app para afasia
App para afasia auxilia pessoas com este problema de saúde na transmissão de informações sobre si e as suas competências de comunicação

O Instituto Português da Afasia (IPA) criou, em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a primeira aplicação móvel de Comunicação Aumentativa e Alternativa para Pessoas com Afasia (PcA) em Portugal. O objetivo desta app para afasia é facilitar o processo de comunicação e aumentar a dinâmica social das pessoas com a doença.

Totalmente gratuita, esta aplicação móvel foi desenvolvida em português, apostando num design aphasia-friendly que auxilia pessoas com este problema de saúde na transmissão de informações sobre si e as suas competências de comunicação, facilitando a interação com diferentes interlocutores, proporcionado, assim, uma redução do isolamento social.

Inovadora, a app para afasia disponibiliza um cartão de saúde personalizável, que apoia no acesso a informação sobre a doença e formas de ajuda, ao mesmo tempo que partilha dados clínicos e pessoais importantes. A mesma é complementada por um diário pessoal composto por fotografias/imagens que podem ser utilizadas como suporte comunicativo para uma conversa virtual.

LEIA TAMBÉM: Prevenção da obesidade: APCOI lança “app” Heróis da Fruta para desafiar famílias a sair do sofá

A App para Afasia IPA resultada de uma envolvência entre o seu criador, quinze doentes (consultores do projeto) e três terapeutas da fala, com o intuito de maximizar as potencialidades da mesma, possibilitando a sua atualização tendo em consideração as necessidades específicas de pessoas com Afasia.

Sobre o Instituto Português da Afasia:

A Associação IPAFASIA, mais conhecida por Instituto Português da Afasia (IPA), é uma ONG, com estatuto de utilidade pública, que se encontra a ser implementada em Matosinhos desde janeiro de 2015, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e de parceiros como a BIAL, a Universidade de Aveiro, entre outros. O IPA veio desenvolver soluções de integração social para pessoas que adquirem afasia e para as suas famílias. As soluções desenvolvidas pelo IPA, como a app para afasia, colmatam uma necessidade sem resposta social no país, e encontram-se alinhadas com as melhores práticas internacionais. É liderado pela empreendedora social e fundadora Paula Valente.

Para mais informações contactar:

Lara Faria

[email protected]

967 254 136

FONTEInstituto Português da Afasia
Artigo anteriorPorto Pianofest regressa com estreias internacionais, “workshops” e “masterclasses” por toda a cidade
Próximo artigoMatéria Escura: estudo liderado pela UC apresenta novas pistas para a deteção
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".