Press release. É um dos pilares – senão o elemento central – do exercício da atividade de assessoria de imprensa. Sem entrarmos nos preciosismos da terminologia e do significado exacto das suas variantes (nota de imprensa, comunicado de imprensa, informação à imprensa, nota de agenda e similares), o press release é um texto redigido com técnica e estilo jornalísticos, com informações julgadas relevantes pelas fontes emissoras (instituições, empresas, marcas e outras), com a intenção de ser difundido junto de órgãos de comunicação social, para que das mensagens nele constantes estes façam notícia, ou delas se sirvam para produzir informação com interesse (público) para as respetivas audiências.

Por causa da forma (deliberada) que assume, o press release é semelhante a uma notícia e pode ter na sua génese uma grande variedade de propósitos: desde a tomada de posição institucional sobre um assunto público até à divulgação de produtos, eventos, serviços e ideias.

O press release e a pirâmide invertida

Enquanto pedra basilar do contacto que procura ser/fazer notícia nos meios de informação mediatizada, o press release é construído segundo a técnica de pirâmide invertida, a mesma que os jornalistas seguem, nas redações, na produção noticiosa.

Daí que esta técnica de assessoria de imprensa vise, idealmente, ver os textos exteriorizados reproduzidos (quase) na íntegra. Ou, de uma outra forma, objetive ser a “semente” de uma peça jornalística, construída segundo as rotinas mediáticas e de acordo com os critérios de noticiabilidade da linha editorial do órgão de comunicação social em questão.

Na origem de mais de metade das notícias

Sobretudo nos últimos anos, e à escala nacional e internacional, vários especialistas em teorias – e práticas – comparadas de expressão jornalística têm desenvolvido estudos académicos que avaliam o impacto e o peso do press release na rotina de produção noticiosa.

Os dados coligidos variam de país para país, e de caso para caso, mas, há um denominador comum na avaliação da informação conseguida e uma conclusão que conhece raras variações: as técnicas de assessoria de imprensa – e a nota de imprensa à frente delas – estão na origem de mais de metade das notícias que lemos, ouvimos e vemos todos os dias nos jornais, rádios e televisões. And that’s a fact!

Publique um press release no Press Point!

Se gostou de ler Press release, o que é?veja também:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome