A MauMauMia foi convidada para, em conjunto com a Noite Americana Produções, produzir a série documental “Gomes Freire de Andrade – A Tempestade”, que abordará a aventurosa vida do General Gomes Freire de Andrade.

Este projeto inicial da MauMauMia conta, ainda, com a coprodução de Produtoras de cinco Países Europeus onde o General Gomes Freire de Andrade viveu: Federação Russa, Áustria, França e Espanha.

Com efeito, a produção passará por todos os países acima mencionados: desde a Áustria, onde nasceu Gomes Freire de Andrade e foi iniciado na Maçonaria, passando por Espanha e França, e ainda pela Rússia, sempre como militar destacado, até Portugal, onde é eleito Grão-Mestre do Grande Oriente Lusitano, acabando por ser condenado e enforcado, no Forte de São Julião da Barra, em Oeiras, juntamente com outros 11 oficiais portugueses revoltosos contra o domínio de Beresford e clamando pelo regresso do Rei D. João VI e a Família Real a Portugal, após exílio no Rio de Janeiro

Gomes Freire de Andrade foi uma personagem ímpar

De acordo com Paulo Ferreira do Amaral, coordenador geral do Projeto, “o General Gomes Freire de Andrade é uma personagem ímpar, com um percurso militar e político relevante na segunda metade do século XVIII e primeiros anos do século XIX, tendo testemunhado acontecimentos que mudaram para sempre a história contemporânea da Europa e do Mundo”.

Ainda segundo Paulo Ferreira do Amaral, a partir de uma ideia inicial de Maurício Valente Ribeiro, que, para além de Produtor da série, é também o seu mais evidente entusiasta, reuniram-se vontades de Municípios onde a presença de Gomes Freire de Andrade foi mais forte, nomeadamente em Oeiras, Porto e Lisboa, para além da evidente influência que a morte de Gomes Freire de Andrade teve na constituição do Sinédrio, no Porto, e no movimento geral que deu origem à Revolução de 1820, que transformou o nosso País para sempre, trazendo-o para a modernidade”, e prosseguiu: “Aliás, comemoram-se este ano os 200 anos da Revolução de 1820 e, por isso, não vejo melhor maneira de homenagear uma das personagens mais relevantes da história portuguesa nesta data tão significativa”.

Distribuição (inter)nacional assegurada

A pesquisa e o argumento estiveram a cargo de Teresa de Sousa e Graça Castanheira, sendo esta última, igualmente, a realizadora responsável pela obra. A supervisão científica do Projeto foi entregue ao Prof. Doutor António Pires Ventura, da Universidade de Lisboa. Maurício Valente Ribeiro, da MauMauMia, será o Produtor, à frente de uma vasta equipa multidisciplinar e internacional.

A MauMauMia assegurou já acordos de distribuição com várias Entidades internacionais, encontrando-se em fase de conversações e acordos de parceria com Canais internacionais e plataformas de streaming.

A data prevista para a estreia desta série documental será no segundo semestre de 2021. Entretanto, decorrem já as atividades de pré-produção, estando a rodagem prevista para o segundo semestre de 2020.

Sobre a MauMauMia:

Fundada em 2017 por Maurício Valente Ribeiro, a MauMauMia é uma produtora de conteúdos para cinema e audiovisual. Desde a sua fundação, produziu jávários documentários e curtas-metragens, entre as quais um Magazine para a TVI com 210 episódios sob o título “Momento Positivo”. Para além da obra “Gomes Freire de Andrade – A Tempestade”, a produtora tem em preparação e em rodagem um conjunto significativo de projetos, dos quais se destacam a série “ADN de Sucesso”, com 40 episódios, sobre o tecido empresarial português, e várias curtas-metragens de ficção.

Para mais informações, contacte o Gabinete de Imprensa da MauMauMia:

Pedro Fonseca / [email protected]pereira.pt / 93 604 19 98

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome