«La Casa de Papel — O Diário do Professor», o primeiro livro resultante do acordo editorial de âmbito global assinado entre o Grupo Planeta e a Netflix, encontra-se nas livrarias portuguesas desde 25 de fevereiro. O acordo prevê a publicação de livros baseados nas séries originais da Netflix.

«La Casa de Papel — O Diário do Professor» é um livro interativo, mais concretamente um escape book, em que o protagonista é o leitor, que tem de responder aos desafios propostos se quiser progredir na leitura do livro, uma vez que os capítulos se encontram desorganizados. O leitor vai sendo confrontado com novos enigmas por resolver à medida que vai avançando nos capítulos, que serão facilmente reconhecíveis, visto tratarem-se de imagens retiradas de cenas da série original de sucesso da Netflix, La Casa de Papel. Para resolver os enigmas, o leitor terá de usar um ou vários recursos que irão aparecendo durante a leitura.

O fenómeno de La Casa de Papel

La Casa de Papel, criada por Alex Pina, alcançou um sucesso sem precedentes: é a série de língua não inglesa mais vista na Netflix e a primeira série espanhola a ganhar um Emmy Internacional.

Um homem misterioso, conhecido pelo nome de El Profesor (O Professor), está a planear o maior assalto da história. Para executar o ambicioso plano, recruta uma equipa de oito pessoas com diferentes habilidades e que não têm nada a perder.

Sinopse do livro «La Casa de Papel — O Diário do Professor»

Sergio Marquina mais conhecido como O Professor, líder do maior assalto da história de Espanha, passou parte da infância e adolescência no Hospital de San Juan de Dios em San Sebastián, onde travou amizade com Jero Lamarca. Nos piores dias de Jero, Sergio que já mostrava sinais de uma mente privilegiada, idealizava jogos para manter o amigo motivado.

Quando o olhar de Sergio estava ausente, era Jero quem o trazia de volta ensinando-lhe a fazer passarinhos de papel. Passou algum tempo desde o roubo milionário na Casa da Moeda e do Papel. Hoje, enquanto guardava as poucas coisas que estavam na oficina de motas que tem de fechar, Jero recebeu uma encomenda. No interior, uma carta sem assinatura, um caderno, uma caixa fechada com um cadeado, uma fotografia de uma máscara de Dalí e um passarinho vermelho. Jero não tem dúvidas. Ali fora, Sergio Marquina deixou-lhe uma parte do saque escondido, uma nova oportunidade. Apenas tem de desvendar as pistas para o encontrar. E tu? Serás capaz de chegar até ao fim?

Ivan Tapia, um “construtor” de quebra-cabeças

É o fundador e desenhador de enigmas da Cocolisto, uma empresa de jogos inteligentes para a aprendizagem e diversão, e colaborou com empresas como a Danone, Orangina Schweppes, Everis, Banco Santander e Torres. É autor dos Escape Books (1, 2 e 3), Escape junior book (1 e 2), e Escape room: Do it youserself, Mystery book e Social book.

Uma que enriquece o entretenimento

O Grupo Planeta fechou um acordo editorial de âmbito global com a Netflix para a publicação de livros baseados nas suas séries. O primeiro projeto editorial a ser publicado é La Casa de Papel — Escape Book / O Diário do Professor, seguido de Elite, um livro criado por e para os fãs da série de televisão.

Como parte da colaboração, o Grupo Planeta publicará em castelhano para Espanha e América Latina romances, livros de não ficção e comics, que ampliarão os universos narrativos e criativos das aclamadas séries da Netflix. O Grupo Planeta também fará a gestão dos direitos internacionais de publicação de todos os livros que venham a ser publicados.

«Estamos muito animados nesta parceria com o Grupo Planeta, que irá permitir expandir o alcance e o universo de La Casa de Papel, Elite e La casa de las flores, três das nossas séries espanholas mais universais. São títulos muito queridos para os nossos subscritores em todo o mundo e temos orgulho que os escritores de língua espanhola sejam inspirados por essas grandes histórias e personagens», disse Francisco Ramos, vice-presidente de conteúdo original da Netflix.

«Num mundo cada vez mais global, com vínculos estreitos entre a publicação de livros e os conteúdos audiovisuais, estamos muito felizes com o acordo alcançado com a Netflix e com a possibilidade de publicar os livros destas séries, que estão a triunfar em todo o mundo. Estamos convencidos de que os livros serão um complemento perfeito para as séries», afirmou Jesús Badenes, diretor geral da Divisão de Livros do Grupo Planeta.

Para mais informações

Helena Magna Costa Comunicação & Marketing

Tlm: 96 581 70 50 | Telf: 21 340 85 20 | E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome