Leishmaniose

Devido ao aumento progressivo da temperatura, a época de risco do inseto vetor da Leishmaniose foi ampliada. Esta alteração da temperatura leva a um aumento do tempo de atividade destes insetos, mas também permite que estes vetores colonizem áreas onde antes não eram encontrados.

Leishmaniose é um problema global

Apesar da existência de uma vacina e de produtos repelentes do inseto que transmite a doença, a Leishmaniose continua a representar uma doença grave a nível global, tendo os tutores de estar atentos aos sinais e sintomas, bem como aplicar medidas de proteção, de forma a quebrar as cadeias de transmissão entre animais, mas também entre animais e humanos.

Esta iniciativa conta com quatro episódios, sobre quatro temas diferentes em torno do conceito ‘Uma Só Saúde’: parasitas externos, leishmaniose, parasitas internos e medidas de proteção para as zoonoses, durante os quais será discutida a ligação entre a saúde animal e a saúde humana e de que forma o meio ambiente pode influenciar esta relação.

Para falar deste tema, contamos com a Dr.ª Patrícia Branco, Médica Veterinária e Vice-Presidente da Associação Portuguesa de Médicos Veterinários Especialistas em Animais de Companhia (APMVEAC), o Dr. André Tomé, Médico de Família e representante da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar (APMGF) e o Dr. Ricardo Reis dos Santos, Biólogo e Investigador do Centro de Bioética da Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa para falar sobre a relação entre o bem-estar animal e humano e o ambiente.

Estes debates pretendem envolver os especialistas em Medicina Veterinária, Medicina Humana e Investigação na área ambiental em torno de uma discussão que tem como finalidade a proteção de tutores e animais de companhia contra o impacto da alteração das estações do ano e o aumento da temperatura. Consciencializar a população para uma prevenção ativa, uma vez que os especialistas reconhecem que os animais, as pessoas e o ambiente fazem parte de um sistema fortemente interligado e que questões como as zoonoses e as doenças infeciosas estão interrelacionadas com a procura pela saúde e o bem-estar global.

Para mais informações

Vanessa da Trindade

[email protected]

+351 927 703 315

FONTE"Protect our Future Too"
Artigo anteriorImobiliária de luxo lança nove projetos até ao final de 2022
Próximo artigoDia Mundial do Alzheimer assinalado com lançamento de livro solidário e ação de sensibilização
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome