigem conhecimento de automação difíceis.

Hoje, destacamos ainda como profissão emergente o pessoal especializado em saúde mental. Isso deve-se, fundamentalmente, à necessidade de responder à própria sociedade, por um lado, e ao espaço que estes responsáveis começam a ocupar nos serviços de saúde públicos e privados, dado o ritmo de vida e hoje a própria situação gerada pela pandemia.

Estas profissões e outras estão também em destaque no estudo de profissões emergentes em 2020, realizado pelo LinkedIn com base em dados de cerca de 300 milhões de utilizadores ativos. Há seis que lideram o ranking, entre as quais, como referido, Especialista em IA que regista um crescimento de 74% ao ano; Programador de JavaScript, que cresce na ordem dos 25% a cada ano; Analista de dados; Chief Revenue Officer (CRO), função que permite combinar vendas e marketing.

É uma posição que deve ser responsável por todas as atividades capazes de gerar receitas para a empresa; Programador full stack, a profissão que nos últimos cinco anos, se tornou numa das profissões emergentes com maior taxa de crescimento, à volta de 35% ao ano; Especialista em satisfação do cliente, capaz de determinar quais os produtos que respondem às expectativas dos consumidores.

Estas são algumas das profissões emergentes em 2020, embora posições como especialistas em computação Cloud, programador backend, engenheiro de dados ou representante de vendas (SDR) não devam ser negligenciadas.

Sobre o Grupo Adecco

O Grupo Adecco é líder mundial em soluções de Recursos Humanos. Acreditamos em tornar o trabalho futuro para todos, e diariamente possibilitamo-lo com mais de 3.5 milhões de carreiras. Presente em 60 países, conta com uma equipa composta por mais de 34 000 colaboradores, que diariamente trabalham na procura de talento para mais de 100 000 organizações, proporcionando trabalho diário permanente e flexível a mais de 700.000 pessoas. Sediado na Suíça, o Grupo é constituído pelas marcas Adecco, Adia, Badenoch & Clark, General Assembly, Lee Hecht Harrison, Modis, Pontoon, Spring Professional, YOSS e Vettery. O Grupo integra a lista Fortune Global 500 e é conhecido por liderar pelo exemplo, criando valor partilhado impulsionando simultaneamente a inovação. A sua cultura promove a inclusão, a justiça e o trabalho em equipa, capacitando pessoas e organizações, dinamizando a economia e enriquecendo a sociedade.

Presente em Portugal desde 1989 a Adecco tem atualmente uma rede de 18 agências e uma estrutura interna com mais de 190 colaboradores. Diariamente proporciona trabalho a mais de 8.000 pessoas, colocadas em cerca de 1.500 empresas clientes, de vários sectores de atividade. Sendo uma das mais reconhecidas empresas de RH no nosso país a Adecco Portugal conquistou vários prémios como Mind Leaders Awards, nas categorias de Outsourcing e Trabalho Temporário e foi considerada, por dois anos consecutivos, uma das Melhores Empresas para Trabalhar. A empresa recebeu também o prémio de melhor empresa de Serviços e integra a listagem dos Melhores Fornecedores RH em diversas categorias.

Para mais informações, por favor, contactar:

Sofia Velasco – Communication Director @ EDC

Tel: (+351) 211 913 070 | Tm: (+351) 932 101 396 | Email: [email protected]

FONTEAdecco
Artigo anteriorTVI e Rádio Comercial transmitem “One World: Together at Home”
Próximo artigoPrincípios Ativos: um “OLX Solidário” na área da saúde
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome