“Debatedeira”: canal brasileiro de humor no YouTube promove debate sobre temas polêmicos

O Debatedeira é um novo canal on-line que publica vídeos semanalmente, sempre com temas diferentes, com a atualidade brasileira em pano de fundo.

170
debatedeira
Debatedeira: sete personagens foram desenvolvidos pensando em alguns estereótipos

Como falar de temas polêmicos, como aborto, racismo entre outros com muito humor e informação? Para o canal brasileiro do YouTube “Debatedeira“, dos empresários Diego Trevisan e Júnior Cotrim, o segredo é apostar em personagens carismáticos e com fácil identificação por parte do público.

Diego Trevisan, empresário e ator, dá vida a sete personagens, cada um com uma característica diferente. Temos o Cacá, que é um eletricista homossexual e com traços efeminados, a irmã Samira, uma evangélica, que apesar de aparentar um comportamento muito conservador, de vez em quando mostra que não é bem assim, o Mario Huano, um artista ao estilo “paz e amor” que fala com idealismo e um pouquinho de loucura, o Nestor, que tem traços machistas e muito conservadores, a funkeira Jennyfer, a dona de casa Josefa e o nerd Léo.

Cada personagem do Debatedeira dá uma abordagem própria a temas que de alguma forma estão relacionados com eles. Em alguns vídeos, principalmente os que abordam temas mais polêmicos, podem aparecer mais de um personagem dando sua “opinião” sobre o assunto. Em geral, cada vídeo deixa nas mãos do público a opinião “final sobre cada tema.

Debatedeira cria personagens-tipo para criar empatia

Diego comenta que os sete personagens foram desenvolvidos pensando em alguns estereótipos para que trouxessem mais empatia aos espectadores. “Tentamos pegar o máximo de tipos possíveis que estejam presentes na nossa sociedade, dentro da nossa casa, para ter essa empatia com o personagem, reconhecer em algum personagem uma vizinha, uma tia, um amigo”, comenta Trevisan.

Júnior enfatiza a importância de manter a estética fotográfica em contraponto à linguagem da Internet. “Nós tivemos uma preocupação com a linguagem da edição, tendo cortes secos, a linguagem que os youtubers usam, que é uma coisa bem da modernidade, as inserções de imagem, de memes no meio da edição. No entanto, não quisemos perder a beleza das cenas, que é uma coisa que a gente gosta, prezamos pela beleza cênica.” Os vídeos possuem, portanto, todo um trabalho profissional de edição e os quadros são bem produzidos.

As participações especiais no Debatedeira são uma das características do canal, com a presença de especialistas quando o vídeo trata de temas delicados. Em geral, são convidados para dar seus depoimentos psicólogos, professores entre outros. Em alguns casos, são convidados famosos para conversar, como o comediante Rafael Cortez.

Recentemente, o canal estreou o quadro “Cara Limpa” que é uma espécie de editorial do canal, em que, com a “cara limpa”, sem maquiagem e sem personagem, Diego comenta suas opiniões sobre diferentes temas.

O Debatedeira publica vídeos semanalmente, sempre com temas diferentes, com a atualidade do Brasil por pano de fundo. Algo interessante é que geralmente todos os comentários nos vídeos são respondidos de maneira amável, mesmo quando a mensagem recebida tem um tom agressivo.

Contacto com a Mídia:
Marco Assis
[email protected]
Debatedeira

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome