The Knitting Project é o primeiro projeto comunitário da OFundamentO, que pretende mostrar como a tecnologia pode ser bela. A campanha Kickstarter acaba de ser lançada e pretende dar visibilidade à conexão perfeita entre a indústria tradicional e a tecnologia.

O trabalho e a criatividade das mulheres que fizeram parte da Bauhaus, foram propositadamente ignorados naquele tempo. No entanto, 100 anos depois, a sua “machine hacking” continua a ser uma fonte de inspiração para novos artistas…

Foi sob essa herança que Lisa Lang criou o OFundamentO e o seu primeiro projeto: The Knitting Project. Esta nova marca é a simbiose perfeita entre a tradição têxtil e a inovação tecnológica.

“Quero mostrar como a tecnologia pode ser bela – e quais as novas oportunidades que existem para os designers, quando eles simplesmente se acostumarem com a incrível capacidade de fabricação que estas fantásticas ferramentas tecnológicas podem oferecer”, diz a fundadora.

Os artistas e a sua inspiração unidos no The Knitting Project

The Knitting Project convidou duas artistas incríveis para desenvolver em conjunto este projeto: Anna Niestroj é designer de padrões digitais, com sede em Berlim, e Graça Paz, pintora do Porto.

Unidas pelo espírito das mulheres da Bauhaus e honrando o seu trabalho de vanguarda no design, 100 anos depois a história repete-se: artistas femininas hackeam máquinas e unem arte e tecnologia, criando produtos de alta qualidade orgulhosamente fabricados na Europa.

Anna e Graça criaram cada uma três padrões exclusivos, transformados agora em lindas malhas de jacquard em tons de neon, pastel, preto e branco. É possível ter ponchos, cachecóis, almofadas e cobertores de malha com esses maravilhosos designs de espírito Bauhaus.

Lang sempre se inspirou no trabalho incrível das mulheres da Bauhaus: “Para mim, elas eram hackers de máquinas, entendiam a alma da máquina e como elas funcionavam, já há 100 anos atrás! Com esse conhecimento, simplesmente continuamos a missão”.

A oportunidade de trazer a bordo esses designers foi apenas a simbiose perfeita entre a visão da OFundamentO e o sentimento da Bauhaus, reinterpretado por estas artistas.

Sustentável, fabricado na Europa e reciclado

Atualmente, a declaração mais sustentável é usar o que já existe, evitando desperdícios e um novo ciclo de produção. É por isso que The Knitting Project utiliza apenas fios europeus certificados que estão em stock local, assegurando que não é necessário fazer novos envios nem produzir novo material.

Produzir localmente não é apenas uma declaração da qualidade dos fabricantes portugueses, mas sim um movimento sustentável, reduzindo a pegada de carbono a vários níveis.

Para criar as malhas, são usados diferentes fios e misturados materiais disponíveis em stock. A composição contém algodão, lã, lã merino, viscose, poliéster e fibra poliacrílica.

Campanha Kickstarter para lançamento do The Knitting Project

Para levar o projeto adiante, Lisa Lang decidiu lançar uma Campanha Kickstarter. Esta campanha será a primeira oportunidade de destacar a visão da empresa, criar dinâmica ao redor do projeto e oferecer ao mundo a oportunidade de ter arte vestível em primeira mão.

No entanto, The Knitting Project é apenas o primeiro de muitos projetos que o OFundamentO, recente empresa portuguesa criada por Lang, irá realizar.

“Na OFundamentO, acreditamos numa abordagem interdisciplinar para resolver os problemas da manufatura moderna, como o desperdício de stock, digitalização do processo de produção e educação dos trabalhadores em novas tecnologias. Estamos a provar que é possível criar produtos certificados e sustentáveis que também são belos e únicos, unindo o artesanato tradicional à tecnologia de ponta. The Knitting Project é apenas o começo”, diz.

OFundamentO, a nova era da fabricação

OFundamentO (FNDMT) nasceu para unir artesanato tradicional com tecnologia de ponta, criando novos têxteis inteligentes e eletrônicos para clientes B2B. Transforma as ideias em realidade – fabricadas na Europa, certificadas, sustentáveis e de alta qualidade.

Chegou o momento! É a oportunidade de adquirir uma peça épica da história #hacking! Aceda à campanha Kickstarter.

Sobre Lisa Lang:

Lisa Lang é uma empresária europeia, tecnóloga e palestrante internacional. Ganhou reconhecimento como uma das “Europe’s Top 50 Women In Tech” da lista Forbes, está no top 100 das pessoas mais influentes em tecnologia vestível no mundo, é uma das 25 líderes em tecnologia e moda em todo o mundo e foi considerada como uma das 50 mulheres mais importantes para Inovação & Startups na UE. Lisa Lang é consultora direta de moda, tecnologia e empreendedorismo da Comissão Europeia. Desde 2019, ela é a principal mentora do novo curso de Digital Fashion na Polimoda Florence.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Ângela Pinto

FES Agency

PR & Communication Manager

[email protected]

+ 351 913 550 569

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome