dia mundial da água

A 22 de março celebra-se o Dia Mundial da Água, uma data que pretende sensibilizar para a importância de cuidar deste bem precioso, essencial para a vida dos seres vivos, e que está a desaparecer do nosso planeta. Para assinalar esta data o canal Discovery vai transmitir o programa ‘A Grande Seca no Colorado’, que tem como foco as consequências da ação humana no desperdício de água.

A água é a fonte da vida e, por isso, deve ser preservada, porque nós somos feitos de água e dependemos dela para viver. Este ano temos assistido a uma seca severa por todo o mundo e onde Portugal se inclui. Cerca de três quartos do território nacional está em seca severa e extrema, de acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Neste momento, as barragens do nosso país apresentam menos água do que em 2005 (considerada a pior seca de sempre em Portugal), com as reservas hídricas a 60% da capacidade total. A escassez da água afeta não só a nossa saúde, mas também vários setores, como a energia, produção de alimentos, abastecimento doméstico e sanitário, a indústria, entre outros.

Para Sara Correia, da Associação ZERO: “A escassez de água já é um problema grave em muitos países, afetando cerca de 2,3 mil milhões de pessoas, das quais 733 milhões em países com alto nível de escassez de água, de acordo com a Organização das Nações Unidas. Portugal não é alheio a este problema, onde temos já motivos evidentes para preocupação.”

No âmbito do Dia Mundial da Água, importa relembrar que o nosso país desperdiça milhões de litros de água nas suas redes de distribuição, equivalente a nove piscinas olímpicas por hora, de acordo com o relatório da Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos de 2020. Tendo, em 2019, sido perdidos 188 mil milhões de litros de água.

Para inverter esta situação é necessário “trabalhar numa estratégia de longo prazo na gestão que fazemos deste recurso é essencial para evitar o agravamento da situação nacional em termos de disponibilidades hídricas, a qual apresenta já uma tendência preocupante de redução”, afirma Sara Correia, da Associação ZERO.

Cada um de nós pode minimizar o desperdício de água através de medidas simples que podem fazer uma enorme diferença:

  1. Fechar as torneiras de casa enquanto lava os dentes ou as mãos;
  2. Evitar banhos de imersão;
  3. Lavar carros, motas ou varandas utilizando um balde, em vez de uma mangueira aberta;
  4. Encher as máquinas de lavar antes de colocar um programa de lavagem em curso;
  5. Estar atento a possíveis fugas de água em casa;

‘A Grande Seca no Colorado’ estreia no Dia Mundial da Água, às 20h05.

O Discovery Channel junta-se à celebração do Dia Mundial da Água com um programa especial para a noite de terça-feira 22 de março, que se centra nas terríveis consequências da ação humana no desperdício de água.

Durante anos, os Estados Unidos Ocidentais têm vindo a sofrer uma grave seca que só agrava a crise subjacente da água resultante do sobre desenvolvimento, do uso indevido, da corrupção e dos caprichos da história. Para assinalar este dia especial, o canal está a transmitir o documentário “A Grande Seca no Colorado”, produzido em colaboração com a organização jornalística de investigação sem fins lucrativos Pro Publica, que examina as causas e consequências do desastre hídrico que se avizinha e que propõe algumas soluções inovadoras.

Para mais informação, contacte:

João Oliveira

Bee Ineditus

+ 351 92 770 32 66 | [email protected]

FONTEDiscovery
Artigo anteriorUm portal de emprego exclusivo para refugiados ucranianos
Próximo artigoMobiliário metálico: centenária Adico quer reforçar presença internacional
Envie-nos o seu press release através do nosso formulário de submissão e potencie a visibilidade da sua marca, empresa, ideia ou projeto. Se tiver dúvidas sobre a elaboração de uma nota à comunicação social, leia o nosso artigo "Como Fazer um Press Release".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome