livro sobre virginia hall

O livro de Sonia Purnell, “Uma Mulher sem Importância”, uma biografia aclamada pela crítica internacional, e baseada numa pesquisa minuciosa, traz à luz do dia uma das maiores e mais desconhecidas heroínas da Segunda Guerra Mundial, Virginia Hall.

Virginia Hall, que perdeu a perna num acidente de caça, usando uma prótese de madeira, é o exemplo de heroísmo, determinação, coragem e triunfo pessoal sobre a mais chocante das adversidades.

Não conheciam o seu nome, a sua nacionalidade, o seu aspeto. Operava na sombra, em França, onde estabeleceu uma vasta rede de espiões, organizou a chegada de armas, libertou prisioneiros, tornando-se num elemento central da Resistência.

Virginia Hall tornou-se um enigma durante e depois da guerra. Uma mulher muito à frente do seu tempo, que durante grande parte da sua vida foi rejeitada, pela sua deficiência, não mereceu reconhecimento e foi tratada como alguém sem importância. Uma mulher com uma extraordinária história para contar.

Sinopse do livroque nos dá a conhecer Virginia Hall

Em 1942, a Gestapo enviou uma transmissão urgente: «Ela é a mais perigosa de todas as espias aliadas. Temos de a encontrar e destruí-la.» O alvo era Virginia Hall, uma socialite americana que conseguira entrar para o Special Operations Executive, a organização de espionagem chamada de «Ministério da Guerra Não Cavalheiresca», de Winston Churchill. Apesar de ter uma prótese de madeira na perna esquerda, Virginia foi a primeira mulher aliada a ser enviada para trás das linhas inimigas, ajudando a acender a chama da Resistência Francesa.

LEIA TAMBÉM: Livro “O Silêncio Entre Nós” de Abbie Greaves, uma estreia promissora…

Virginia estabeleceu uma vasta rede de espiões por toda a França, organizou a chegada de armas e explosivos, dinamitou pontes, libertou prisioneiros, tornando-se num elemento central da Resistência. Embora o seu rosto surgisse em cartazes e tivesse a cabeça a prémio, Virginia recusou sistematicamente a ordem de evacuação. Acabaria por escapar, depois de revelado o seu disfarce, numa arrojada e perigosa viagem a pé através dos Pirenéus, em direção a Espanha. Mas regressaria determinada a salvar mais vidas, conduzindo uma campanha de guerrilha vitoriosa e libertando dos nazis áreas de França já depois do Dia D.

Com base numa minuciosa investigação, o livro de Sonia Purnell revela, pela primeira vez, a vida até agora ignorada de Virginia Hall. Uma história inspiradora de heroísmo, resistência e triunfo pessoal sobre a mais chocante adversidade. Uma Mulher sem Importância é a história extraordinária de como a feroz persistência de uma mulher ajudou a ganhar a Segunda Guerra Mundial.

LEIA TAMBÉM: Livro “Casa Com Alma” de Vanda Boavida, já está à venda

Para mais informações:

Cuca Moutinho

[email protected]

910 707 473

FONTEEditorial Planeta
Artigo anteriorOutSystems: equipa portuguesa cria “app” de sensibilização para o cancro na África do Sul
Próximo artigoO mercado ibérico de produtos de impermeabilização cresce 3,5% em 2020
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".