prémios makeeublue-eu4ocean coalition

A EU4Ocean Coalition, dedicada à literacia dos oceanos e apoiada pela Comissão Europeia (CE), está a completar três anos. No contexto da sua campanha #MakeEUBlue, a EU4Ocean organizou um concurso anual – os Prémios #MakeEUBlue – para celebrar o progresso na literacia dos oceanos na Europa. Os prémios têm como objetivo aumentar a consciencialização sobre a importância dos mares e incentivar iniciativas com valor a longo prazo que promovam a literacia dos oceanos.

O prémio principal é concedido à iniciativa que melhor atendeu aos diferentes critérios alinhados com a filosofia da EU4Ocean. As três comunidades da EU4Ocean – a Plataforma EU4Ocean, Youth4Ocean e a Rede de Escolas Azuis da UE – foram incentivadas a participar neste concurso.

Os três vencedores principais, da iniciativa da EU4Ocean Coalition, são:

  1. MedByCatch – Prémio Azul Marinho

O projeto MedByCatch está a desenvolver uma abordagem standard multi-taxa para estudar e mitigar a captura acidental no Mediterrâneo. As atividades são implementadas nas águas do Mediterrâneo de Marrocos, Tunísia, Turquia, Itália e Croácia. Este projeto visa aumentar o conhecimento sobre o problema da captura acidental de espécies vulneráveis, apoiar ações que combatam esse problema, e fornecer dados robustos sobre o impacto da pesca na megafauna marinha. O projeto foi escolhido com base na sua ambição relativamente a um problema desafiante, tendo obtido resultados impressionantes, no foco operacional e numa perspectiva de bacia marinha.

  1. SOS for the Blue Planet – Prémio Azul Clássico

O projeto, financiado pelo Ministério Italiano da Universidade e Pesquisa, tem como objetivo envolver jovens estudantes de diferentes escolas em Foggia, uma cidade do sul da Itália com altas taxas de abandono escolar, pobreza educacional, degradação social e delinquência juvenil. O principal objetivo é possibilitar a aquisição de habilidades por meio de uma nova abordagem de aprendizagem ativa, levando à reflexão sobre o seu papel no planeta e à adopção de soluções para proteger a natureza. O projeto foi escolhido como Azul-Clássico graças ao envolvimento de várias escolas com uma forte perspectiva de desenvolvimento pessoal e responsabilidade coletiva. Este projeto também obteve a maior pontuação na votação do público.

  1. REMAR III – Prémio Azul Céu

REMAR III é um projeto financiado pela Fundación Biodiversidad para fornecer formação e sensibilizar para a proteção dos oceanos, promovendo oportunidades de emprego para pessoas com deficiências intelectuais. O projeto envolveu dezenas de dias de limpeza de resíduos marinhos nos quais a comunidade foi envolvida através da forte aposta na comunicação e divulgação. Houve também cooperação com associações profissionais locais (confrarias) para treinar pescadores e tripulações de barcos. Várias sessões de formação foram implementadas em toda a Galiza. O projeto foi escolhido pela sua abordagem prática, promoção da literacia dos oceanos através de voluntariado ambiental, formação em gestão de resíduos e financiamento.

Para além destes prémios, houve quatro “menções especiais”:

  • Melhor iniciativa de organização profissional: Era uma vez um peixe chamado bacalhau… para a utilização sustentável dos recursos marinhos

Projeto do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa que cria um recurso educacional envolvendo um conjunto de memórias relacionadas com a pesca do bacalhau. Este projeto usa o bacalhau como uma espécie-símbolo e visa promover aa aprendizagem ambiental e socialmente relevante, o aumento do património ligado à pesca do bacalhau e um maior conhecimento sobre a sustentabilidade da pesca.

  • Melhor iniciativa educacional e escolar: RAISE-CS

Projeto piloto da iniciativa Erasmus Maris, coordenado pela Ayam Sailing Europe, Bélgica, que cria uma aliança estratégica na Europa entre a educação formal, educação não formal e setores de investigação científica para envolver escolas secundárias na co-criação de novo conhecimento sobre a preservação do ambiente e das águas marinhas.

  • Melhor iniciativa educacional e escolar: Juntos sabemos a mar

Uma iniciativa que envolve várias escolas na promoção da literacia dos oceanos com a interdisciplinaridade, o impacto social, a parceria comunitária e a responsabilidade para a proteção do Rio Sado como componentes essenciais.

  • Melhor Escola Azul individual: Encontra o Azul/ Para o Melhor Futuro – Vamos torná-lo Azul!

Um projeto da escola primária “Josip Pupačić”, Croácia, que, através do ensino aberto e da aprendizagem baseada em problemas, integra a literacia dos oceanos para crianças e jovens no currículo e política ambiental da escola.

Os vencedores foram anunciados no Dia Marítimo Europeu de 2023 e receberam os seguintes prémios: um certificado oficial, um troféu artesanal com o oceano como tema e um prémio financeiro.

Saiba mais sobre a EU4Ocean Coalition

Plataforma EU4Ocean: Torne-se membro da Plataforma EU4Ocean

Fórum Europeu da Juventude para o Oceano (Youth4Ocean): Torne-se membro do Fórum Youth4Ocean

Rede Europeia de Escolas Azuis (European Blue Schools): Conheça a Rede European Blue Schools

Nota para os Editores

The coalition also contributes to the efforts to put ocean literacy high on the policy agenda and helps its members to become ocean advocates and agents of transition towards more sustainable ocean practices in their field.

A EU4Ocean Coalition junta diversas organizações, projetos e pessoas que contribuem para a literacia dos oceanos e para a gestão sustentável do oceano. Esta iniciativa, inclusiva de base, visa unir as vozes dos Europeus para tornar o oceano uma preocupação de todos. A EU4Ocean Coalition contribui também para colocar a literacia dos oceanos no topo da agenda política e ajuda os seus membros a tornarem-se defensores do oceano e agentes de transição para práticas oceânicas mais sustentáveis nos seus respectivos campos.

Os vencedores dos Prémios #MakeEUBlue foram anunciados no Dia Marítimo Europeu, que ocorreu este ano a 24 e 25 de Maio, em Brest, França.

Contactos para a Imprensa e Redes Sociais

Email: [email protected]

Porta-voz: Pierre-Loïc Nihoul, REVOLVE

Facebook: EU Maritime & Fish

Twitter: @EU_Mare ; @cinea_eu

Instagram: ourocean_eu

LinkedIn: CINEA – European Climate, Infrastructure and Environment Executive Agency

#MakeEUBlue #EU4Ocean #Youth4Ocean #EUBlueSchools #EMFAF

FONTEEU4Ocean Coalition
Artigo anteriorWorkshop do MARE selecionado entre 137 candidaturas internacionais
Próximo artigoComunidade LGBTQIAP+ em Portugal: mitos, verdades e dicas de um especialista para viver em harmonia

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome