desigualdades sociais
Projeto de luta contra as desigualdades sociais será testada em cinco escolas do Norte do país para depois poder ser disseminada numa escala mais global

Educar e atenuar as desigualdades sociais através da promoção de uma linguagem artística em torno do Cinema é o objetivo do projeto de investigação INSERT, desenvolvido pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes, da Universidade Católica no Porto. Durante 18 meses, entre 2022 e 2023, este projeto vai envolver também investigadores do Centro de Investigação para o Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia, contando ainda com a Direção-Geral da Educação e o Plano Nacional de Cinema como parceiros.

“O principal propósito do INSERT é o de diminuir as desigualdades sociais através da promoção da literacia fílmica,” explica Pedro Alves, coordenador do projeto, docente da Escola das Artes e investigador do CITAR. Como? Proporcionando e orientando professores e alunos para a utilização de um conjunto de recursos que contribuirão para a dinamização de projetos cinematográficos pedagógicos em contexto escolar, de caráter flexível, autónomo e inclusivo.

A importância desta iniciativa para a comunidade educativa assenta na possibilidade de se diminuírem as desigualdades sociais no acesso a diferentes oportunidades e estratégias de ensino ou aprendizagem.

É um projeto integrado e fundamentado nas atuais estratégias nacionais e internacionais de literacia e pedagogia fílmicas, em que o que se procura é “fazer chegar a mais escolas, docentes e estudantes a oportunidade de contactar com o cinema,” refere Pedro Alves.

Metodologia de luta contra as desigualdades sociais quer ser global

O coordenador do projeto acrescenta ainda que “dentro de 18 meses esperamos ter testado e aprimorado devidamente uma metodologia de aprendizagem e experimentação cinematográficas que faça sentido disseminar de uma forma mais ampla e aberta”.

Pedro Alves, que é também coordenador da licenciatura em Cinema da Escola das Artes, afirma ainda que “este projeto responde à necessidade contemporânea de flexibilidade e inclusão nas escolas, promovendo uma linguagem artística e uma estratégia de aprendizagem e ação que aproximará todos os intervenientes da comunidade escolar”.

A metodologia deste projeto de luta contra as desigualdades sociais será testada em cinco escolas do Norte do país para depois poder ser disseminada numa escala mais global, quer nacional quer internacional. “Em 2023, prevê-se que o INSERT possa ser uma ferramenta online de acesso aberto, cientificamente sólida e pedagogicamente rica, de forma a ser utilizada em diferentes contextos, por diferentes intervenientes, com diferentes objetivos e abordagens,” conclui Pedro Alves.

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Desenvolvido pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) da Escola das Artes, da Universidade Católica no Porto, o projeto de investigação INSERT é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Patrícia Gomes

Email: [email protected]

YoungNetwork Group

FONTEUniversidade Católica no Porto
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