Brasileira é premiada em concurso de profissionais do vinho, em Portugal

Concorrendo com 250 participantes, Paula Daidone foi vice-campeã no concurso que elegeu o melhor profissional a serviço do vinho em Portugal.

123
profissionais do vinho
Paula Daidone

O top três dos melhores profissionais do vinho de Portugal inclui uma brasileira: Paula Daidone. A profissional foi premiada com medalha de prata no concurso “Melhor profissional a serviço do vinho” promovido pela Associação dos Escanções de Portugal.

Para chegar à fase final, Paula, que deixou para atrás mais de 250 concorrentes, passou por testes que avaliaram as habilidades técnicas de análise sensorial, serviço de vinho, harmonização e conhecimento sobre os vinhos e regiões vitivinícolas portuguesas.

Única estrangeira entre os competidores, nesta prova de reconhecimento de profissionais do vinho, Paula encontrou na prova de harmonização o maior obstáculo a ser traspassado. “Não tinha muita familiaridade com a culinária portuguesa. Precisei me dedicar bastante ao tema. Foram dias e dias de estudos práticos e teóricos para compreender o conceito da gastronomia lusitana”, explica Paula, que hoje já se sente confortável para falar sobre o assunto.

Atualmente, Paula Daidone vive na Europa, onde continua sua incursão pelo mundo do vinho. Mas com o resultado positivo do concurso, Paula pensa em aplicar sua experiência e já traça os próximos passos: “Quero levar todo esse conhecimento adquirido para o Brasil”, explica Paula.

Entre os planos, está a criação de workshop exclusivo sobre Portugal. “O vinho português é um dos mais consumidos no Brasil. Quero ajudar o brasileiro a entender o vinho português e, com isso, fazer escolhas acertadas na hora da compra”, revela a profissional.

Sobre Paula Daidone

Paula Daidone é jornalista com mais de 10 anos de atuação nas áreas de enogastronomia e turismo. Nos últimos anos tem se dedicado ao aprofundamento do estudo do vinho ao redor do mundo e ao desenvolvimento de projetos ligados ao vinho. Ingressou uma jornada de estudos no Senac Santos e na Enocultura, buscando aliar o conhecimento técnico a sua experiência prévia.

Há três anos iniciou sua incursão pelo mundo dos vinhos europeus, com estágios na França, Itália, Espanha e Portugal. Obtendo qualificação em técnicas de degustação de vinhos pela escola Direct Wine: especialização em vinhos portugueses pela AEP (Associação dos Escanções de Portugal) e certificada pela ASI (Association de la Sommellerie Internationale). Este ano, Paula Daidone completou sua pós-graduação em Wine Marketing, em Portugal, e finaliza na França seus estudos para a obtenção do WSet3 e do Champagne Master-Level pela Wine Scholar Guild.

Paula Daidone mantém o site Reserva85, uma plataforma direcionada a quem busca aprender sobre vinho.

Sobre o concurso de profissionais do vinho

O concurso é uma continuidade do projeto Fernando Ferramentas, desenvolvido pela EAP e que presta uma homenagem ao fundador e primeiro presidente da associação. A atividade é desenvolvida ao longo de um ano inteiro, com cursos e masterclass sobre vinhos portugueses. Para coroar o término da jornada, a instituição realiza o concurso que elege o Melhor profissional a serviço do vinho em Portugal. Em 2018, a ação foi realizada em nove cidades e contou com a participação de mais de 250 profissionais ligados ao mundo do vinho. O vencedor foi divulgado durante o Grande Gala dos Escanções de Portugal, na cidade de Viseu.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Renata Barboza
Assessora de Imprensa
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome