
O Instituto Português da Afasia (IPA) criou, em parceria com o Instituto Nacional para a Reabilitação (INR), a primeira aplicação móvel de Comunicação Aumentativa e Alternativa para Pessoas com Afasia (PcA) em Portugal. O objetivo desta app para afasia é facilitar o processo de comunicação e aumentar a dinâmica social das pessoas com a doença.
Totalmente gratuita, esta aplicação móvel foi desenvolvida em português, apostando num design aphasia-friendly que auxilia pessoas com este problema de saúde na transmissão de informações sobre si e as suas competências de comunicação, facilitando a interação com diferentes interlocutores, proporcionado, assim, uma redução do isolamento social.
Inovadora, a app para afasia disponibiliza um cartão de saúde personalizável, que apoia no acesso a informação sobre a doença e formas de ajuda, ao mesmo tempo que partilha dados clínicos e pessoais importantes. A mesma é complementada por um diário pessoal composto por fotografias/imagens que podem ser utilizadas como suporte comunicativo para uma conversa virtual.
LEIA TAMBÉM: Prevenção da obesidade: APCOI lança “app” Heróis da Fruta para desafiar famílias a sair do sofá
A App para Afasia IPA resultada de uma envolvência entre o seu criador, quinze doentes (consultores do projeto) e três terapeutas da fala, com o intuito de maximizar as potencialidades da mesma, possibilitando a sua atualização tendo em consideração as necessidades específicas de pessoas com Afasia.
Sobre o Instituto Português da Afasia:
A Associação IPAFASIA, mais conhecida por Instituto Português da Afasia (IPA), é uma ONG, com estatuto de utilidade pública, que se encontra a ser implementada em Matosinhos desde janeiro de 2015, com o apoio da Câmara Municipal de Matosinhos e de parceiros como a BIAL, a Universidade de Aveiro, entre outros. O IPA veio desenvolver soluções de integração social para pessoas que adquirem afasia e para as suas famílias. As soluções desenvolvidas pelo IPA, como a app para afasia, colmatam uma necessidade sem resposta social no país, e encontram-se alinhadas com as melhores práticas internacionais. É liderado pela empreendedora social e fundadora Paula Valente.
Para mais informações contactar:
Lara Faria
967 254 136