“Cozinha com Alma” inaugura armazém em Cascais

Projeto de solidariedade social conta com o apoio de 60 voluntários e produz em média 800 refeições por dia, das quais 155 são disponibilizadas diariamente para as famílias apoiadas pela instituição.

cozinha com alma
Cozinha com Alma nasceu com o objetivo de constituir uma resposta integrada à “pobreza envergonhada”

A Cozinha com Alma, um take away solidário que se tem afirmado no concelho de Cascais, inaugura um novo armazém no dia 18 de outubro (sexta-feira), às 17h30, na Av. Pedro Álvares Cabral 631 (2750-184 Cascais).

Esta obra, que se destina a acompanhar o crescimento exponencial que a organização tem tido nos últimos anos, será celebrada na presença do presidente da Câmara Municipal de Cascais, Carlos Carreiras, e dos parceiros, voluntários, amigos e colaboradores da Associação.

Num ambiente muito familiar, de “Alma Aberta” para receber os seus convidados, haverá boa música e será servido um cocktail preparado pela Cozinha com Alma e acompanhado com vinhos da Casa Relvas.

Em sete anos, a Cozinha com Alma já apoiou cerca de 700 famílias em dificuldades financeiras, num total de mais de 500.000 refeições disponibilizadas para os beneficiários.

Cozinha com Alma: 50% das famílias apoiadas são monoparentais

O novo armazém vai permitir uma maior eficiência em termos de utilização do espaço e incremento da produção e, por conseguinte, apoiar mais e melhor as famílias que recorrem à ajuda da Cozinha com Alma.

Segundo Cristina de Botton, fundadora e principal impulsionadora do projeto, a “Cozinha com Alma apoia atualmente 61 famílias num total de 157 pessoas. Estas famílias têm diariamente acesso a uma refeição completa a um preço simbólico, e a um programa de capacitação ou acompanhamento que permite que as famílias em dificuldades reencontrarem a sua independência financeira e vivam uma vida ativa e integrada.”

Para além do apoio alimentar, a Cozinha com Alma desenvolve também um programa de capacitação que trabalha a procura de emprego, a valorização pessoal e a gestão do orçamento familiar através de workshops, coaching, mentoring e outras respostas pontuais que procuram ir ao encontro das necessidades específicas de cada família.

Atualmente, 50% das famílias apoiadas pela Cozinha com Alma são monoparentais. Em cada 10 pessoas sete recorrem a apoio por terem rendimentos insuficientes face às suas despesas, duas por estarem em situação de desemprego e uma por razão de doença pontual.

“Programa Acompanhar” combate o isolamento

Relativamente ao escalão etário, 35% têm menos de 18 anos, 17% entre 18 e 35 anos, 40% entre os 35 e 65 anos e os remanescentes 7% mais do que 65 anos.

Algumas destas pessoas com mais de 65 anos fazem parte de um agregado familiar, mas outras vivem sozinhas e não vão voltar a encontrar o seu equilíbrio financeiro. Por essa razão, a Cozinha com Alma lançou recentemente o “Programa Acompanhar”, um novo tipo de apoio, que tem como objectivo o combate ao isolamento e potenciar uma vida ativa e integrada, através do acompanhamento, apoio e suporte nas atividades de vida diária.

Atualmente, a Cozinha com Alma ocupa dois espaços distintos no Concelho de Cascais: uma loja na Pampilheira, que comercializa refeições para o público geral e para os clientes da bolsa social – todos os clientes compram as mesmas refeições mas por valores diferentes –, e uma cozinha/escritório/armazém no Bairro do Rosário onde são produzidas diariamente 900 doses.

Cozinha com Alma: 60 voluntários, 800 refeições diárias

A Cozinha com Alma nasceu em fevereiro de 2012, pelas mãos de Cristina de Botton e Joana Castella, com o objetivo de constituir uma resposta integrada a uma realidade social difícil de ser apoiada pelos recursos públicos: a “pobreza envergonhada”.

Recorrendo a um modelo auto sustentável, no qual o lucro obtido é aplicado numa Bolsa Social, que vai permitir apoiar famílias em dificuldades financeiras temporárias, selecionadas pela assistente social da Cozinha com Alma, em parceria com a Comissão Social de Freguesia, a o projeto tem vindo a afirmar-se como uma das mais importantes IPSS do Concelho de Cascais.

Atualmente conta com o apoio de 60 voluntários, produzindo, em média, 800 refeições por dia, das quais 155 são disponibilizadas diariamente para as famílias apoiadas.

AGENDA:

. Inauguração do novo armazém;
. sexta-feira, 18 de outubro, 17h30;
. Av. Pedro Álvares Cabral 631, 2750- 184 Cascais
Programa:
17h30 Receção de convidados
18h00 Discurso da fundadora da Cozinha com Alma, Cristina de Botton
18h10 Discurso do Presidente da Câmara de Cascais, Dr. Carlos Carreiras
18h20 Apresentação Novo Filme Institucional
18h30 Inauguração do Armazém
18h40 Música ao Vivo e Cocktail com Alma




Gabinete de Imprensa da Cozinha com Alma:
Pedro Fonseca
Consultor de Comunicação
Rua José Galhardo 1, Loja 1 – Cave
1750-131 Lumiar, Lisboa | Portugal
Tlf: +351 21 391 66 05/Tlm: +351 93 604 19 98
E-mail: [email protected]

Considere ler também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome