residencias universitarias lisboa
U.Hub Investments estabeleceu uma parceria com a belga XIOR, que engloba catálogo das residências universitárias em Lisboa e no País

Na continuação do ambicioso plano de investimentos projetado para Lisboa e Porto, o Grupo U.Hub Investments iniciou no passado mês de maio a construção do seu quarto empreendimento de residências universitárias em Lisboa, localizado na zona alta da capital, tendo a sua construção sido entregue à Gabriel Couto, o que demonstra, após a conclusão do complexo congénere na Areosa (Porto), a elevada confiança que este grupo promotor detém na construtora minhota (sediada em V.N. de Famalicão), uma das maiores do nosso País.

Com a assinatura do conceituado atelier de arquitetura PG – Arquitectos Associados, este novo investimento destinado à futura residência universitária do Lumiar, será implantado em quatro lotes e prevê a construção de oito pisos em cada um dos edifícios acima da cota de soleira e um piso enterrado, totalizando uma área total de construção de superior a 15.500 metros quadrados, sendo cerca de 3.000 m2 destinados à cave.

Dos cerca de 12.600 m2 previstos acima do solo, mais de 11.000 m2 serão destinados às residências para estudantes, estando previstas 498 unidades de habitação de diferentes tipologias. Nos pisos inferiores localizam-se os espaços coletivos de apoio para as funções lúdicas, convívio, lazer, trabalho e estudo, com áreas generosas e condições de ambiente e equipamentos apropriados para as diversas funções. Para complementar o dia-a-dia dos futuros residentes, o novo empreendimento de residências universitárias em Lisboa dispõe ainda de um conjunto de serviços de apoio diversos, nomeadamente lavandaria, arrumos e limpeza, tudo gerido a partir da unidade de operação e gestão do complexo.

O futuro equipamento será totalmente ocupado pela residência de estudantes, com exceção de duas áreas de comércio e serviços implantadas ao nível do piso 0.

Residências universitárias em Lisboa: muitos dos clientes serão estrangeiros

A tipologia de alojamento preconizado no projeto constitui um modelo multinuclear, que agrupa em cada núcleo um conjunto médio de oito unidades de habitação individual organizadas em torno de um espaço comum de apoio, com funções de estadia e apoio nas refeições. Este modelo permite estabelecer um padrão de organização descentralizado, que agrupa pequenas comunidades autónomas com independência funcional, permitindo gerir operacionalmente de forma mais eficaz.

Para a Gabriel Couto, este emblemático projeto residências universitárias em Lisboa representa «mais um desafio aliciante a ser alcançado num prazo muito exigente». A fiscalização desta empreitada estará a cargo da empresa TECNOPLANO – Engenharia e Gestão, S.A..

LEIA TAMBÉM: Residência universitária no Porto: LIV Student em fase de finalização

Com uma localização privilegiada e acabamentos de alta qualidade, a futura residência universitária do Lumiar constitui uma resposta eficiente à reduzida oferta de alojamentos para estudantes que atualmente se verifica na cidade de Lisboa, através de um modelo que segue os mais elevados padrões de qualidade, incluindo requisitos e exigências que se enquadram dentro dos parâmetros internacionais de oferta este tipo de serviços, tendo presente que muitos dos clientes serão estrangeiros que frequentam temporariamente as instituições universitárias da cidade de Lisboa.

Grupo quer ser líder em Portugal com mais de 2.000 unidades de alojamento

Recorde-se o grupo U.Hub Investments, em que pontifica Jaime Antunes, Hugo Gonçalves Pereira e a gestora de ativos ATRIUM, está a investir em força nestes últimos anos no segmento de residências universitárias em Lisboa e não só, tendo inaugurado no ano passado uma das maiores residências em Portugal, localizada no Porto, na zona da Areosa, junto ao Polo Universitário da Asprela. Este empreendimento conta com 456 unidades de habitação de diferentes tipologias, e foi executado pela Gabriel Couto no prazo inicialmente estabelecido, mesmo com os constrangimentos associados à pandemia.

A UHUB desenvolveu um conceito de residência orientada por princípios programáticos centrados no conforto, bem-estar e segurança, estabelecendo, com base nestes pressupostos, um conjunto de requisitos que estruturam o desenvolvimento de um empreendimento habitacional concebido para integrar todas as funções de “habitar” do quotidiano do estudante comum, nomeadamente a função dormir, estar e estudar.

LEIA TAMBÉM: Residências universitárias em Coimbra: U-WORLD alarga oferta com 700 camas

Ambos os projetos, aliás, fazem parte do desafiante programa de investimentos previsto por este grupo promotor, o qual visa tornar nos próximos anos a rede U.HUB líder no segmento das residências para estudantes em Portugal, com um universo de mais de 2.000 unidades de alojamento.

Residências universitárias em Lisboa e no país totalizam investimento de 60 milhões de euros

A empresa tem ainda planeados outros projetos de residências universitárias em Lisboa e na cidade Invicta, totalizando um investimento superior a 60 milhões de euros.

Recorde-se que, entretanto, o grupo U.Hub Investments estabeleceu uma parceria com o grupo belga XIOR (empresa cotada na Euronext e líder de mercado na Bélgica e na Holanda neste segmento de negócio), englobando a totalidade do portefólio de residências de estudantes da rede U.Hub em Portugal, incluindo quatro ativos em Lisboa e dois no Porto, em diferentes fases de operação e desenvolvimento.

Para Daniel Costa, Diretor Comercial da Gabriel Couto, “a adjudicação deste novo projeto à nossa empresa é um motivo de orgulho e sinal inequívoco da confiança que a U.Hub e outros clientes mantém na Gabriel Couto. A exemplo de outros grupos investidores que têm vindo a depositar total confiança na competência técnica apresentada pela nossa empresa, é um privilégio ter a responsabilidade da construção de grandes projetos residenciais e imobiliários que fazem a diferença no mercado.”

LEIA TAMBÉM: Residência universitária em Carcavelos com construção da Garcia Garcia para a Milestone

Com méritos reconhecidos no setor da construção, tanto a nível nacional como internacional, para a Gabriel Couto, a adjudicação destas novas residências universitárias em Lisboa surge no seguimento de uma aposta muito forte do grupo no setor privado, nestes últimos anos.

Informações adicionais para órgãos de comunicação social:

António Paulino

Grupo Gabriel Couto

E-mail: [email protected]

FONTEGabriel Couto
Artigo anteriorCarreira profissional: sete perfis-tipo que não prosperam
Próximo artigoLancheira ecológica à base de cortiça criada por estudantes da Universidade Coimbra
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".