O SOSvizinho, projeto que nasceu com a missão de ajudar pessoas mais vulneráveis à crise pandémica, já tem disponível uma linha de apoio gratuita para grupos risco (800 20 20 20), que visa facilitar o fornecimento de bens de primeira necessidade.
Esta linha verde visa dar resposta a todos os idosos, doentes crónicos e outros beneficiários que, por motivo do estado de quarentena, devem permanecer em casa e têm dificuldades em aceder a internet ou a lidar com tecnologia. Assim, o SOSvizinho conseguirá dar resposta a qualquer necessidade via chamada telefónica, todos os dias, de segunda a domingo, das 8h às 20h.
A rede de Voluntários em todo o território nacional já está a fazer chegar a estas pessoas os bens essenciais e medicamentos que necessitam, evitando que saiam das suas casas e, consequentemente, estejam mais expostas.
O projeto, que continua a crescer exponencialmente, é do conhecimento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e recolheu o apoio da ANAFRE e da CASES, aos quais se juntaram entidades privadas como a Altice, Fundação Ageas, Mitsubishi, Programa de Voluntariado do Grupo EDP, entre outras. Mas a expetativa é a de que se juntem cada vez mais entidades e organismos públicos e privados.
Para dar resposta às solicitações feitas através da linha de apoio para grupos de risco, são necessários voluntários e materiais
No SOSvizinho já se registaram mais de 3.000 voluntários dispostos a levar ajuda àqueles que mais precisam, mas são precisos mais. O projeto continua a trabalhar para estender a sua rede de voluntariado a nível nacional e para isso são precisas mais pessoas dispostas a ajudar como Coordenadores e Voluntários.
Urge identificar, em cada município, Coordenadores que irão dar ajuda na operacionalização dos esforços do corpo de Voluntários, um apoio fundamental para que a resposta ao fluxo de pedidos de ajuda de cada zona seja feita sem falhas.
Nesta etapa do projeto, o movimento procura ainda parceiros que ajudem a munir todos os Voluntários com um Kit de higiene e segurança como Álcool gel, Máscaras e Luvas.
Registo de Voluntários – Como se faz
Neste momento, os voluntários registam-se na plataforma online em SOSvizinho.pt, passando depois por um rigoroso processo de seleção que permitirá perceber se tem sintomas, se vive com alguém dentro do grupo de risco ou que possa estar contagiada, etc. Após validação de todos estes fatores e seleção do candidato a voluntário, estes são organizados e geridos por um coordenador de concelho, que fará a atribuição de pedidos e gestão das suas disponibilidades.
Pedidos de Ajuda – como se faz
Os pedidos de ajuda podem ser feitos de duas formas:
1. Online em SOSvizinho.pt/preciso-de-ajuda, onde o beneficiário poderá submeter o seu pedido;
2. Telefonando para a linha de apoio para grupos de risco (800 20 20 20) para efetuar o pedido, onde uma equipa de Voluntários dará resposta todos os dias das 8h às 20h e enquanto durar o estado de emergência em que nos encontramos. Trata-se de uma linha verde e, portanto, gratuita.
Todo o processo encontra-se automatizado para que cada necessidade seja suprida em 24h, desde o momento em que o pedido entra na plataforma, é alocado ao concelho e Coordenador respetivos, e este aloca-o a um voluntário disponível no seu turno. Os Voluntários no terreno estarão devidamente credenciados e identificados para o desempenho da sua tarefa, bem como cobertos por um seguro criado de propósito para o âmbito da ação.
A Altice deu um forte contributo para a materialização deste projeto desde logo do ponto de vista logístico, na montagem de um call center em tempo recorde, bem como do ponto de vista de recursos humanos, pois vários colaboradores da companhia aceitaram o desafio de assumir a responsabilidade de coordenação de voluntários em vários concelhos de todo o país.
Para mais informações
SOSvizinho – Gabinete de Imprensa: Rui Moniz
Tel: +351 915 954 668 | Email: co*********@so********.pt