instituto dos vinhos do douro e do porto
O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto é a estrutura-chave no acompanhamento do circuito da uva

O Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, no âmbito da sua missão que visa a sensibilização e envolvimento de todos, na definição e divulgação da política vitivinícola para a Região Demarcada do Douro, e a NOVA Information Management School (NOVA IMS), da Universidade Nova de Lisboa, apresentam a Plataforma Digital do Conhecimento da Região Demarcada do Douro. Isto na semana em que se celebram 20 anos do reconhecimento da região como património da humanidade, e no contexto do projeto IVDP+, onde o IVDP recorreu às mais avançadas tecnologias ligadas à inteligência artificial e às mais modernas metodologias de gestão dos processos (BPM), sem perder de vista a interoperabilidade dos sistemas e o alinhamento tecnológico, para potenciar a sua fiabilidade e sustentabilidade, inovando nas ferramentas, nos processos de gestão e de interação com os clientes, quer para o próprio serviço público do IVDP quer para os agentes económicos da região.

O projeto “IVDP+ Compromisso para a Excelência”, financiado pelo Sistema de Apoio à Modernização Administrativa, num montante de 1.806.119,12 euros, repartidos por dois anos (01-11-2019 a 30-11-2021) e teve por base a capacitação para uma resposta ao mercado com uma maior qualidade e eficácia, respeitando todos os parâmetros de certificação reconhecidos internacionalmente.

Agregando a região do Douro um conjunto muito variado de atores institucionais, privados e científicos que produzem e precisam de aceder a dados e informação, que se encontra muito dispersa, em formatos não integráveis e muitas vezes de difícil acesso, o projeto Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto + apostou na criação de um sistema de informação territorial interoperável e de dados abertos permite a integração e consulta pelos diversos utilizadores constituindo-se como um auxílio importante no apoio à tomada de decisão e um instrumento essencial na transferência de conhecimento.

Nesse âmbito, a coberto de um acordo de colaboração com o NOVA Cidade Urban Analytics Lab da NOVA IMS, foram implementadas duas (2) atividades do Projeto IVDP + relativas à “Conceção e implementação da plataforma do conhecimento digital interativo” e ao “Desenho e implementação do portal de gestão inteligente para o setor vitivinícola”.

Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto é estrutura-chave regional

Para Gilberto Igrejas, Presidente do Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto, “o IVDP é a estrutura-chave no acompanhamento do circuito da uva, nomeadamente por ser a entidade pública mais próxima dos viticultores, o que tem reflexo no planeamento das campanhas vitivinícolas, por exemplo. Só mediante uma estreita colaboração entre o mundo universitário, o IVDP I.P. e os viticultores podemos garantir uma evolução significativa dos vários contextos da produção vitivinícola, tirando partido da transformação digital e apostando na partilha da melhor informação disponível, sendo esta colaboração um objetivo estratégico para a garantia da competitividade do sector, num mundo que se digitaliza a passo acelerado”.

“É muito importante que os vinicultores planifiquem as suas campanhas, mas também é muito importante que olhem para diferentes etapas do circuito da uva ao copo, como é que elas se podem articular de uma forma virtuosa para conseguirmos explorar o potencial da transformação digital e construir novas abordagens. A NOVA IMS é uma escola com responsabilidade e tradição no sector da Inovação & Desenvolvimento em Portugal, em particular no espaço da gestão de informação e ciência dos dados, cabendo-lhe um papel relevante na criação de mais valias, que promovam a consolidação de conhecimento teórico e prático na nossa sociedade. Isso é feito através da aplicação das mais recentes tecnologias e abordagens analíticas, e o Instituto dos Vinhos do Douro e do Porto tem sido um ótimo parceiro neste processo”, defende Miguel de Castro Neto, subdiretor da NOVA IMS e Coordenador do NOVA Cidade.

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Esta plataforma pretende de futuro proporcionar um acesso fácil, rápido e transparente aos dados mais recentes e tendências de evolução, ajudando a compreender a complexidade dos desafios que se colocam ao setor vitivinícola, de forma transversal, a decisores, organizações e cidadãos. Permitindo ao mesmo tempo uma aproximação de todos os intervenientes da cadeia de valor e a partilha de informação e conhecimento da uva ao copo passa pelos dados da região, colheita, trânsito de uva, produção, certificação e mercados.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Hugo Vaz de Oliveira

Consultor de Comunicação F5C

Fax: 21 032 25 39

Tlm.: 962 735 663

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