Promover hábitos saudáveis para crianças passa, incontornavelmente, pela estimulação do seu sentido de responsabilidade e por incentivar uma vida ativa, num caminho que se percorre entre objetivos e superação. É algo especialmente necessário para evitar o estilo de vida sedentário e ensinar às crianças a importância do compromisso em cada atividade que realizam, bem como o valor de uma dieta equilibrada. Ao mesmo tempo, é vital que os pais os ajudem a conseguir isso e ofereçam diretrizes apropriadas naquele que é um dos estágios mais importantes do desenvolvimento físico e emocional dos seus filhos.

Importância das rotinas e dos hábitos saudáveis para crianças

Como adultos, interiorizamos rotinas e horários diários, com o objetivo de realizar as tarefas, a serem realizadas em casa ou no trabalho, e as crianças aprendem com tudo o que veem, mas precisam de ajuda para padronizar as tarefas.

Algo tão comum como pôr ou levantar a mesa, fazer a cama, arrumar as roupas ou limpar adequadamente as mãos e os dentes diariamente também envolve esforço para os pais, que devem estar sempre atentos, organizar os horários e alertar para quando devem fazê-lo.

Dar autonomia às crianças e ajudá-las a assumir a responsabilidade pelas suas próprias tarefas não é uma tarefa fácil e qualquer ajuda é sempre bem-vinda, embora os principais pilares para iniciar essa jornada sejam baseados no estabelecimento de metas realistas para que as crianças não fiquem frustradas e possam cumpri-las. Ajude-os sempre que precisarem e dê o exemplo trabalhando em família e, acima de tudo, promovendo o reforço positivo sempre que realizarem a tarefa estabelecida. O sentido de responsabilidade é dos principais objetivos, da implementação de hábitos saudáveis para crianças, mas não se consegue sem alguma autonomia.

Nesse sentido, quem possui a pulseira inteligente Garmin vívofit jr.2 pode encontrar funcionalidades úteis, pois oferece a possibilidade de definir horários e atribuir o tempo alocado a cada atividade, além de programar alertas de lembrete que são exibidos na pulseira. E tudo isso através de jogos e recompensas, que podem ser geridos por meio de uma aplicação complementar*, que atua como um assistente dos pais.

Quando as crianças alcançam a meta estabelecida, e também o fazem sem a ajuda dos pais, elas sentem-se melhor e é um bom momento para incentivá-las através de uma recompensa previamente acordada que as ajuda a aumentar a sua autoconfiança e as motiva a continuar a tentar um pouco mais todos dias. Se tiverem uma pulseira vívofit jr2, poderão obter moedas virtuais ao concluir as suas tarefas corretamente, e resgatá-las pela recompensa que decidiram juntos.

Hábitos saudáveis ​​desde tenra idade

Outra questão de extrema importância na educação dos mais pequenos é a necessidade de promover hábitos saudáveis, como uma dieta correta ou a prática de exercícios físicos, algo que os ajude a manter o seu corpo e a mente ativos e em forma, e que lança as bases dos costumes corretos para a sua vida adulta. Entre os principais hábitos que podemos transmitir aos pequenos, os especialistas destacam a necessidade de uma dieta balanceada que garanta os nutrientes de que necessitam, ensinam a comer com posturas corretas e em ambiente adequado, insistem na necessidade de hidratar corretamente, limitam as horas passadas em frente à televisão ou de dispositivos audiovisuais e, é claro, promovendo a atividade física.

Os jogos e o estabelecimento de tabelas de exercícios simples, feitos sozinhos ou com companhia, são boas alternativas para melhorar a atividade física. Algo que também pode ser praticado por crianças que têm um vívofit Jr2, porque integram cartões de treino físico que mostram movimentos básicos para as crianças, como o salto em estrela, o exercício do cão invertido ou do alpinista, entre outros. Outra maneira de reforçar essas rotinas é a possibilidade de contabilizar os passos diários, com a sua pulseira, como fazem os mais velhos. Além disso, podem incentivar os amigos e familiares que também possuam um dispositivo Garmin, a realizar competições de etapas cronometradas, desafios divertidos para os mais pequenos e incentivar a competitividade positiva.

Sono, uma parte essencial do seu crescimento

No final do dia, e depois de ter feito as tarefas em casa, os deveres de casa e praticado algum exercício, é hora de descansar e preparar-se para um sono reparador. Se, no caso dos adultos, o sono ajuda a ter mais e melhor desempenho físico e mental, para as crianças é ainda mais importante, pois contribui para o crescimento de várias maneiras. Dormir a quantidade certa de horas e num ambiente confortável e agradável ajuda para manter energias físicas e o cérebro a trabalhar sempre com todo o seu potencial. Podem controlar as suas horas de sono e envolver os pais, se mantiverem a pulseira no pulso, quando a noite chegar.

Em resumo, estabelecer hábitos diários e seguir horários regulares ajuda a jovens e idosos a sentirem-se melhor e a economizar tempo e energia para realizar as atividades de que mais gostamos. Vamos em frente!

* Quando combinado com um tablet Apple®, AndroidT™ e Amazon Fire™ compatível

Para mais informações por favor contactar:

Sofia Velasco – EDC

Tel: (+351) 211 913 070 | TM: (+351) 932 101 396 | Email: [email protected]

Vanessa Garrido – Diretora de Marketing da Garmin Ibéria SAU

Tel: (+34) 93 357 26 08 | Email: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome