Com a pandemia de coronavírus, não sabendo até quando as pessoas em teletrabalho terão de o fazer, e com o aumento do número de colaboradores neste regime, a Adecco a indica dez dicas para trabalhar em casa, garantindo a menor disrupção do seu dia de trabalho e simultaneamente respeitando o seu ambiente doméstico vs o seu trabalho.
Prepare o seu espaço com 10 dicas para trabalhar em casa
- Encontre um espaço no seu lar onde possa trabalhar com conforto e concentração. Se tiver crianças pequenas que exigem supervisão, utilize um espaço comum, embora resguardando aquele que será o seu local de trabalho, para influir positivamente na sua organização mental.
- Garanta que tem o software necessário instalado e atualizado, e os sistemas de segurança cibernética recomendados pela sua empresa, ativos.
- Olhando para o seu portátil, e para o seu telemóvel, as suas ferramentas de trabalho em casa, lembre-se: o botão mute é o seu melhor amigo. Tem uma reunião inadiável em videoconferência, mas o seu canto é partilhado com familiares. Faça o mute da sua chamada e garantirá maior conforto para si, para quem fala e para todos os participantes garantindo que não interrompe nem cria ruído desnecessário.
- Obtenha auscultadores de ouvido fiáveis e teste-os sempre previamente com um amigo, colega ou familiar. Porque ninguém tem de ouvir as suas conversas nem reuniões, mantendo a confidencialidade e ao mesmo tempo ajudando-o/a concentrar-se
- Agilizar as videoconferências, eliminando as quebras. É fácil, tem as imagens dos seus colegas a ficarem parados, e a voz a fazer-se ouvir com cortes? Então mude, e desligue a sua câmara mantendo apenas a voz.
- Atualize o seu estado. Se precisar de fazer pausas, faça, mas informe a sua equipa ou o seu diretor. Assim a todo o momento sabem se não estiver disponível, o que estará a fazer e quando voltará, não criando desconforto para nenhuma das partes.
- Vista-se adequadamente. O teletrabalho não exige que saia como para o trabalho, mas exige um mínimo e ditam as regras de sociedade que em trabalho evite chamadas em que esteja presente de pijama, com um aspeto negligenciado. Irá seguramente, se o fizer, influir na sua performance e confiança transmitida.
- Coloque-se num local com luz natural ou com boa iluminação ainda que artificial.
- Tenha em conta o contexto da imagem e evite um “fundo” desarrumado e desorganizado que transmitirão o caos mais do que o seu profissionalismo.
- Cumpra os horários de trabalho o mais possível e as suas rotinas, ajustando-as à nova realidade. Esta é uma das principais dicas para trabalhar em casa, mantendo a produtividade habitual e a sua sanidade.
Para mais informações, por favor, contactar:
Sofia Velasco – Communication Director @ EDC
Tel: (+351) 211 913 070 | Tm: (+351) 932 101 396 | Email: so***********@ed*.pt