sustentabilidade alimentar

Sabia que a preferência por produtos locais e orgânicos, produtos sazonais e agricultura sustentável já existiam antes da Covid-19 mas que a tendência foi bastante acelerada? Ou que os consumidores procuram ideias e fontes de inspiração, encontrar produtos saudáveis e saborosos ou adaptar pratos a novos sabores, com a sustentabilidade alimentar sempre presente?

A alimentação é fundamental à vida e garantir um sistema alimentar sustentável é crucial para uma sociedade próspera e justa, mas a sociedade e a tecnologia ainda não respondem às necessidades reais das famílias.

Até agora! Porque a Clevermeals é a startup pioneira que democratiza o conhecimento e o acesso do consumidor a uma alimentação saudável, positiva e amiga do planeta. A Clevermeals impacta e empodera o consumidor para tornar as suas escolhas de consumo
mais saudáveis e promovendo a sustentabilidade alimentar.

A Clevermeals nasceu em Portugal no final de 2020 enquanto venture de impacto, porque nunca a nossa alimentação disse tanto sobre quem somos, sobre o nosso ponto de vista ecológico, ético e até sobre o nosso lifestyle.

Em menos de 24 meses já criou o maior hub de conteúdos saudáveis em Portugal, o maior guia nacional dos produtores locais e produtos sazonais, assim como já foi qualificada como Iniciativa de Inovação e Empreendedorismo Social (IIES), atribuída em exclusivo pela
Estrutura de Missão Portugal Inovação Social.

Mais de 10 mil utilizadores registados já são impactados e empoderados pela Clevermeals! E você? Do que está à espera?

Segundo Nuno Brilha, Founder & CEO da Clevermeals, “hoje vivemos um tempo extraordinário, onde tentamos mudar o paradigma da sociedade e apoiar os produtores locais e os produtos sazonais não só apoia a economia regional e o comércio local, como contribui para criar cadeias de abastecimento mais curtas e decisões de consumo mais sustentáveis. Na Clevermeals somos pelas pessoas, pelo planeta e pela prosperidade e move-nos o propósito do impacto social positivo através do empoderamento de decisões de consumo mais saudáveis e sustentáveis.”

O consumidor quer saber como ser mais saudável. Quer divertir-se nos momentos passados juntos em torno de uma refeição saudável. Quer saber onde encontrar os melhores produtos, bem rotulados e saber como os cozinhar. Quer fugir da junk food.

Mas como? Sustentabilidade alimentar e saúde andam de braço dado, mas o objetivo de uma alimentação saudável não é tão simples como parece.

Os alimentos variam muito em nutrientes e energia, o marketing alimentar reforça mitos errados e muitas vezes as escolhas acabam por ser baseadas no sabor e no preço, mais do que na saúde.

As pessoas precisam de contexto e informação para tomar decisões conscientes e equilibradas em relação à sua alimentação, mas a realidade é que muitas pessoas não têm esse conhecimento.

“Os consumidores querem ter mais controlo da sua alimentação e as marcas precisam de os ajudar a tomar decisões confiantes para a sua saúde e a saúde do planeta. Cozinhar é uma tarefa diária a realizar, mas pode tornar-se um fardo mental por isso, na Clevermeals,
estamos do lado do consumidor para facilitar-lhe a vida. Só com o melhor conteúdo e tecnologia conseguimos estar sempre presente, ao lado do consumidor, para o apoiar desde a inspiração e planeamento alimentar, até à lista de compras”, conclui Nuno Brilha.

Como apoiar o consumidor nesta viagem? Com conteúdos e ferramentas! Os melhores conteúdos de nutrição saudável e as ferramentas digitais que simplificam o dia-a-dia. A plataforma Clevermeals é composta por três pilares. O Blog é pura inspiração para um lifestyle saudável, para colocar em prática já amanhã. A App reune os criadores, as receitas e as funcionalidades digitais personalizadas com o Livro, Plano Semanal e Lista de Compras. Centenas de criadores como a Iara Rodrigues, Clara de Sousa ou Filipa Gomes e milhares de receitas das principais tribos alimentares. A Loja mostra os novos produtos e os melhoresutensílios para u ma cozinha ideal e ainda inclui o Diretório que é o guia nacional dos produtores locais e dos produtos sazonais, para uma cadeia de abastecimento mais curta e decisões de consumo mais sustentáveis.

Uma cadeia de abastecimento mais curta é fundamental para decisões de consumo mais sustentáveis e finalmente há uma resposta da sociedade e da tecnologia para as necessidades reais das famílias. Tudo num só lugar, sempre sincronizado e ainda por cima
de acesso gratuito.

Clevermeals: a tua vida, em versão saudável

Sobre a Clevermeals:

A Clevermeals é uma startup foodtech que une, literalmente, a alimentação (food) e a tecnologia (tech). Unimos a nutrição e a tecnologia que colocamos ao dispor das famílias para suportar um estilo de vida saudável, positivo e amigo do planeta. Só com conteúdo e tecnologia conseguimos estar sempre presente ao lado do consumir, desde a inspiração até à lista de compras.

Foodtech?

Foodtech é um ecossistema de impacto, formado por empreendedores e startups ligados à alimentação que pretendem inovar a produção, distribuição, marketing e modelos de negócio, abrangendo toda a cadeia de valor, da produção ao consumo. É um setor emergente que usa a tecnologia para aumentar a eficiência e sustentabilidade alimentar do ponto de vista da produção, escolha e consumo de alimentos. De acordo com a Pitchbook, em 2021, a indústria global de foodtech levantou cerca de $40 biliões em venture capital, duplicando os investimentos do ano anterior.

Para mais informações

[email protected]

Clevermeals

Telefone:962086267

FONTEClevermeals
Artigo anteriorEspaços verdes no Porto em zonas carenciadas são menos diversificados e pouco frequentados
Próximo artigoInsetos comestíveis e leguminosas em produtos inovadores para promover mudança de hábitos alimentares
Press Release
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".