A Câmara Municipal de Santiago do Cacém é parceira no projeto intermunicipal LITORAL EmCena, promovido pela AJAGATO – Associação Juvenil Amigos do GATO, com sede em Vila Nova de Santo André.

O projeto intermunicipal LITORAL EmCena apresenta um programa de espetáculos de teatro, artes performativas e atividades complementares, preparado como um festival a concretizar ao longo de dois anos nos Municípios de Santiago do Cacém e de Sines no âmbito de uma parceria estratégica estabelecida e protocolada entre a AJAGATO e as duas Autarquias. O investimento total que se pretende realizar com a implementação do LITORAL EmCena atinge os 226 mil euros, sendo que os dois Municípios comparticipam a componente nacional do financiamento.

LITORAL EmCena apresentará 68 espetáculos ao longo de 2 anos

O LITORAL EmCena pretende realizar nos dois municípios um total de 68 espetáculos, apresentados em sala e ao ar livre, numa programação que circulará pelas cidades de Santiago do Cacém, de Vila Nova de Santo André e de Sines e, ainda, pelas freguesias rurais dos dois municípios. O objetivo do projeto é oferecer teatro e outras artes performativas apresentados por companhias profissionais, nacionais e estrangeiras, contribuindo para o desenvolvimento de novos fluxos de público.

De acordo com a candidatura apresentada, o LITORAL EmCena pretende “assumir-se como algo mais do que um programa de espetáculos de teatro. De facto, o projeto insere-se numa perspetiva de desenvolvimento de recursos culturais endógenos de base territorial do Litoral Alentejo e com uma particular ligação aos recursos institucionais e culturais e às características sociológicas do território estruturado pelo triângulo urbano Sines-Santiago do Cacém-Santo André. Pretende, igualmente, potenciar o território da sua incidência como espaço singular de valorização das Artes do Espetáculo e em particular do Teatro numa perspetiva do seu desenvolvimento e projeção como um Centro de Experimentação, Criação, Promoção e Formação Teatrais.

O LITORAL EmCena integra o Programa de Acção da EEC PROVERE “Entre a Serra e o Mar” elaborado por um consórcio de agentes públicos e privados, do qual faz parte a AJAGATO e as Autarquias de Santiago do Cacém e de Sines, liderado pela Associação Rota Vicentina e apoiado pelo Programa Operacional Alentejo 2020. A intervenção proposta apresentou no passado dia 30 de junho uma candidatura a cofinanciamento do FEDER no quadro do Programa Operacional Regional.

De sublinhar que a Câmara Municipal de Santiago do Cacém é também parceira do Município de Odemira no projeto intermunicipal denominado “Lavrar o Mira e a Lagoa|As artes além do Tejo” apresentado pela LAVRAR O MAR Cooperativa Cultural.

Para mais informações

Gisela Benjamim – Câmara Municipal de Santiago do Cacém

[email protected] | Tel.: +351 269 829 400 (ext:4622) |  Tel Direto: 269 829 404   

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome