Press release. É um dos pilares – senão o elemento central – do exercício da atividade de assessoria de imprensa. Sem entrarmos nos preciosismos da terminologia e do significado exacto das suas variantes (nota de imprensa, comunicado de imprensa, informação à imprensa, nota de agenda e similares), o press release é um texto redigido com técnica e estilo jornalísticos, com informações julgadas relevantes pelas fontes emissoras (instituições, empresas, marcas e outras), com a intenção de ser difundido junto de órgãos de comunicação social, para que das mensagens nele constantes estes façam notícia, ou delas se sirvam para produzir informação com interesse (público) para as respetivas audiências.
Por causa da forma (deliberada) que assume, o press release é semelhante a uma notícia e pode ter na sua génese uma grande variedade de propósitos: desde a tomada de posição institucional sobre um assunto público até à divulgação de produtos, eventos, serviços e ideias.
O press release e a pirâmide invertida
Enquanto pedra basilar do contacto que procura ser/fazer notícia nos meios de informação mediatizada, o press release é construído segundo a técnica de pirâmide invertida, a mesma que os jornalistas seguem, nas redações, na produção noticiosa.
Daí que esta técnica de assessoria de imprensa vise, idealmente, ver os textos exteriorizados reproduzidos (quase) na íntegra. Ou, de uma outra forma, objetive ser a “semente” de uma peça jornalística, construída segundo as rotinas mediáticas e de acordo com os critérios de noticiabilidade da linha editorial do órgão de comunicação social em questão.
Na origem de mais de metade das notícias
Sobretudo nos últimos anos, e à escala nacional e internacional, vários especialistas em teorias – e práticas – comparadas de expressão jornalística têm desenvolvido estudos académicos que avaliam o impacto e o peso do press release na rotina de produção noticiosa.
Os dados coligidos variam de país para país, e de caso para caso, mas, há um denominador comum na avaliação da informação conseguida e uma conclusão que conhece raras variações: as técnicas de assessoria de imprensa – e a nota de imprensa à frente delas – estão na origem de mais de metade das notícias que lemos, ouvimos e vemos todos os dias nos jornais, rádios e televisões. And that’s a fact!
Publique um press release no Press Point!
Se gostou de ler Press release, o que é?, veja também:
- O artigo do nosso Blog sobre O que são backlinks e porque reluzem como… ouro.
- As dicas contidas em Otimização para motores de busca: o SEO é o limite!
- Como escrever um artigo na “era digital”.
- “Como gerar tráfego para o meu site” é uma questão incontornável quando significa visitas qualificadas.
- Como fazer um press release e escalar a sua comunicação global.
- Como submeter uma nota de imprensa para publicação no Press Point.
Para produzir uma nota de imprensa, capaz de para cumprir o propósito que lhe está inerente, devemos ter em conta alguns pressupostos fundamentais. Descubra quais são no nosso artigo sobre como fazer um comunicado de imprensa.
A produção de um press release é um serviço distinto da sua difusão ou de um serviço de assessoria de imprensa, bastante mais complexo e exigente. Descubra mais sobre o que um serviço deste género prevê na secção de serviços do Press Point.
Depois de criar o seu comunicado de imprensa, preencha o formulário de submissão de press releases do Press Point ou remeta um email para in**@pr********.pt .