open edx 2022

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) e a Nova School of Business and Economics (SBE) acolhem o regresso presencial da Open edX 2022, a mais importante conferência de MOOCs (Massive Open Online Courses) a nível internacional, de 26 a 29 de abril, em Carcavelos. O evento vai reunir uma comunidade internacional de especialistas em ed-tech para discutir o futuro da educação e do trabalho, aliado aos desafios da globalização do acesso à formação e ao desenvolvimento de competências ao longo da vida.

Prevista inicialmente para 2020, o contexto pandémico obrigou a que a Open edX fosse adiada para 2022 e Portugal foi o local eleito para este regresso. O motivo para a escolha relaciona-se com o pioneirismo do nosso país nesta área, introduzido pela NAU – Sempre a Aprender, um serviço desenvolvido e gerido pela Unidade FCCN da FCT, que permite a criação de cursos em formato MOOC, ou seja, cursos abertos e acessíveis a todos, produzidos por entidades reconhecidas e relevantes na sociedade.

Open edX 2022 oferece palestras e workshops durante três dias

Durante três dias, este evento composto por palestras e workshops traz um programa repleto de casos de estudo centrados na utilização inovadora de tecnologias no Ensino Superior, em empresas e entidades estatais numa escala global. A Open edX será um espaço de partilha de ideias, de soluções e ferramentas trazidas por alguns dos principais especialistas e profissionais da área, com foco nas temáticas da pedagogia e design instrucional na produção e entrega de cursos.

Entre os keynote speakers que participarão no evento, destaque para Anant Agarwal, professor no MIT e fundador do edX, numa intervenção intitulada “The Future University: Pivot to Learner-Centricity”; Tobie Langel, um dos especialistas de referência em open source, para abordar o tema “From Open Governance to Collective Ownership”; e Paula Marques, diretora executiva para a Educação, Inovação e Digital na Nova SBE, que explicará mais sobre este contexto em “Changing the Game’s Rules: From Scalable Efficiency to Scalable Learning”.

A estes nomes juntam-se ainda representantes da FCT|FCCN e da plataforma NAU. Pedro Cabral, gestor da plataforma NAU, Nika Shahidian, analista de dados, Ivo Branco, software developer, e Sandro Costa, eLearning designer/developer, darão o seu contributo em intervenções sobre a atualidade das plataformas online de aprendizagem.

Ed Zarecor, Fundador da edX, afirma que esta conferência “reunirá a comunidade Open edX para partilhar as conquistas e aprendizagens reunidas ao longo de dois anos a trabalhar à distância. Será um momento de reencontro entre pessoas que muito contribuíram para o crescimento desta área de formação e educação e que estão ansiosas para voltar a discutir, presencialmente, a sua visão para o futuro da plataforma e da própria comunidade open source.”

Segundo João Gomes, Diretor dos Serviços Avançados FCT|FCCN, entidade que tutela a Plataforma NAU, “a plataforma é baseada no software edX e membro ativo desta comunidade desde o seu arranque. É um grande prazer ser co-hosts desta importante conferência junto com a NovaSBE. Para além de estarmos empenhados em que seja uma grande conferência de volta ao presencial, pretendemos aproveitar estes dias para estreitar os laços de parceria que temos com várias entidades presentes e abrir novas colaborações na área da formação massiva online.”

Fundada em 2012 pela Universidade de Harvard e pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology), a edX é uma organização sem fins lucrativos responsável pelo software open-source de dinamização de cursos online abertos e massivos utilizado em universidades de todo o mundo, e que conta atualmente com cerca de 14 milhões de estudantes registados.

Os bilhetes para este evento estão disponíveis aqui.

Sobre a FCT 

A Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) é a agência pública nacional de apoio à investigação em ciência, tecnologia e inovação em todas as áreas do conhecimento. Tutelada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES), a missão da FCT é promover continuadamente o avanço do conhecimento científico e tecnológico em Portugal, atingir os mais elevados padrões internacionais de qualidade e competitividade em todos os domínios científicos e tecnológicos, e estimular a sua difusão e contribuição para a sociedade e o tecido produtivo.

Sobre a Unidade FCCN 

A FCCN é a Unidade de Computação Científica da FCT, que tem como propósito contribuir para o desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Conhecimento em Portugal, disponibilizando conectividade de alta velocidade à Internet e serviços de TI para o sistema de ensino superior e investigação português. Estes serviços digitais inserem-se numa infraestrutura de investigação – a Rede RCTS – Rede Ciência, Tecnologia e Sociedade e estão acessíveis para todas as entidades aderentes.

Esta Rede é transversal a todas as áreas do conhecimento e cobre todo o território nacional. Assegura a colaboração entre os diversos utilizadores das entidades, através de uma única conta institucional.
Todos os dias, mais de 600 mil alunos, investigadores e funcionários contam com a nossa rede nacional de educação e respetivos serviços digitais.

Para mais informações

Isabel Carriço

[email protected]

FONTEFCT
Artigo anterioreReaders: DICKENS LIGHT 2 e DICKENS LIGHT PRO, as duas sugestões da SPC que tem de conhecer
Próximo artigoViViFiCAR: há 3 exposições desenvolvidas em colaboração com a comunidade para ver
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".