quinta do crasto vinha ponte
O Quinta do Crasto Vinha da Ponte é um “monovinha” feito pela primeira vez em 1998

Há lugares que marcam. E é também assim para o Quinta do Crasto Vinha da Ponte. Com apenas 1.96 hectares, a emblemática Vinha da Ponte, uma das vinhas centenárias da Quinta do Crasto (mais de 100 anos) é um raro exemplar do terroir de excelência do Douro. A exposição solar privilegiada com orientação sudeste, o solo de xisto de elevada “pedregosidade”, a diversidade de castas plantadas e o baixíssimo rendimento por planta conferem à Vinha da Ponte características únicas para a produção de vinhos com grande estrutura e complexidade.

As uvas desta vinha, que deve o seu nome a uma antiga ponte romana que se mantém preservada na propriedade e lhe está contígua, destinam-se, habitualmente, à produção do clássico Quinta do Crasto Reserva Vinhas Velhas. No entanto, em anos em que a colheita se revela de qualidade excecional, a equipa de enologia reserva estas uvas para a produção de um vinho que expressa, em exclusivo, todo o carisma e potencial desta vinha.

É assim que nasce o Quinta do Crasto Vinha da Ponte, um “monovinha” feito pela primeira vez em 1998. Desde então, foram apenas lançadas nove edições (1998, 2000, 2003, 2004, 2007, 2010, 2012, 2014 e 2015), às quais se junta o Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2016, ano clássico para o Douro. À responsabilidade de superar a linhagem de luxo que o antecede, a colheita de 2016 respondeu com a pontuação mais alta de sempre (para o Vinha da Ponte) na escala de Robert Parker, com 96 pontos (0-100). Entre a crítica nacional, conquistou uns expressivos 19,5 pontos (0-20).

Quinta do Crasto Vinha da Ponte, 20 meses do melhor carvalho…

Na base deste vinho está um estágio em barricas de carvalho novas, onde permaneceu cerca de 20 meses, sendo que o lote final é proveniente da melhor seleção de barricas. O resultado é um vinho marcado pela cor violeta carregada e pelos elegantes aromas a frutos silvestres, bem integrados com frescas notas de especial e suaves nuances de cacau.

Na boca revela-se equilibrado, evoluindo para um vinho de grande volume e estrutura sólida, onde se podem encontrar tanino de textura aveludada. Harmonioso, fresco e muito persistente, este é um vinho de terroir que exprime a complexidade e profundidade da Vinha da Ponte.

LEIA TAMBÉM: Quinta do Crasto distinguida como um dos melhores destinos pela World’s Best Vineyards

O Quinta do Crasto Vinha da Ponte 2016 já se encontra disponível nas principais garrafeiras nacionais, com um preço de venda ao público informativo de 199€. A distribuição em Portugal é exclusiva da Heritage Wines.

Sobre a Heritage Wines:

A Heritage Wines (HW) representa marcas e produtores de grande distinção que são referências de qualidade nas suas respetivas regiões. Encontram-se unidos pela tradição familiar, a inspiração criativa e a dedicação intransigente à qualidade.

A HW distribui uma gama de produtos de excelência, onde se destacam no segmento de champagne, a famosa Bollinger, nos espumantes, com a marca Vértice, nos vinhos tranquilos, com as marcas Reynolds Wine Growers e Fundação Eugénio de Almeida (Alentejo), Quinta do Crasto (Douro), Roda (Espanha), E. Guigal, Maison Louis Jadot  e Domaine Zind Humbrecht (França), os vinhos do Porto das famosas caves Croft, Taylor’s e Fonseca, e ainda uma linha de azeites Premium Taylor’s, Croft e Quinta do Crasto.

Para mais informações, contactar:

Daniela Cerqueira

SILVER LINING – Consultoria de Comunicação

Tlm.: +351 939 105 694

E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome