para que serve processador

Vários aspetos são importantes quando decidimos comprar um laptop. Escolher o design, tamanho do ecrã, marca, tamanho de memória e tantos outros detalhes que aparecem no caminho mas, um é extremamente importante e de forma alguma pode ficar para segundo plano, o processador. Por isso é conveniente conhecer o impacto no desempenho da máquina e, na sua essência, para que serve o processador.

O processador é um dos itens mais importantes do laptop, se não o mais importante, por isso, é preciso tomar muito cuidado ao escolher , já que apesar de parecer um bom dispositivo, se o processador for lento, o utilizador terá um grande problema. Ele nada mais é do que o cérebro do portátil, ele comanda as instruções básicas e também as mais complexas dentro do aparelho, além de aportar velocidade às ações.

Para que serve o processador?

As analogias entre os processadores e o cérebro humano são muitas mas, como realmente um processador funciona e para que ele serve?

Bom, o processador é quem consegue distribuir as tarefas enviadas pelos usuários e pelos programas que estão dentro do laptop. Quando alguém clica em um programa, é preciso ter uma ligação entre o clicar e a abertura desse programa, isso é feito pelo processador.

Ele vai entender a ordem dada e processá-la de forma rápida, se for um componente bom, ou de forma lenta, se for um componente desatualizado.

A velocidade do processador e a quantidade de coisas que ele pode fazer ao mesmo tempo é determinada por dois fatores, núcleos e threads. Eles permitem que cada programa seja executado em pequenos blocos, agilizando o processo e também tomando açoes de forma mais rápida e direta.

Esses núcleos são extremamente importantes e quanto mais núcleos, mais rápido são os laptops. Mas, além dos núcleos e threads, o que é preciso para encontrar um bom processador?

Como escolher um bom processador?

Um bom processador é aquele que consegue decifrar e processar as necessidades do usuário de forma rápida e precisa. É necessário lembrar sempre que os programas estão em constante atualização e por isso, o processador não pode ficar para trás.

Processadores antigos podem trazer problemas sérios já que eles deixaram o laptop lento e talvez até ineficiente.

Várias empresas possuem um processador com várias versões e, como falamos acima, os aplicativos e programas estão sendo atualizados várias vezes ao ano para melhorar a experiência dos usuários e consertar bugs. Sendo assim, as empresas de processadores também precisam atualizar o seu produto para acompanhar as novidades tecnológicas, que muitas vezes são radicais.

Sempre é melhor encontrar laptops que possuam as versões mais novas de um processador, como o matebook d16 i7. Um laptop que possui um bom processador já é maravilhoso, mas quanto mais nova a versão daquele processador, mais o usuário pode aproveitar dos encaixes entre os aplicativos e programas e o laptop. Esse encaixe é fundamental.

A linha i7 da Intel, por exemplo, é uma das mais famosas do mundo exatamente pelo seu desempenho. É possível utilizar programas pesados, jogos e fazer muito com o laptop. No lançamento do processador, foi dito que ele conseguia simular até 8 CPUs ao mesmo tempo e, como dito acima, quanto mais núcleos e threads, melhor. Essa possibilidade de simular várias CPUs traz ao computador a possibilidade de estender sua vida útil.

Em suma, os laptops não são feitos para serem trocados a cada ano e isso não é o esperado. Então, enquanto for possível aproveitar as novas tecnologias, melhor será o desempenho do computador não só hoje mas também ao longos dos anos. Comprar um computador com um bom processador é a garantia de mais tranquilidade e produtividade ao longo dos anos.

Artigo anteriorRenting automóvel: Arval e BPI renovam parceria e pensam também na mobilidade elétrica
Próximo artigoMelhores escolas de negócios do mundo: Católica Porto entre as eleitas
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome