festival da montanha

O Festival da Montanha é um evento inédito no nosso país, trazendo um formato único que celebra a natureza, a grandeza das montanhas e a cultura vibrante associada a estas magníficas paisagens. Reunindo entusiastas da natureza, amantes do ar livre e da vida, o festival visa proporcionar experiências autênticas e memoráveis.

Este evento inovador, que marca a sua 1ª Edição, convida todos os amantes da montanha a participar de uma experiência única na montanha de Portugal, a Serra da Estrela, entre os dias 22 a 24 de setembro.

Durante os três dias do Festival da Montanha , os participantes têm a oportunidade de se envolver numa ampla variedade de atividades, não competitivas, como Caminhadas, BTT e e-bike Escalada, Trail Running, Stand Up Paddle, Parapente e outros desportos de montanha, mas também, yoga e meditação, palestras e workshops, observação astronómica, cinema ao ar livre e fotografia, concertos e muita animação.

Festival da Montanha terá um programa diversificado

Experiências na Montanha: Os participantes poderão explorar a montanha, por terra, ar e água, através de diferentes propostas desportivas – caminhadas, btt, e-bike, trail runing, escalada, parapente e stand up paddle,

Cultura Local: Os visitantes poderão mergulhar na cultura local, desfrutando de um mercado de montanha com produtos e artesanato locais e uma área de gastronomia.

Relaxamento: Para aqueles que buscam serenidade, o festival oferece sessões de yoga imersões e danças com a natureza e percursos sensoriais.

Palestras e Workshops: A oportunidade de aprender com especialistas sobre a conservação da natureza, ativismo ambiental e muito mais.

Cinema ao Ar Livre: Em parceria com o Kendal Mountain Festival, serão exibidos uma seleção de filmes vencedores das mais recentes edições da Competição de Filmes Internacional.

Música: O festival contará com muita música. Ao palco, durante os três dias do festival, subirão as bandas Rock Out, Blue Velvet, Toukarioupa e Mariana Lisboa. Mas também haverá uma discoteca silenciosa.

Animação: No recinto do festival haverá uma zona de diversão para miúdos e graúdos com insufláveis, air bungee e parede de escalada.

Haverá atividades para que ninguém fique de fora, independentemente da idade, condição física ou capacidade de mobilidade.

Todas as atividades partirão da vila de Manteigas, do Parque da Várzea, onde o festival montará o seu campo base.

O objetivo principal é destacar a importância das montanhas e promover a conscientização sobre sua preservação. Além disso, procura fomentar a ligação com a natureza, promover a saúde e o bem-estar, incentivar a partilha e estimular a economia local através da promoção do turismo sustentável.

O Festival da Montanha proporciona uma oportunidade única para os amantes da natureza e entusiastas das atividades ao ar livre reunirem-se, partilharem experiências, aprenderem com especialistas e explorarem as belezas naturais da Serra da Estrela.

Este evento é organizado pela RUDE – Associação de Desenvolvimento Rural, ADRUSE – Associação de Desenvolvimento Rural da Serra da Estrela, Pró-Raia – Associação de Desenvolvimento Integrado da Raia Centro Norte, no âmbito de um projeto de cooperação entre grupos de ação local, o Município de Manteigas e o Estrela Geopark Mundial da UNESCO.

O Festival da Montanha é um exemplo de evento colaborativo, cocriado com o associativismo, empresas de animação turística e a comunidade local.

Todas as informações sobre o Festival da Montanha estão disponíveis em www.festivaldamontanha.pt

Para mais informações

[email protected]

FONTERUDE Associação de Desenvolvimento Rural
Artigo anteriorUniversidade de Coimbra acolhe XXXIII Encontro Nacional de Astronomia e Astrofísica
Próximo artigoHotel no Douro: Grupo Terras & Terroir remodela unidade que tem uma das melhores vistas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome