São trinta obras de outros tantos artistas, trazendo a Matosinhos alguns dos grandes nomes da arte contemporânea mundial. A exposição Mesa dos Sonhos, organizada pelo Museu de Serralves com curadoria de João Silvério, vai mostrar a partir do próximo sábado um conjunto impressionante de trabalhos de artistas como Alberto Carneiro, Alicia Framis, Ana Jotta, Blinky Palermo, Dimitrije Basicevic Mangelos, Helena Almeida, James Lee Byars, João Queiroz, Joel Fisher, José Pedro Croft, Julião Sarmento, Leonor Antunes, Luísa Correia Pereira, Marcelo Cidade, Pedro Cabrita Reis e Silvia Bächli.
Patente até 14 de setembro, a exposição reúne pela primeira vez peças das coleções da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento e da Fundação de Serralves. O título da mostra recupera o nome de um poema de Alexandre O’Neill, estabelecendo a exposição da Galeria Municipal de Matosinhos como um lugar de encontro, de convívio, de confronto, de comunhão e de deriva, trazendo à luz do dia, e partilhando com o grande público, algumas obras-primas da arte contemporânea internacional.
A exposição Mesa dos Sonhos – Duas Coleções de Arte Contemporânea procura estabelecer diálogos e confrontos entre diferentes modos de produção e de pensamento artístico. Postos em diálogo, os dois acervos convocam o visitante a penetrar uma pluralidade de universos e de questões estéticas, políticas e poéticas.
Exposição Mesa dos Sonhos entrará em itinerância
Integrando um conjunto de artistas e de obras que enquadram um arco temporal de quase meio século, a exposição em Matosinhos inaugura o circuito de itinerância desta exposição produzida pela Fundação de Serralves, que também tem à sua guarda a coleção da Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento. “Mesa dos sonhos” inclui diferentes meios de expressão plástica e visual, como a escultura, pintura, desenho e instalação, mas também objetos comuns que transitaram para a esfera da arte.
A exposição Mesa dos Sonhos, refira-se, sucede na programação da Galeria Municipal de Matosinhos à mostra “Uma Coisa/One Thing”, de José Pedro Croft. Inaugurado em 2005, este espaço expositivo tem desenvolvido um programa intenso e de grande qualidade, tendo acolhido nos últimos anos projetos de Júlio Pomar, Júlio Resende, Fernando Lanhas, Jorge Pinheiro, Julião Sarmento, Alberto Carneiro, Ângelo de Sousa, Ruy Anahory, Zulmiro de Carvalho, Luís Ferreira Alves ou Álvaro Siza Vieira, entre muitos outros.
Inauguração da exposição:
18 de maio, 15h30
Horário: 2ª a 6º feira, das 9h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30. Sábados, domingos e feriados, das 15h00 às 18h00.
Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Jorge Marmelo
Assessor de Imprensa
Telefone: 229 390 900 (ext. 330061)
Telemóvel: 910 730 296
E-mail: jo***********@cm***********.pt
Web: http://www.cm-matosinhos.pt