pit o gram
Pit O'Gram usa pictogramas animados num monitor, sendo apenas necessário o input dos botões do teclado

O Instituto Politécnico de Viseu foi o grande vencedor da edição nacional do concurso Poliempreende, com o projeto Pit O’Gram. Este é um concurso que visa apoiar ideias de negócio inovadoras de estudantes, diplomados, docentes ou investigadores dos institutos politécnicos.

A ideia vencedora consiste num programa e aparelhos de comunicação para utilização em centros de inspeção automóvel, procurando facilitar a comunicação entre inspetor e cliente, quando é necessária a avaliação da parte inferior do automóvel. Desta forma, elimina-se a necessidade de comunicação – por exemplo, com recursos a intercomunicador (voz), com um microcomputador e um teclado numérico -, a qual passa a ser feita apenas por pictogramas animados num monitor, sendo apenas necessário o input dos botões do teclado.

O projeto Pit O’Gram, já testado no terreno, tem encomendas por parte de uma empresa com cerca de 10 centros de inspeção automóvel e interesse de alguns dos principais players.

Para os responsáveis do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos (CCISP), o Poliempreende “é um excelente exemplo do que o Ensino Superior Politécnico pode fazer pelo País, pelo desenvolvimento das empresas e pela própria economia nacional”.

Para o CCISP, “este trabalho de coesão e de equipa” permite perceber “o quanto os Institutos Politécnicos ficam mais fortes e podem contribuir, ainda mais, para o desenvolvimento regional e nacional quando trabalham em conjunto”.

Com um prémio de 10 mil euros para o vencedor nacional, o 1.º lugar do concurso Poliempreende passa agora a denominar-se Prémio Comendador Rui Nabeiro, em homenagem a um dos grandes impulsionadores desta iniciativa.

“Ao longo da vida, o Comendador foi um exemplo, um verdadeiro empreendedor e desde a primeira edição que apadrinhou este projeto”, recordam os responsáveis do CCISP, que salientam, ainda, a “forte ligação do comendador ao Ensino Superior Politécnico, pelo que faz todo o sentido prestarmos esta homenagem”, sustentam os responsáveis do CCISP.

Depois do Pit O’Gram, em 2.º lugar ficou o Politécnico do Porto com o Projeto ‘Ai Smarti’, que ganhou cinco mil euros. Já em 3.º ficou o Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), com o projeto ‘Haari: Digital Fashion Studio’, no valor de três mil euros.

Na sessão de encerramento do concurso, que decorreu no campus do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave, em Barcelos, foram ainda divulgados os vencedores do Poliemprende Internacional, conquistado pelo Instituto Federal Espírito Santo, com o projeto ‘Bio.insumos Microbiológicos’. Em 2.º ficou o Instituto Federal de Pernambuco, com o projeto ‘Mamis’ e em 3.º ficou novamente o Instituto Espírito Santo, com o projeto ‘Knowing Cosmetics’.

Já no Concurso Cocriação, o 1.º prémio foi para o Politécnico de Coimbra, com o projeto ‘Carelinker’; o 2.º foi para o IPCA, com o projeto ‘Industrial Operations Optimization’; e em 3.º ficou o Politécnico de Leiria, com o projeto ‘Smart Sustentainable Microbility’.

Sobre o CCISP:

O Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos é um órgão colegial, com competência de representação conjunta dos estabelecimentos públicos de ensino superior politécnico. Uma das suas principais competências é a emissão de pareceres sobre assuntos que digam respeito a matérias relacionadas com o setor. Trata-se, pois, de uma entidade de consulta do ministério com a tutela do ensino superior, sendo, igualmente, chamado a tomar posição junto de outros organismos, como a Comissão de Educação e Ciência da Assembleia da República, e a participar em reuniões preparatórias de projetos com parceiros públicos e privados.

Gabinete de Imprensa:

Helder Robalo

MSImpacto – Comunicação e Assessoria de Imprensa

[email protected]

FONTECCISP
Artigo anteriorMergulho Científico: MARE organiza Primeiro Encontro Nacional
Próximo artigoEconomia paralela em Portugal representa quase 35% do PIB
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome