contratação de trabalho temporário pro e contras

Como a Adecco Portugal enumera, há vantagens e desvantagens na contratação de trabalho temporário. A melhor maneira de determinar se o recrutamento temporário é o mais adequado para uma área de negócio, é consultar um especialista em Recursos Humanos, com quem é possível analisar tendências de mercado, avaliar a oferta, previsão de despesas, volume de negócios que permite às organizações criar uma estratégia de contratação específica para a necessidades reais de cada empresa.

Como o nome sugere, os colaboradores temporários são contratados para oportunidades de trabalho a curto prazo, em oposição aos funcionários permanentes que são contratados a longo prazo.

O recrutamento temporário é tipicamente a solução para organizações com necessidades operacionais flutuantes e de grande volume. As áreas de negócio mais comuns que recorrem a colaboradores temporários são as organizações de serviço ao cliente, industriais e de manufatura, retalhistas e armazenistas e restauração e alojamento turístico.

5 vantagens da contratação de trabalho temporário

1.    Rapidez no processo de contratação

Uma consultora de Recursos Humanos pode normalmente encontrar alguém para uma função específica ‘em cima da hora’, por isso quando há um pico súbito na procura, previsível ou não, pode rapidamente preencher essa lacuna com o mínimo de tempo perdido. Um colaborador temporário pode ser contratado num dia e começar no dia seguinte.

2.    Flexibilidade

Se não souber quanto tempo precisará das mãos extra, contratar um colaborador temporário pode ser a opção ideal. A natureza incerta da recuperação económica num mundo pós-pandémico tornou especialmente difícil prever o comportamento dos consumidores e os padrões de procura futuros. A flexibilidade de colaboradores temporários pode ajudá-lo a enfrentar a imprevisibilidade com facilidade.

3.    Poupança de custos

Como os colaboradores temporários são tipicamente contratados através de uma agência, poupa-se o dinheiro e o esforço em todo o processo de recrutamento de candidatos: entrevistar, contratar e depois gerir toda a papelada de uma nova contratação. Tudo isso é tratado pela agência.

4.    Preencher lacunas durante o recrutamento de colaboradores permanentes

Se um membro-chave da equipa deixou subitamente a organização, ou as cargas de trabalho dos colaboradores atuais da sua equipa estão no limite da capacidade e é altura de adicionar um novo contrato de trabalho. Pode levar tempo a encontrar um substituto digno e não se quer apressar o processo e arriscar uma má contratação. Um colaborador temporário pode ajudar a apoiar a sua equipa e aliviar a carga extra que recai necessariamente sobre as pessoas até que seja encontrado um contrato de trabalho permanente adequado.

5.    Potencial para contratações temporárias a permanentes

Alguns colaboradores temporários gostam da flexibilidade do trabalho temporário e não têm interesse no emprego permanente, mas muitos utilizam o emprego temporário como uma forma de aumentar as suas competências e experiência e, em última análise, de encontrar uma posição permanente. Pode descobrir que durante o tempo que um colaborador temporário está na sua empresa se adapta muito bem à sua organização. Ao transformá-lo num contrato permanente, obtém uma nova contratação adequada, cujas capacidades já teve oportunidade de avaliar em contexto de trabalho.

5 desvantagens do recrutamento temporário

1.    Dificuldade em contratar

Há um grupo limitado de candidatos à procura de trabalho temporário. Nesta economia pós-pandémica, muitos candidatos à procura de emprego buscam a segurança de posições permanentes, e quando se trata de candidatos passivos (pessoas dispostas a mudar de emprego, mas não em procura ativa de emprego), muito poucos estão dispostos a deixar um cargo a tempo em detrimento de um temporário.

2.     Maiores necessidades de formação

Todos os empregadores sabem que a formação de um colaborador é um investimento significativo em tempo e dinheiro. Quando se faz a contratação de trabalho temporário em que os colaboradores entram e saem em curtos períodos de tempo, é expetável gastar mais recursos em formação, à medida que a frequência da formação aumenta.

3.    Dificuldade em desenvolver dinâmicas de equipa

Pode ser difícil desenvolver uma sólida dinâmica de equipa quando os colaboradores entram e saem com frequência. Se empregar uma mistura de funcionários permanentes e temporários, pode achar difícil integrar os funcionários de curto prazo com os funcionários que estão na empresa em regime permanente e há mais tempo que já têm uma dinâmica funcional oleada.

4.    Responsabilidade em matéria de segurança

Os colaboradores temporários tendem a sofrer lesões no local de trabalho a um ritmo superior ao dos profissionais permanentes. Independentemente da formação ou qualificações, os trabalhadores temporários muitas vezes não estão tão familiarizados ou confortáveis com o ambiente de trabalho e/ou equipamento no local de trabalho como os trabalhadores permanentes, o que pode levar a mais lesões.

5.    Implicações legais

Se recorer à contratação de trabalho temporário sem o benefício de uma consultora de recursos humanos que se encarregue de todos os seus deveres administrativos e legais, assegure-se de estudar as suas obrigações como empregador. Para o exercício de atividade de cedência temporária de trabalhadores é necessário um alvará, cujo número deve constar do contrato de trabalho temporário celebrado com o colaborador e do contrato de utilização de trabalho temporário celebrado com o utilizador (cliente da empresa de trabalho temporário).

De realçar que, de acordo com previsto no art.185º e 186 do Código do Trabalho, “o trabalhador tem direito à retribuição mínima de instrumento de regulamentação coletiva de trabalho aplicável à empresa de trabalho temporário ou ao utilizador que corresponda às suas funções, ou à praticada por este para trabalho igual ou de valor igual, consoante a que for mais favorável. […] O trabalhador temporário beneficia do mesmo nível de proteção em matéria de segurança e saúde no trabalho que os restantes trabalhadores do utilizador.

Para mais informações:  

Inês Maia e Silva | 967 521 865 | [email protected]   

FONTEAdecco
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Andre Guedes Vaz
André Vaz, 36 anos, Porto. Co-fundador e SEO manager do Press Point. Licenciado em Filosofia e com formação em Marketing Digital, trabalha no desenvolvimento de sites, em SEO e gere vários projetos de conteúdo.