contratar recém-formados

Contratar recém-formados pode representar uma enorme fonte de talento, que pode trazer novas perspetivas a uma organização, bem como preencher posições de nível inicial. O entusiasmo perante a perspetiva de aprendizagem de novas competências, e de integrar a projetos interessantes, fazem destes jovens uma força motriz para as empresas que queiram formar uma nova geração de colaboradores.

5 concelhos da Adecco para contratar recém-formados

1.     Desenvolva uma estratégia de recrutamento de recém-formados orientada para a tecnologia

Dizer que os novos graduados da Geração Z são tecnologicamente avançados é um eufemismo. Muitos deles frequentaram cursos superiores online nos últimos dois anos durante a pandemia, pelo que a sua compreensão e utilização da tecnologia vêm como segunda natureza.

Portanto, o mais certo é encontrá-los online. Entre nas redes sociais, comunique via SMS, faça entrevistas através de chats de vídeo e utilize o maior número possível de canais digitais para que a sua empresa seja notada. A construção de uma forte marca patronal multicanal requer algum esforço, mas pode posicionar a sua empresa como um empregador de topo que os novos licenciados e mestres procuram ativamente quando saem da faculdade.

Se está realmente à procura de causar uma impressão forte, considere ramificar-se em marketing influente e mesmo em novas plataformas como o TikTok. Os mais jovens valorizam a prova social, por isso se virem outros a partilhar conteúdos sobre o trabalho na sua organização na Internet, é mais provável que prestem atenção e considerem candidatar-se a uma posição na sua empresa.

Deve também fazer da tecnologia uma parte atrativa da sua oferta de emprego para os recém-formados. Ao mostrar a nova e brilhante tecnologia que a sua empresa utiliza, atrairá a Geração Z e os candidatos a emprego Millennial que queiram deitar as mãos ao mais recente hardware software da indústria. Isto é especialmente importante se quiser recrutar novos graduados em áreas tecnológicas competitivas como TI, Fabrico e Segurança de Dados.

2.     Expandir a sua rede de ensino superior pode ajudar a contratar recém-formados

Das dezenas de instituições de ensino superior em Portugal, quantas constam dos seus contactos? Espreite além das universidades de maior renome e torne a sua presença conhecida no maior número possível de escolas locais de ensino superior, escolas comerciais e instituições de formação.

É claro que muitas universidades têm no seu sítio web páginas especificamente dedicadas a empregadores que procuram estabelecer parcerias com eles para oportunidades de recrutamento. Certifique-se de que aproveita esta oportunidade e estabeleça parcerias a longo prazo que beneficiem tanto os recém-graduados, como a sua empresa! Parcerias como estas podem assumir muitas formas. Por exemplo, pode trabalhar com instituições de ensino em:

o   Programas de cooperação

o   Oportunidades de estágio remunerado e não remunerado

o   Sensibilização geral (conselheiros de carreira universitária que referem a sua organização de boca em boca)

o   Feiras de emprego locais e nacionais

Mesmo que se note que uma escola não anuncia abertamente oportunidades de contratação de estudantes e parcerias, isso não significa que não estejam abertos a trabalhar com a sua organização. Alcance e forme novos contactos dentro destas instituições. Ao construir uma rede genuína com o pessoal das carreiras universitárias ou mesmo com professores, terá acesso a novas licenciaturas de grande desempenho e começará a construir um bom nome para a sua empresa enquanto estiver na mesma.

3.     Requisitos de emprego mais realistas para despertar o interesse

Muitas empresas anunciam para posições de nível inicial, mas pedem vários anos de experiência nas suas descrições de vagas de emprego. Certifique-se de que evita fazer isto se estiver seriamente empenhado em atrair e contratar recém-formados. Não é realista.

Escreva as suas descrições de emprego para que não excluam candidatos que tenham pouca ou nenhuma experiência profissional. Se está a afugentar candidatos jovens ou inexperientes com longas listas de requisitos para a posição, então a sua empresa terá muita dificuldade em contratar recém-formados no mercado de trabalho altamente competitivo de hoje.

Em vez de se concentrar na experiência prática que é diretamente relevante para o trabalho, considere como as competências transversais de um candidato, conhecimentos transferíveis, estágios, trabalho voluntário e educação podem contribuir para a posição.

Na maioria das vezes, os recém-formados simplesmente não têm muita (ou nenhuma) experiência de trabalho e isso é completamente bom! O que lhes falta em experiência, eles compensam com entusiasmo e vontade de crescer profissionalmente. Pode ajudá-los ao longo da sua carreira, oferecendo formação no trabalho e oportunidades de aperfeiçoamento profissional. Isto também beneficia massivamente a sua empresa, pois em breve terá colaboradores bem treinados que estão interessados em experimentar as suas novas competências e mostrar-lhe o seu valor.

4.     Alinhe a sua estratégia de recrutamento com o calendário académico

É pouco provável que a maioria dos estudantes universitários do último ano estejam à procura de emprego durante os seus últimos anos de escolaridade! Para tirar o máximo proveito das suas campanhas de recrutamento, deve cronometrá-los devidamente. Gastar euros da empresa para encontrar recém-licenciados, mesmo a meio do período de exames, não é provavelmente dinheiro bem gasto.

Tente lançar a sua estratégia de recrutamento quando o final do ano académico se aproxima. Não demasiado tarde para que todos os outros grandes empregadores o vençam aos melhores recém-formados, mas não demasiado cedo para que os estudantes não estejam ainda a pensar nas suas oportunidades de primeiro emprego.

Se não tiver a certeza de quando é o momento certo para começar a visar os recém-formados, recorra aos departamentos das instituições que fazem a ligação com o mercado de trabalho, que existem hoje na maioria das instituições de ensino superior.

5.   Ajuste os seus incentivos ao que os GEN Z e Millennial querem 

As expetativas dos profissionais mudaram drasticamente nos últimos dois anos, e isto é especialmente verdade para os candidatos a emprego da Geração Z e Millennial. Com um mercado de trabalho cada vez mais competitivo e uma escassez de talento evidente, a sua abordagem ao recrutamento de novos graduados deve apelar ao que os candidatos de topo valorizam numa posição.

Enquanto os novos graduados procuram um salário competitivo, segurança no emprego e um equilíbrio saudável trabalho/vida pessoal, também procuram ativamente organizações que ofereçam:

o   A capacidade de trabalhar remotamente de casa ou outro local

o   Horário de trabalho flexível

o   Oportunidades de progressão na carreira e de requalificação

o   Compromissos de responsabilidade social das empresas

o   Uma cultura positiva da empresa

Também atribuem grande importância à flexibilidade no local de trabalho. A adaptação do seu horário de trabalho ao seu estilo de vida ocupa um lugar de destaque na lista de vantagens atrativas do trabalho, como por exemplo a possibilidade de acumular créditos de horas extraordinárias para trocar por tempo extra de folga.

Se é compatível com a sua área de negócio e puder ter esta oferta na “mesa”, a sua empresa destacar-se-á como um empregador de topo que deposita confiança nos novos colaboradores e quer que estes tenham sucesso e se sintam felizes no trabalho.

Para mais informações

Inês Maia e Silva | 967 521 865 | [email protected] 

FONTEAdecco
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