nuno cera
A principal motivação de Nuno Cera: a curiosidade de perceber como certos espaços funcionam, o que transmitem, como foram idealizados e que sensações provocam

A Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa, no Porto, prepara-se para acolher o mais recente projeto de investigação artística de Nuno Cera, com curadoria de Julia Albani e Nuno Crespo: A Sinfonia do Desconhecido II (21 minutos, 2021).

Esta exposição – que é a continuação do trabalho realizado pelo fotógrafo e vídeo-artista em 2012 a 2014 – consiste numa instalação-vídeo de três canais sincronizados de grande escala, com o intuito de visa identificar as qualidades espaciais desconhecidas de três complexos arquitetónicos: o campus universitário “Collegio del Colle” (de Giancarlo De Carlo, dos anos 60, em Urbino, Itália); o arquivo nacional da “Torre do Tombo” (de Arsénio Cordeiro, dos anos 80, em Lisboa); e a “Cidade da Cultura de Galicia” (de Peter Eisenman, do principio do século XXI, em Santiago de Compostela, Espanha).

Nuno Cera explica que “a principal motivação para continuar este projeto é uma curiosidade de perceber como certos espaços funcionam, o que transmitem, como foram idealizados e que sensações provocam. E como são transformados com o tempo e pelos seus utilizadores.”

Nuno Cera articula, ainda, as imagens dessas estruturas – cada uma com uma carga de memória e de um potencial transformador a nível cultural, social e sociopolítico – com uma publicação. O projeto, concebido como uma “sinfonia visual”, cria, assim, um território em que três episódios e vislumbres poéticos de diferentes tempos coexistem em evanescência.

Projeto de Nuno Cera resulta de colaboração com três críticos

Sinfonia do Desconhecido II foi produzida em colaboração com três críticos convidados – Susana Ventura, Joaquim Moreno e Mirko Zardini – e integra o programa da bienal de fotografia Ci.Clo.

O projeto teve o apoio da Direção-Geral das Artes/República Portuguesa – Cultura e faz parte do programa da Sala de Exposições da Escola das Artes, apoiado pela Câmara Municipal do Porto, através do programa Criatório.

O desenho da exposição é da Barbas Lopes Arquitectos e contou com apoio à produção da ArtWorks. A abertura aconteceu a 7 de maio, e no dia 14 próximo, pelas 19h00, haverá uma visita guiada à exposição com Nuno Cera e Julia Albani.

LEIA TAMBÉM: Bienal de Fotografia do Porto regressa com 19 exposições na cidade e “online”

A exposição é acompanhada pela publicação Nuno Cera: Sinfonia do Desconhecido II, editada pela Universidade Católica Portuguesa, Escola das Artes e CITAR | Sistema Solar Crl (chancela Documenta) – com textos de George Kafka, Julia Albani, Joaquim Moreno, Nuno Cera, Nuno Crespo, Mirko Zardini e Susana Ventura, e com o design gráfico de Something Fantastic (disponível em Junho 2021).

Informações adicionais:

Patrícia Gomes

m. + 351 91 248 07 77

Skype: live:patriciagomes.38

[email protected]

FONTEUniversidade Católica Portuguesa
Artigo anteriorCursos de Verão da Católica no Porto: Inscrições para a Teen Academy estão abertas
Próximo artigoComo melhorar o quarto dos filhos, tornando-o mais acolhedor?
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".