O SOSvizinho, projeto que nasceu com a missão de ajudar pessoas que se encontrem dentro dos grupos de risco emergentes da crise pandémica, permitindo-lhes fazer chegar bens de primeira necessidade, lança agora uma Linha de Apoio nacional e gratuita (800 20 20 20).

Esta linha verde visa dar resposta a todos os idosos, doentes crónicos e outros beneficiários que, por motivo do estado de quarentena, devem permanecer em casa e têm dificuldades em aceder a internet ou a lidar com tecnologia. Assim, o SOSvizinho conseguirá dar resposta a qualquer necessidade via chamada telefónica, todos os dias, de segunda a domingo, das 8h às 20h.

A rede de Voluntários em todo o território nacional está desde segunda feira a fazer chegar a estas pessoas os bens essenciais e medicamentos que necessitam, evitando que saiam das suas casas e, consequentemente, estejam mais expostas. 

O projeto, que continua a crescer exponencialmente, é do conhecimento do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social e recolheu o apoio da ANAFRE e da CASES, aos quais se juntaram entidades privadas como a Altice, Fundação Ageas, Mitsubishi, Fundação EDP, entre outras. Mas a expectativa é a de que se juntem cada vez mais entidades e organismos públicos e privados.

No SOSvizinho já se registaram mais de 3000 voluntários dispostos a levar ajuda àqueles que mais precisam, mas são precisos mais. O projeto continua a trabalhar para estender a sua rede de voluntariado a nível nacional e para isso são precisas mais pessoas dispostas a ajudar como Coordenadores e Voluntários. 

Urge identificar, em cada município, Coordenadores que irão dar ajuda na operacionalização dos esforços do corpo de Voluntários, um apoio fundamental para que a resposta ao fluxo de pedidos de ajuda de cada zona seja feita sem falhas. 

Nesta etapa do projeto, o movimento procura ainda parceiros que ajudem a munir todos os Voluntários com um Kit de higiene e segurança como Álcool gel, Máscaras e Luvas. 

Todas as novidades sobre o projeto SOSvizinho vão sendo comunicadas através das páginas nas redes sociais Facebook e Instagram

Mais informações através de [email protected].

Parcerias através de comunicaçã[email protected].
 

Como funciona o SOSvizinho?

Neste momento, os voluntários registam-se na plataforma online em sosvizinho.pt, passando depois por um rigoroso processo de seleção que permitirá perceber se tem sintomas, se vive com alguém dentro do grupo de risco ou que possa estar contagiada, etc. Após validação de todos estes fatores e seleção do candidato a voluntário, estes são organizados e geridos por um coordenador de concelho, que fará a atribuição de pedidos e gestão das suas disponibilidades.

Por outro lado, os pedidos de ajuda podem ser feitos de duas formas:

1. Online em sosvizinho.pt/preciso-de-ajuda, onde o beneficiário poderá submeter o seu pedido;

2. Telefonando para a linha verde nacional e gratuita 800 20 20 20 para efetuar o pedido, onde uma equipa de Voluntários dará resposta todos os dias das 8h às 20h e enquanto durar o estado de emergência em que nos encontramos.

Todo o processo encontra-se automatizado para que cada necessidade seja suprida em 24h, desde o momento em que o pedido entra na plataforma, é alocado ao concelho e Coordenador respetivos, e este aloca-o a um voluntário disponível no seu turno. Os Voluntários no terreno estarão devidamente credenciados e identificados para o desempenho da sua tarefa, bem como cobertos por um seguro criado de propósito para o âmbito da ação.

A Altice deu um forte contributo para a materialização deste projeto desde logo do ponto de vista logístico, na montagem de um call center em tempo recorde, bem como do ponto de vista de recursos humanos, pois vários colaboradores da companhia aceitaram o desafio de assumir a responsabilidade de coordenação de voluntários em vários concelhos de todo o país.

Para mais informações

E. [email protected]

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