O rio Douro serviu de cenário ao evento do Grupo Prysmian, que celebrou os 80 anos de ligação a Portugal num ambiente de festa. O acontecimento da passada quinta-feira (25 de maio) contou com a presença de 200 convidados, rendidos à capacidade de surpreender da Prysmian, desde o primeiro até ao último minuto.
E rio acima, numa embarcação providenciada para o efeito, rumaram clientes, funcionários, representantes associativos e de organismos públicos, para marcarem presença numa festa elaborada ao pormenor. Desde logo, e ao leme da cerimónia, Alberta Marques Fernandes elogiou a escolha do local, com o Douro a espreitar e o crescimento orgânico de uma multinacional que «pega no que existe e melhora».
Visitas do passado ao futuro do Grupo Prysmian
A história do Grupo Prysmian fala por si. A capacidade de inovar e a presença global fazem da Prysmian um parceiro de negócios à escala mundial. Um reconhecimento bem visível em muitos dos rostos que estiveram presentes neste importante acontecimento do setor dos cabos elétricos e telecomunicações, onde se olhou para o passado, mas com os olhos postos no que será o futuro do grupo.
O evento foi pautado por uma cadência de episódios significativos, com o foco nas pessoas e na ligação à empresa. Gerações inteiras da mesma família passaram pela fábrica. Alguns colaboradores estão agora a dar os primeiros passos na empresa. E há quem tenha tido o primeiro e único emprego nesta fábrica.
Jordi Calvo, diretor-geral Ibérico da companhia, anunciou para Portugal investimentos a concretizar nos próximos meses, para aumentar a competitividade da fábrica, localizada em Morelena, Sintra. «Estamos totalmente comprometidos com a transição energética, referiu.
LEIA TAMBÉM: Dedalo.Tech escala construção e engenharia em altura com sistemas de andaimes inovadores
Um dos momentos altos do evento foi a realização de uma mesa-redonda, onde se falou dos principais temas do setor. Pedro Godinho, responsável do desenvolvimento de negócios da E-Redes, Nuno Pinto, CCO Portugal & Angola da Prysmian Group e João Amaral, CTO & Country Manager da Voltalia, foram os especialistas que marcaram presença para debater as estratégias da luta contra as alterações climáticas e a necessidade de levarmos a efeito a transição energética e a digitalização.
Mural alusivo aos 80 anos da ligação a Portugal
Da parte da Prysmian, Nuno Pinto reforçou o comprometimento do Grupo num futuro mais verde. «A nossa aposta passará por fabricar cada vez mais ‘cabos verdes’: recicláveis e feitos com materiais reciclados. Mais seguros e ecológicos, com embalagens sustentáveis», projetou o CCO Portugal & Angola.
Por último, todos foram convidados escolher um cabo, com uma cor que simbolizasse um valor e o colocassem no Mural alusivo aos 80 anos da ligação a Portugal, para memória futura. «Somos uns energéticos octogenários. O meu desejo é que daqui a muitos anos ainda nos lembremos deste momento» finalizou Marcello del Brenna, CEO South Europe do Prysmian Group.
Sobre o Grupo Prysmian:
O Grupo Prysmian tem uma arquitetura multimarca composta por uma marca corporativa forte que representa toda a organização. É a marca sob a qual são realizadas todas as iniciativas corporate. Com mais de 140 anos de experiência, emprega 29.000 trabalhadores em mais de 50 países e detém 112 centros produtivos. Opera através das marcas General Cable, Draka e Prysmian, em múltiplos ambientes industriais e âmbitos de negócio.
A cada ano, fabrica milhares de quilómetros de cabos subterrâneos e submarinos, sistemas de transmissão e distribuição de energia elétrica, além de cabos de média e baixa tensão para setores de infraestrutura e construção. Também produz uma linha completa de fibras óticas, cabos de cobre e sistemas de conectividade para transmissão de voz, vídeo e dados para o setor das telecomunicações. Visite em www.prysmiangroup.com.
Informações adicionais:
Lidia Ruiz, Iberia Marketing & Communication Manager
E: li********@pr***********.com