Com 254 empresas e entidades expositoras (mais 13% do que a edição recordista do ano transato) e cerca de 18.000 visitantes profissionais esperados (a refletir um crescimento de 5%), a 6.ª edição do Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto arregaça mangas para os negócios e, durante três dias, reflete sobre os futuros impactos tecnológicos num mercado que vale mais de 31 mil milhões de euros no nosso País. As tendências de consumo de combustíveis e o anunciado fim do diesel são alguns dos temas em carteira, num cartaz de atividades paralelas recheado.
O presente posiciona o expoMECÂNICA – Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto como a feira de referência do pós-venda automóvel português, mas, desta sexta-feira a domingo, na EXPONOR – Feira Internacional do Porto, é do futuro do setor que tratam várias das iniciativas do certame.
As mais recentes tendências no consumo de combustíveis no mercado automóvel português, a adaptação das oficinas nacionais aos veículos elétricos e híbridos e, também, a forma como a tecnologia ADAS (Sistemas Avançados de Assistência ao Condutor) está a revolucionar o segmento da reparação – são temáticas que surgirão durante o 15.º Encontro Nacional da Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), que ocupará o Auditório da Associação Empresarial de Portugal, no sábado (dia 4), às 9:45 horas.
Especialistas debatem fim do diesel
No dia a seguir, no domingo, igualmente inserido no programa de atividades paralelas do expoMECÂNICA, é o anunciado fim do diesel como energia propulsora automóvel na Europa a centrar o debate. Será manifestamente exagerado ou, de facto, estaremos perante o virar da ampulheta?
À pergunta de partida tentará um trio de especialistas dar respostas conclusivas, às 11 horas, no painel final da “Plateau TV”, iniciativa organizada pelo Jornal das Oficinas dentro da própria exposição (todos os pormenores em http://www.expomecanica.pt/atividades).
O anúncio do abandono dos motores a gasóleo por parte de alguns construtores de automóveis mundiais, a alteração da legislação para medição dos gases de escape e as restrições de acesso de veículos a gasóleo em algumas cidades europeias alimentam as indefinições e a certeza de que o diesel vive, de facto, um período de grande preocupação. Há quem acredite que, de facto, estaremos perante o princípio do fim do diesel. E, como se não bastasse, os hábitos e a perceção das novas gerações levantam sérias incertezas sobre o papel do carro (que carro?) nas grandes metrópoles…
São esperados 18 mil visitantes
O presente e o futuro do diesel é, aliás, um dos vários assuntos que perpassam pela “Oficina 4.0”, um projeto da Create Business e da Kikai Eventos (a entidade organizadora do expoMECÂNICA) que, no acontecimento, prospetivará os desafios da reparação automóvel e das oficinas portuguesas nas próximas décadas. Precisamente porque são inegáveis os brutais impactos – tecnológico e cultural – no setor, nos anos que se avizinham.
Reforçada com inúmeras palestras, demonstrações e, também, o Desafio Mecatrónica Online, em parceria com Revista Pós-Venda, a 6.ª edição do evento que espelha o mercado de manutenção, reparação e reposição de peças e componentes automóveis tem muito para oferecer, durante três dias, aos cerca de 18.000 visitantes profissionais esperados pela Organização (foram 17.109 em 2018). Inclusive porque, refletindo a procura, a mostra soma há duas edições consecutivas um pavilhão à sua área expositiva.
Salão cresceu 142% em cinco edições
Do arranque, com 105 empresas e entidades expositoras, em 2014, para esta edição, com 254 operadores económicos representados, o Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto cresceu 142% em número de expositores e 129% em área de ocupação (são 16.000 metros quadrados em 2019).
A componente internacional do evento, por sua vez, tem assumido gradualmente um peso crescente. São 40 os expositores internacionais que participam e seis os países representados (26 empresas de Espanha, 11 de Itália, uma Alemanha, Holanda e Polónia).
Mas a real importância do evento é dada também pela dimensão dos setores que representa, desde a produção de peças até à totalidade do mercado de pós-venda automóvel no nosso País. O fabrico de componentes, recorde-se, vale a Portugal 11,3 mil milhões de euros, isto é, 5% da nossa economia, graças à atividade de um total de 235 empresas. Já o negócio nacional de comércio, reparação e manutenção de automóveis gera um volume de faturação de aproximadamente 20 mil milhões de euros.
E é por isso que são muitos os profissionais do setor a visitar o expoMECÂNICA e a elegê-lo o acontecimento de referência no nosso País (informações adicionais em www.expomecanica.pt).
Ficha Técnica:
expoMECÂNICA 2019 – 6.º Salão de Equipamentos, Serviços e Peças Auto
Organização: KiKai Eventos
Data: de 3 a 5 de maio
Local: EXPONOR – Feira Internacional do Porto, Pavilhões 3, 4 e 5
Horário: das 10 às 20 horas, na sexta-feira; das 10 às 21 horas, no sábado; e das 10 às 19 horas, no domingo
Em exposição: Peças & Sistemas; Tecnologias de Informação & Gestão; Estações de Serviço & Lavagem; Reparação & Manutenção; Acessórios & Customização
Perfil do visitante: O expoMECÂNICA é um salão profissional. O acesso faz-se mediante convite e os profissionais devem credenciar-se antes da sua visita. É interdita a entrada a menores de 14 anos.
Apoios: Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA), Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação Nacional de Transportadores Públicos Rodoviários de Mercadorias (ANTRAM), Associação Nacional de Centros de Inspeção Automóvel (ANCIA), Associação Nacional dos Profissionais e Empresas do Ramo Automóvel (ANPERE), Centro de Formação Profissional da Reparação Automóvel (CEPRA), Centro de Arbitragem do Sector Automóvel (CASA), Asociación Autónoma de Empresarios de Talleres de Reparaciones de Vehículos de la Provincia de Pontevedra (ATRA), Asociación Provincial Reparación de Vehículos de La Coruña (APTCOR), Asociación Provincial de Talleres de Reparación de Vehículos de Ourense (ATAVE), Asociación Provincial de Reparación y Venta de Automóviles y Recambios – Lugo (APREVAR) e Asociación de Talleres de Santiago (ARA).
Media partners: Turbo Oficina, Turbo Oficina Comerciais, Jornal das Oficinas, Revista dos Pneus, Revista PósVenda, Revista PósVenda Pesados, AutoAfterMarketNews, Velocidade Online, SAPO, AutoPos, Infocap, Mundo Recambio y Taller, Revista Posventa, Vida Económica – Suplemento da ARAN, Revista da ANECRA, Revista Eurotransporte, Eurotransporte TV, Revista Pesados & Mercadorias, IPCM Ibérica, Jornal de Notícias, Correio do Minho, La Voz de Galicia, Jornal Record, TSF, Antena Minho, RFM, Rádio Comercial e Rádio COPE Vigo.
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