cuidados com os dentes de leite

Neste Dia da Criança, a Weleda, fabricante líder mundial de produtos de cosmética, higiene e bem-estar naturais, procura consciencializar para a importância dos cuidados com os dentes de leite e para o facto de que incutir nas crianças os bons hábitos de higiene oral desde os primeiros dentes é fundamental. Estudos indicam que as crianças ingerem entre 59% a 72%1 da pasta de dentes utilizada e é por isso, também, essencial providenciar-lhes pastas de dentes naturais.

Manter a boa saúde dos dentes é uma tarefa que deve começar na infância, a partir dos chamados dentes de leite. Como estes não são definitivos, é possível que a sua importância seja desvalorizada. No entanto, lembre-se do importante papel que desempenham no corte, moagem e mastigação de alimentos. Os dentes do bebé também trabalham com a língua e os lábios para ajudar a formar sons e pronunciar palavras, permitindo que as crianças falem adequadamente. Além disso, são também responsáveis ​​por manter o espaço que se destina a ser ocupado pelos dentes finais.

Cuidados com os dentes de leite, para além óbvio, criam hábitos essenciais

Por todas essas razões, é importante proteger a saúde oral durante a infância. Trabalhá-la como se fosse um jogo é essencial para a criança adquirir hábitos saudáveis. Por isso, a Weleda deixa-lhes algumas dicas para o ajudar:

  1. Crianças (e adultos) devem escovar os dentes sempre que comerem ou pelo menos três vezes por dia, principalmente antes de irem para a cama.
  2. Supervisionar os cuidados dentários do seu filho é importante que ele adquira o hábito corretamente. Não é incomum que se tentem escapulir. Ensine-os a usar uma técnica de escovação adequada e, caso não utilize uma pasta de dentes natural, tente evitar riscos de ingestão.
  3. Se não utilizar uma pasta de dentes natural, é importante controlar a quantidade utilizada, para evitar riscos. Dos 0 aos 3 anos, recomenda-se uma quantidade do tamanho de um grão de arroz e a partir dos 3 anos uma quantidade semelhante ao tamanho de uma ervilha.
  4. Use uma pasta de dentes que não tenha um sabor muito doce; é bom para que eles não se acostumem aos sabores doces e açucarados.
  5. Faça check-ups regulares com o dentista pediátrico desde o momento em que os dentes emergem, normalmente é recomendado uma vez por ano quando não há patologias.
  6. A quantidade de flúor que uma pasta de dente pode conter é regulada; é importante nunca usar uma pasta de dentes para adultos, pois possui uma quantidade excessiva de flúor. Muitos dentistas recomendam cremes dentais sem flúor, pois as crianças não conseguem cuspir bem e há um risco muito alto de ingestão acidental. A utilização de flúor em pastas dentífricas já foi mais consensual. Atualmente, pensa-se que o flúor dentífrico fortalece a camada exterior do esmalte, mas não impede a passagem de bactérias para o interior do dente, podendo produzir cáries ocultas que se desenvolvem sem serem reparadas.

O seu filho ingeriu a pasta de dentes acidentalmente. E agora?

Embora muitas pastas de dentes estejam aprovadas e certificadas para o uso humano e infantil, a verdade é que a maior parte contém substâncias de origem petroquímica e outras que devem merecer a nossa atenção, tentando evitar ao máximo que tal aconteça.

A Weleda oferece um Gel Dental Infantil, especial para crianças, que limpa e mantém os dentes de leite saudáveis, equilibrando a flora oral natural. A sua fórmula com silício limpa suavemente os dentes, e o seu uso regular protege da formação da placa bacteriana.

Os extratos de calêndula biológica mantêm as delicadas gengivas em bom estado. Este dentífrico sem flúor, para além de proteger e acautelar os cuidados com os dentes de leite, evita cuidadosamente substâncias que possam ser nocivas em caso de ingestão. É um produto natural certificado, sem conservantes, corantes, perfumes sintéticos tensioativos, edulcorantes artificiais e substâncias de origem petroquímica.

Durante este mês, dedicado às crianças, este produto encontra-se com 50% de desconto na sua embalagem. Pode adquirir o seu através do revendedor oficial para Portugal: virya.pt/weleda.

1 Fluoride ingestion from toothpaste by young children, E M Bentley, R P Ellwood & R M Davies, 1999

Sobre a Weleda:

A Weleda, criada em 1921 enquanto laboratório farmacêutico, é fabricante líder mundial de produtos naturais certificados pela NATRUE. Os produtos Weleda são livres de crueldade, de derivados petroquímicos, parabenos, conservantes químicos, SLS, fragrâncias sintéticas, ftalatos e OGM. A Weleda usa muitas matérias-primas nos produtos e é consciente de que a sua demanda tem um impacto significativo na biodiversidade, tendo por isso a responsabilidade de manter os ecossistemas naturais o mais intactos possível. Por isso, a maioria dos ingredientes utilizados vêm da agricultura orgânica ou biodinâmica ou de uma coleção silvestre controlada.

Em 2018 a Weleda Iberia apresentou resultados na ordem dos 10.000.000€.

Para mais informações à imprensa:

Andreia Ramos – EDC | 936 101 395

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome