Football for Friendship

Entre 15 de setembro e 15 de novembro de 2020, no âmbito do programa “Football for Friendship“, terá lugar o Concurso Internacional dos Comentadores Jovens, que será organizado para as crianças de 9-14 anos de idade no espaço das redes sociais Facebook, Instagram e Youtube. Yazn Taha, o jornalista de 12 anos que ganhou o título do comentador de futebol mais jovem do mundo, irá fazer parte do júri.

Crianças de todos os países e regiões do mundo são desafiadas a submeter um vídeo, em que comentam, em inglês, uma parte de um jogo, com 1 minuto de duração. O vídeo deve ser feito como uma sequência inteira, i.e. sem cortes e montagens. Depois deverá ser carregado nas redes sociais, com o hashtag #F4Fcommentator, com indicações sobre a idade e o país da residência do autor do vídeo.

O Concurso será realizado em duas etapas:

  • I etapa – seleção dos melhores comentadores jovens em cada país. Datas: desde 15.09.2020 até 15.10.2020.
  • II etapa – seleção do vencedor do Concurso pela votação online. Datas: desde 15.10.2020 até 09.11.2020.

Os resultados do concurso serão anunciados entre 10.11.2020 e 15.11.2020.

Os participantes do Concurso receberão os valiosos prémios do Programa Social Infantil Internacional “Football for Friendship”: um conjunto do audio- e videoequipamento profissional de streaming e lembranças com os símbolos do projeto.

Leia também: Lousada acolhe o XIV Clericus Cup – Portugal

A participação do Yazn Taha no júri deste ano é simbólica para o “Football for Friendship” e dá um bom exemplo e motivação a todos os participantes do Concurso. Em 2018 Yazn Taha participou nas atividades finais da sexta temporada em Moscovo e, pela primeira vez na vida dele, ele comentou, em inglês, o jogo decisivo no Campeonato Mundial “Football for Friendship”.

Antes disso, o Yazn comentava apenas em árabe. Este pequeno comentador, juntamente com outros dois mil participantes do programa, assistiu ao jogo de abertura do Campeonato Mundial-2018 “Rússia” – “Arábia saudita”. Para a sexta temporada, o jovem “veterano” Yazn aprendeu Espanhol para participar na final da sétima temporada, que teve lugar em Madrid.

“Comecei a jogar futebol quando tinha 5 anos. Na altura, comentei também o meu primeiro jogo “Barcelona” – “Real”. Eu sei que parece fantástico mas tudo aconteceu por si mesmo. Gosto imenso, não apenas de comentar jogos, mas também jde ogar futebol e ambicionava, sem dúvida alguma, experimentar um novo formato do Programa “Football for Friendship” e participar neste concurso online que será lançado em novembro. Aguardo ansiosamente o seu início para que possa convidar todos os meus amigos e, depois, encontrá-los nos relvados do mundo virtual” – diz Yazn Taha.

Referências sobre o Programa “Football for Friendship”

O Programa Social Infantil Internacional “Football for Friendship” realiza-se pela Gazprom desde 2013. Ao longo de sete temporadas realizadas, o programa reuniu mais de 6 mil participantes e atraiu mais de 5 milhões de apoiantes.

Os participantes do programa são os jogadores jovens e os jornalistas jovens – os meninos e as meninas de 12 anos de idade, inclusive os com deficiências. Ao representar vários países e várias culturas, os jogadores jovens de futebol reúnem-se em equipas mistas e demonstram, pelo seu exemplo, que a nacionalidade, sexo e capacidades físicas não são um obstáculo para jogar numa equipa. Os Jornalistas Jovens cobrem os eventos do Programa no Centro de Imprensa Infantil Internacional.

Todos os participantes obtêm um estatuto de Embaixador Jovem e, depois de voltarem para casa, continuarão a partilhar as experiências vividas no “Football for Friendship”, promovendo valores que devem ser comuns a toda a humanidade — amizade, igualdade, justiça, saúde, paz, fidelidade, vitória, tradições e honra.

A UEFA, a FIFA, as federações de futebol de vários países e os principais clubes do mundo, alguns fundos de caridade internacionais, jogadores, políticos e artistas famosos apoiam o “Football for Friendship”. O Projeto já foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais na área da responsabilidade social, desporto e comunicações, tendo até almejado o recorde mundial por ter realizado o treinamento de futebol mais multinacional da história.

Em 2020 o “Football for Friendship” será realizado no formato online. A plataforma digital reunirá mais de 10 mil jogadores de todas as idades e servirá como base para competições internacionais de crianças, bem como um campo de jogos, onde cada interessado terá uma oportunidade de treinar, de criar equipas internacionais mistas e jogar o jogo preferido, no formato do “Football for Friendship”, sem sair de casa.

Para mais informações:

Julia Kalinina – [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome