Maior feira do pós-venda automóvel português a sete empresas de novo recorde

Espanha, Itália, Alemanha, Holanda e Polónia são os países com representação empresarial já assegurada no expoMECÂNICA 2019. Cerca de 66% dos 50 mais representativos operadores económicos nacionais do setor, em volume de negócios, estarão presentes. O Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto voltará a crescer mais do que o previsto - perto de 11%, em número de expositores.

0
397
maior feira do pós-venda automóvel
A maior feira do pós-venda automóvel português elevou a fasquia para os 250 expositores

Garantida a inscrição de 39 empresas estrangeiras, a cerca de dois meses da abertura da 6.ª edição da maior feira do pós-venda automóvel português (dedicada ao mercado da reparação e assistência), a organização do expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto de 3 a 5 de maio, admite já estar na rota de ultrapassagem do melhor registo de participação de expositores internacionais no evento (45, em 2018). E o mesmo poderá acontecer com o índice de visitação de profissionais espanhóis, que na última mostra alcançou as 1.700 entradas (10% do total), aproximadamente.

Os visitantes do país vizinho na exposição constituem a quase totalidade dos estrangeiros que marcam presença, e o mesmo acontece com os agentes económicos: 62% do total da comitiva empresarial internacional entretanto inscrita vem de Espanha (24 empresas). De Itália são 12 expositores, ao passo que Alemanha, Holanda e Polónia contam com um cada. Para já.

O acontecimento conta com o envolvimento de várias entidades externas, como a Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), a Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), a Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE), a Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR) e a Câmara de Comércio Italiana em Portugal. Algumas delas estão a organizar excursões de profissionais, a exemplo de várias empresas expositoras, como a Bosch ou a ATEC, entre outras.

«Estamos com um feeling de que poderão ser mais de 45 os expositores internacionais», afirma Sónia Rodrigues, diretora comercial do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto, e uma das responsáveis da KiKai Eventos, a entidade organizadora. De ano para ano, «está a aumentar o número das empresas espanholas que consideram estratégica a presença na maior feira do pós-venda automóvel português», secunda José Manuel Costa, diretor-geral da KiKai.

Os esforços tendentes à crescente internacionalização do Salão não se ficam por aqui. A KiKai tem na forja o lançamento de um “Programa Comprador”, baseado no modelo tradicional de encontro de negócios, com pré-agendamento de reuniões através do website. E conta ter o projeto de pé na edição de 2020.

66% das empresas do Top 50 do setor estão na maior feira do pós-venda automóvel luso

expomecanica 2018Em ano de grandes eventos na Europa dirigidos ao setor, os indicadores de crescimento do certame luso assumem ainda mais relevância. Inclusive porque eles voltaram a sair de mão… A subida de 5% em número de expositores delineada pela Organização «esticar-se-á, muito provavelmente, aos 11%», revela José Manuel Costa. O que significa que a feira deverá chegar aos 250 expositores. Confirmadíssimos ao dia de hoje estão 241 (um aumento de 7,1% face à edição recordista, no ano passado).

O evento voltou a melhorar no patamar quantitativo e, igualmente, no qualitativo. É que, pelas contas dos organizadores, cerca de 66% dos 50 mais representativos operadores económicos nacionais do setor, em volume de negócios, estarão presentes, englobando os segmentos de Peças e Sistemas, Tecnologias de Informação e Gestão, Estações de Serviço e Lavagem, Reparação e Manutenção, e Acessórios e Customização.

As novidades do expoMECÂNICA 2019 não se ficam por aqui. Depois de conhecidos os traços gerais de grande parte das iniciativas paralelas à feira – tais como os Jogos Mecânicos (dinamizados pela DPAI-ACAP), a Oficina 4.0 (Create Business), o expoTALKS – Ciclo de Conferências (Schaeffler), o Demotec – Espaço de Demonstrações (CEPRA), o Plateau TV (Jornal das Oficinas), o 15.º Encontro Nacional da Reparação e Manutenção Automóvel (ANECRA); e, ainda, três workshops da Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) -, os últimos dias assistiram à entrada de outras atividades para o programa.

Create Business espera reunir 900 profissionais

expomecanica 2018Uma delas será a convenção anual da Create Business, que espera reunir cerca de 900 empresários e profissionais das redes de distribuição (de peças e equipamentos) e de oficinas, para abordar o futuro do setor.

Na agenda da maior feira do pós-venda automóvel português está igualmente a 8.ª Mostra de Modelismo Estático Automóvel, organizada pela Model Factory 43. A iniciativa evidenciará o que de mais significativo foi construído em Portugal em termos de modelismo-auto estático. «A exposição será ampla e muito diversificada, nas mais diversas escalas e temas. Abordará o desporto motorizado (e não só) tanto no panorama internacional como no nacional, sendo que, nesta vertente, os pilotos portugueses serão merecedores de uma grande visibilidade, quer em termos de rallies como de velocidade. Em destaque estarão alguns modelos nunca vistos publicamente», refere a Model Factory 43.

A Motrio (marca francesa fornecedora de peças), por sua vez, organizará uma exposição fotográfica evocativa, complementarmente ao espaço que ocupará no expoMECÂNICA.

Credenciamento prévio contra filas na maior feira do pós-venda automóvel nacional

expomecanica«Julgamos estarem reunidas todas as condições para voltarmos a ter excelentes números em termos de visitantes. A meta organizativa são os 17 mil visitantes do ano passado, mas não nos admiraremos muito se os ultrapassarmos», lança o diretor-geral da KiKai.

Por isso mesmo, a Organização reforça a «extrema necessidade» de os visitantes procurarem fazer o credenciamento prévio online, que só traz vantagens: «Evita-se filas de espera, otimiza-se o tempo da visita (para o que verdadeiramente interessa) e garante-se antecipadamente o acesso mais facilitado a informação (dado que a feira voltará a ter o sistema de smart badge em funcionamento). No final, o visitante recebe informação dos stands visitados e os expositores com os dados dos visitantes que passaram pelo seus espaços», explica José Manuel Costa.

O Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto volta a contar com uma área lounge, em pleno evento, que servirá como Clube do Expositor, para momentos de maior descontração.

Aftermarket automóvel: crescimento não chegará aos 5%

Segundo o Observatório de Comércio de Peças e Acessórios da Associação Automóvel de Portugal, o setor português do aftermarket automóvel independente gerou 1.578 milhões de euros em 2016 (último ano de análise), no quarto ano consecutivo de crescimento do negócio, após o mínimo de 2012. Depois do «recorde na taxa de crescimento de 2017, com 8,4%, ela não deverá chegar aos 5% nos próximos anos, apesar de continuar positiva», prognostica Joaquim Candeias, presidente da Divisão de Peças e Acessórios Independentes da ACAP.

De acordo com a secretária-geral da Associação Nacional do Ramo Automóvel, Nelly Valkanova, e segundo os dados contabilizados sobre o pós-venda automóvel, existem em Portugal neste momento cerca de 10 mil empresas ligadas diretamente à reparação (entre oficinas oficiais da marca, multimarca independentes, multimarca em rede e oficinas especializadas em vidros, chapa, pintura e pneus).

Estas realidades económicas conhecem a sua expressão mais concentrada precisamente na maior feira do pós-venda automóvel português.

Ficha Técnica:

expoMECÂNICA 2019 – 6.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto
Organização: KiKai Eventos
Data: de 3 a 5 de maio
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhões 3, 4 e 5
Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo
Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização
Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.
Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA),Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE) e Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR).
Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Comerciais, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista PósVenda, Revista PósVenda Pesados, AutoAfterMarketNews, Velocidade Online, AutoPos, Infocap, Mundo Recambio y Taller, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Revista Pesados & Mercadorias, IPCM Ibérica Jornal de Notícias, TSF, Antena Minho, Correio do Minho, RFM, Rádio Comercial e Rádio COPE Vigo.

Contactos da Assessoria de Imprensa do Expomecânica 2019
Alberto Moreira – 937033588
Sandra Lima – 916921689
LUPA.Comunicação & Assessoria de Imprensa
[email protected][email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome