Pioneiro no mercado, o Mitou quer fortalecer a relação entre os consumidores e as marcas por meio de ações que gerem interação espontânea e engajamento nas redes sociais. O principal objetivo está em atender empresas que querem reforçar sua conexão com seus reais consumidores, valorizando e levando o poder do clássico boca-a-boca para o universo on-line, por meio das mídias sociais – o que transforma o expediente numa espécie de moeda digital.
A startup foi desenvolvida para transformar ações promocionais comuns em benefícios para a marca e para o consumidor. O novo modelo de negócio é um complemento das ações de marketing de uma empresa e é também uma nova forma de o consumidor adquirir produtos ou obter benefícios, usando o que hoje em dia tem tanto valor: um post dele em sua rede social.
O Mitou começou a ser idealizado no momento em que os sócios-fundadores, Guilherme Prazak, Nathalia Prazak, Guilherme Guimarães e Maria Cláudia Ensina Albert, identificaram que as redes sociais ganhavam cada vez mais força e que a palavra influenciar dominava cada vez mais o dia a dia das pessoas. Então, por que não dar voz para pessoas comuns que podem se tornar nano-influenciadores nas redes pessoais de contatos e que por sua vez, tem os mesmos interesses, garantindo assim a assertividade da indicação?
Uma pesquisa realizada pela companhia global de informações Nielsen revela que a avaliação on-line é a terceira maior fonte de confiança na hora de comprar, que 68% dos consumidores confiam em recomendações on-line e mais de 43% das pessoas se sentem mais à vontade para comprar um produto quando o descobrem nas redes sociais.
“Os benefícios são exclusivos e disponibilizados também para a rede de amigos do próprio consumidor por meio das mídias sociais. Essas interações, além de gerarem engajamento de aproximação com as conexões do consumidor, potencializam a confiança e a credibilidade da marca, aumentando assim o interesse, a curiosidade e o seu reconhecimento”, destaca Maria Claudia Ensina Albert, Sócia do Mitou.
Como funciona o conceito de “moeda digital” idealizado pela Mitou
Como funciona o conceito de “moeda digital” idealizado? A marca acessa a plataforma Mitou e escolhe um pacote de acordo com o seu perfil, destaca um benefício para o consumidor, cria uma identidade visual personalizada e adquiri uma licença de uso da plataforma.
Já o consumidor escolhe o benefício, realiza um cadastro, faz o post nas redes sociais e recebe o voucher por e-mail para retirar o benefício. Entre esses benefícios ofertados para os consumidores estão: promoções, presentes, descontos, experiências e amostras. Toda a ação é personalizada.
As ações desenvolvidas pelo Mitou podem ser realizadas nas redes sociais Instagram, LinkedIn, WhatsApp, Twitter, Facebook. Em breve, Telegram e Pinterest também estarão entre as opções.
Um caso de sucesso…
Com diversas ações envolvendo empresas e shoppings de todo o país, a startup que criou este conceito de moeda digital vem registando cases relevantes. Um deles aconteceu na cidade de São Paulo, envolvendo grandes marcas. Nessa ação foi criada uma Pop Up Store, na qual as marcas disponibilizaram produtos para o consumidor escolher. Em seguida, ele fazia o post dentro da plataforma Mitou, em sua rede social favorita. Feita a interação, ele recebia um voucher que dava direito a retirar o produto na loja escolhida.
“Essa ação gerou grande fluxo para dentro das lojas, que ao final do período tiveram um aumento de 10% em suas vendas. Nessa ação específica participaram marcas como Pandora, Havaianas, Amor aos Pedaços, Clube Melissa, MMartan, entre outras”, conclui o sócio-diretor da startup, Guilherme Prazak.
Ele destaca também ações que aconteceram e geraram resultados de vendas de forma rápida e muito eficiente, como em uma loja de sapatos infantis que tinha em seu estoque uma coleção de inverno parada e, após escolher um pacote personalizado do Mitou, obteve sucesso nas vendas.
Outra ação importante do Mitou foi a participação no evento de tecnologia Welcome Tomorrow, nas quais ações da plataforma foram utilizadas em benefícios para o consumidor.
Sobre o Mitou:
Desenvolvida com foco no relacionamento orgânico entre as marcas e os consumidores, a startup Mitou já regista dezenas de cases de sucesso em termos de engajamento e desempenho em suas ações. Seu objetivo é gerar maior empoderamento ao consumidor, que tem um forte poder de influência, especialmente no ambiente digital, por meio das mídias sociais. A plataforma visa revolucionar a maneira com que as empresas interagem com seu público-alvo.
Informações adicionais para mídia:
Giovanna Félix
Email: gi******@be***********.br
Organização: Bendita Imagem