Dia do Animal: duas toneladas de alimentos doados assinalam efeméride na APADO

Sorgal Petfood oferece duas toneladas de alimentos a animais abandonados. Alunos do 1º ciclo do ensino básico aprendem o que é uma alimentação saudável para os seus animais de estimação numa iniciativa solidária.

dia do animal
As 12 toneladas de alimentos doadas pela IACA no Dia do Animal beneficiaram cerca de 2.000 animais em 10 associações de proteção de animais

No Dia do Animal (4 de Outubro), a APADO – Associação Protetora de Animais Domésticos de Ovar recebe duas toneladas de alimentos para os 300 cães que tem ao seu cuidado e também para gatos. Além da alimentação, doada pela empresa Sorgal Petfood, a iniciativa inclui a visita de alunos da Escola Básica dos Combatentes, de Ovar.

Esta ação está integrada no projeto da IACA – Associação Portuguesa dos Industriais de Alimentos Compostos para AnimaisIACA Solidária -, ao qual a Sorgal Petfood se associa com a oferta da alimentação e com uma explicação acerca dos alimentos que devem, ou não, fazer parte de uma dieta que contribua para o bem-estar dos seus animais de companhia.

Segundo António Isidoro, Presidente do Conselho de Administração da Sorgal Petfood, «esta iniciativa insere-se no projeto IACA Solidária, que é um projeto de valor e que, no fundo, associa as diversas iniciativas de responsabilidade social que o setor tem tido ao longo do tempo, como o apoio aos agricultores que foram afetados pelos fogos de Mação e Vila de Rei ou, antes disso, aos de Pedrogão Grande. Esta atividade, em concreto, tem também a intenção de chamar a atenção à sociedade civil para o facto de o bem-estar animal, tal como acontece nos seres humanos, estar diretamente ligado à qualidade da sua alimentação. Não podíamos deixar de nos associar, também porque pretendemos apoiar estas instituições que fazem parte da comunidade em que estamos inseridos».

Dia do Animal: IACA oferece 12 toneladas de alimentos

Neste dia, a IACA desenvolve mais três iniciativas semelhantes em outras três localidades do país – Santa Maria da Feira, Tomar e Leiria. Ao todo, a instituição assinala o Dia do Animal com a oferta de 12 toneladas de alimentos para beneficiar cerca de 2.000 animais que se encontram nas 10 associações de proteção de animais beneficiadas.

A iniciativa envolve mais de uma centena de alunos de quatro escolas dos concelhos de Ovar, Santa Maria da Feira e Tomar. São eles que entregam as ofertas das associadas da IACA – Sorgal, Ovargado e Petmaxi. Já em Leiria, a entrega é feita às associações beneficiadas durante uma visita destas às instalações da Avenal Petfood.

Sobre a alimentação dos animais de companhia:

Os cães e gatos, que constituem a maioria dos animais de estimação dos portugueses, devem ingerir alimentos que atendam às suas necessidades nutricionais e nem sempre podem comer os alimentos confecionados para humanos o atum é um destes casos, tal como a carne crua ou leite e seus derivados.

Já o fígado é uma opção saudável para cães, mas não para gatos. Os gatos podem comer peixe cozido. Os cães, com a evolução da espécie, deixaram e ser completamente carnívoros e desenvolveram características de seres omnívoros, podendo alimentar-se de uma forma mais diversificada.

Os cães devem ter uma dieta com especial atenção à relação Cálcio/ Fósforo e conter Vitamina D em quantidade suficiente para assegurar uma boa estrutura óssea e dental. No caso de cães com grande desgaste de energia, ou de grande porte, é essencial uma dieta com quantidade e qualidade de gorduras que assegurem as suas necessidades energéticas. A proteína é também essencial para a manutenção corporal.

Já no que respeita aos gatos domesticados, estes mantêm as suas características 100% carnívoras, pelo que é de muita importância a incorporação de proteína animal na sua dieta. Estes animais digerem a proteína animal com maior facilidade e eficácia do que a proteína vegetal. Os gatos necessitam de quase o dobro de proteína do que os cães na sua alimentação.




Para mais informações:
Email: [email protected]
Tlm: +351 91 909 59 95
Cátia Neves
YoungNetwork Porto Consultant
Tel.: +351 22 618 04 51 | Tlm.: +351 91 677 86 65 | E-mail: [email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome