tampas de garrafas
Tampas de garrafas de plástico estão no topo do desperdício recolhido nas limpezas de praias

O Continente é a primeira marca portuguesa a fixar 50 milhões de tampas às respetivas garrafas, para garantir que toda a embalagem é reencaminhada para a reciclagem e assim evitar que as tampas de garrafas cheguem à natureza, em particular aos ecossistemas marinhos, onde são uma das principais causas de poluição, mas também de mortes de animais por ingestão.

Esta alteração, que estará disponível nas lojas já a partir do mês de abril, vai permitir o reaproveitamento de 80 toneladas de plástico por ano, pois garante que as tampas são corretamente reencaminhadas para a reciclagem, em vez de se “perderem” no processo e irem parar ao meio ambiente.

As tampas de garrafas de plástico estão no topo do desperdício recolhido nas limpezas de praias porque, devido ao seu tamanho e peso, não passam na fase de triagem dos resíduos e são inadvertidamente desviadas da ‘rota’ dos sistemas de gestão de resíduos.

Acoplagem de tampas de garrafas abrange todas as referências de água lisa de marca própria

O Continente vai acoplar as tampas de garrafas em todas as referências de água lisa de marca própria, desde as garrafas 33cl às de 1,5l e também nos garrafões seis litros (através do reforço do anel que liga a tampa ao gargalo), para que permaneçam fixas aos recipientes desde a fase de utilização até à colocação no ecoponto. Esta medida, antecipa em três anos e é mais ambiciosa do que a legislação europeia (Diretiva (UE) 2019/904), que entra em vigor a 3 de julho de 2024 e apenas contempla as bebidas com capacidade inferior a três litros.

Estamos orgulhosos por mais uma vez sermos pioneiros e liderarmos o caminho neste percurso por embalagens e produtos mais amigos do ambiente. Esta iniciativa garante a reciclagem de 50 milhões de tampas de garrafas de plástico por ano. Uma meta que depende também da ação do consumidor, que é responsável por colocar as garrafas na reciclagem no final da utilização, mas sabemos que a sociedade tem vindo a acompanhar – e até a exigir – alternativas mais sustentáveis. Por isso mesmo, sentimo-nos alinhados com as expetativas dos nossos clientes e que temos sido assertivos no nosso percurso de promoção de um uso responsável do plástico e assim vamos continuar”, explica Ana Alves, Diretora Comercial de Marcas Próprias do Continente.

LEIA TAMBÉM: Campanha contra o plástico: Maiambiente compromete-se com a “luta”

Recentemente, a marca anunciou também a incorporação de plástico reciclado em 25% de toda a gama de águas de marca própria, permitindo a poupança de 400 toneladas de matéria virgem por ano.

70% das referências de marca própria já são 100% recicláveis

O Continente tem vindo a implementar diversas medidas no âmbito da sua Estratégia para o Uso Responsável dos Plásticos. Em 2020, o Continente alcançou um nível de poupança superior a 4,2 mil toneladas de plástico virgem por ano. Este valor representa um crescimento de 90% em relação às 2,2 mil toneladas/ano anunciadas em abril de 2019 na plataforma www.plasticoresponsavel.continente.pt.

Além das toneladas de plástico virgem eliminadas (entre eliminação de plástico considerado desnecessário e substituição de material virgem por reciclado), a marca substituiu ainda 50 toneladas de plástico com baixa reciclabilidade (como o PVC) por outros materiais mais fáceis de reciclar (como o PET) dos seus produtos.

Atualmente, 70% das referências de marca própria já são 100% recicláveis.

LEIA TAMBÉM: Recolha seletiva de resíduos: Maia continua a superar as metas

Enquanto agente ativo na promoção de hábitos de consumo conscientes, o Continente assumiu o compromisso de antecipar para 2025, a ambição definida pela União Europeia para 2030, de reduzir (ou mesmo eliminar quando possível) a utilização de materiais de plástico de origem fóssil, no que diz respeito aos produtos de marca própria, assegurando ainda que todos eles têm embalagens reutilizáveis, recicláveis ou compostáveis.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

Ana Grácio

+351 961 528 469

[email protected]

Isabel Carriço

+351 965 232 496

[email protected]

FONTEContinente
Artigo anteriorBanda de Leiria “Los Chapos” lançam EP de originais
Próximo artigoMenu de Páscoa: cabrito em vácuo para entregar pelo país
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".