Fundada em 2004, na Póvoa de Varzim, a Viamapa é uma empresa especializada em serviços de engenharia topográfica, que abrangem três áreas principais: levantamentos topo-cartográficos, cartografia de aquisição dinâmica e hidrografia. Estabelecida há vários anos em Moçambique, França e Zâmbia, a Viamapa conquistou já inúmeras quotas de mercado internacionais.
Criada em 2000, em Bordéus (França), a Geosat, cuja taxa de crescimento anual ultrapassou os 40% desde 2013, intervém em todos os serviços relacionados com a medição, incluindo detecção e georreferenciamento de redes subterrâneas, scanner e modelação 3D de edifícios e infraestruturas, cartografia HD de cidades e em projetos de agrimensura.
Operação consolida crescimento da Viamapa
Ao integrar o grupo Geosat, a Viamapa prossegue assim a sua estratégia de desenvolvimento na Europa. A empresa trará para o grupo francês a sua forte experiência em mercados internacionais, particularmente em África e na América do Sul. Esta operação consolida o crescimento da Viamapa ao permitir-lhe beneficiar de um grupo dinâmico com dimensão humana, para além de sinergias comerciais, produtivas e administrativas, bem como o apoio operacional e estratégico.
Para Paulo Jorge Ferreira Matias da Silva, administrador Viamapa, “integrar o Grupo Geosat representa uma enorme oportunidade para consolidar o crescimento da Viamapa em Portugal e em África. As complementaridades tecnológicas e industriais entre as nossas duas empresas são óbvias e irão acelerar o crescimento das nossas atividades”.
Segundo Cátia Martins, gerente de produção da Viamapa, “poderemos continuar a expandir e aumentar o nosso crescimento graças às fortes sinergias de produção entre as nossas duas empresas. A equipa da Viamapa está feliz com esta operação”.
Operação cria complementaridades tecnológicas
“Poucos meses depois da nossa primeira captação de recursos, a aquisição da Viamapa ampliará a nossa estratégia de crescimento em França e a nível Internacional. Identificamo-nos com a empresa e encontramos um parceiro que partilha os mesmos valores de dinamismo, profissionalismo e humildade”, sublinha, por sua vez, Mathias Saura, presidente da Geosat.
“Estou convencido de que este acordo irá reforçar o desenvolvimento das atividades do Grupo Geosat através de novos mercados internacionais. A experiência da Viamapa em África e na América do Sul representa um verdadeiro valor acrescentado para as nossas operações futuras. As complementaridades tecnológicas que iremos criar através desta transação serão também a força desta nova identidade, nota Lionel Raffin, CEO da Geosat.
Sobre Viamapa:
Fundada em 2004, por Paulo Jorge Ferreira Matias da Silva, a Viamapa é uma empresa portuguesa especializada em serviços topográficos. As suas atividades abrangem três áreas principais: levantamentos topográficos, cartografia e levantamentos de agrimensura.
Em busca de novos mercados internacionais, Viamapa abriu um escritório em Moçambique, em maio de 2011, e na Zâmbia, em 2017.
Através de alguns projetos emblemáticos (como a reabilitação do Aeroporto Internacional de Maputo ou o terminal portuário da Matola), a Viamapa reforçou a sua presença internacional.
Hoje, com 83 colaboradores em Portugal e Moçambique, a Viamapa é uma empresa com uma visão global do seu negócio. “Traçamos o presente para garantir o futuro!” é um dos motes da organização (acessível em www.viamapa.com)
Sobre a Geosat:
A Geosat foi criada em 2000, com uma proposta inovadora e especializada em todos os serviços da tecnologia Laser Scanner 3D: detecção e georreferenciamento de redes subterrâneas, scanner e modelação 3D/BIM de edifícios e infraestruturas, cartografia HD de cidades e em projetos de agrimensura. A GEOSAT desenvolveu vários projetos emblemáticos, de que a maquete numérica da cidade de Paris, M.I.N. de Rungis, Port du Havre e o Grand Stade de Bordeaux constituem apenas alguns exemplos.
Entre seus principais clientes, a empresa conta com grandes nomes como GRDF, Enedis, SNCF, Vinci ou Bordeaux Métropole.
Com mais de 280 colaboradores e seis localizações em França, a GEOSAT criou uma organização ágil e eficaz para responder às necessidades dos seus clientes.
Em maio de 2019, a empresa obteve a primeira captação de recursos de financiamento de €10 milhões de euros com as empresas: “Société Générale Capital Partenaires, Bpifrance e Ouest Croissance”. A Geosat também é considerada como “Bpifrance Excellence e French Tech” graças ao seu forte potencial de crescimento e da sua distinção na utilização de tecnologias mais inovadoras.
Com a constante busca pela inovação, a equipa do departamento R&D da Geosat procura soluções que permitam potenciar a informação geográfica através da inteligência artificial. Estes novos serviços permitirão à Geosat abordar os mercados relacionados com as Smart Cities e a navegação autónoma.
Informações adicionais para órgãos de comunicação social:
Cátia Martins
ca***********@vi*****.com
Viamapa Group Geosat
Considere ler também: