casa do sal em castro marim

Foi aprovada a candidatura a financiamento da Requalificação do Espaço Multifuncional Envolvente à Casa do Sal em Castro Marim, enquadrada no Programa CRESC ALGARVE 2020 [Prioridade de Investimento 6.5], um projeto incluído no Plano de Ação – PARU, apoiada por Portugal e União Europeia, cofinanciada a 65% pelo FEDER. A obra, que representa um investimento total de cerca de 900 000,00 euros, deverá avançar dentro de poucos dias.

Envolvente da Casa do Sal em Castro Marim, “palco” das feiras mensais, será mais verde e terá zonas pedonais

Esta é uma das intervenções urbanísticas mais aguardadas na vila, que passa pela requalificação e valorização deste espaço público, zona onde se realizam os mercados mensais e zona de acesso à Casa do Sal e ao centro de Castro Marim. Com uma preocupação estética e de harmonização para esta nova zona de centralidade da vila, o projeto tem também o objetivo de valorizar os modos suaves de mobilidade, contemplando várias zonas pedonais e uma área de jardins que priorizou a preocupação ambiental atual, tendo sido realizada uma redução de 3200m2 para cerca de ½ de espaço ajardinado. Predominarão os materiais e as técnicas tradicionais da região, como o reboco tradicional, o ladrilho regional ou as cantarias em pedra calcária.

Lamentamos que o município tenha estado em risco de perder esta candidatura pré-aprovada em 2017, à conta das dificuldades geradas pela governação na 1ª fase do mandato. Mesmo assim, a obra que agora se apresenta teve que suprir uma componente importante do projeto inicial, por ser hoje mais cara, circunstâncias do mercado. É um investimento determinante que se inclui no processo de regeneração da vila de Castro Marim, que levou também à criação de uma ARU (Área de Reabilitação Urbana), com benefícios fiscais para os particulares”, salientou a vice-presidente e vereadora com o pelouro do Desenvolvimento Económico, Filomena Sintra.

Para mais informações

Ana Lucia Gonçalves

Gabinete de Informação, Comunicação e Relações Públicas

Tel: 281510740 | E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome