Abertura de concursos de obras públicas crescem significativamente e contratos estabilizam

De acordo com o último Barómetro da AICCOPN, a abertura de concursos de obras públicas totalizam 744 milhões de euros até fevereiro deste ano, ao passo que os contratos de empreitadas exibem uma variação negativa de 2%.

0
236
concursos de obras publicas
O valor dos concursos de obras públicas promovidos até fevereiro é 294% superior ao ano passado

Segundo o último Barómetro das Obras Públicas (Março de 2019), da AICCOPN – Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas, os concursos de obras públicas promovidos ao longo dos primeiros dois meses do ano somaram 744 milhões de euros – valor que é 294% superior aos 189 milhões verificados em igual período de 2018.

Esta variação deve-se, em grande medida, aos anúncios dos concursos relativos ao prolongamento do quebra-mar e acessibilidades do Porto de Leixões e das Linhas Amarela e Verde do Metro de Lisboa, de 141 e 120 milhões de euros, respetivamente, os quais representam mais de um terço de todas as promoções registadas.

Concursos de obras públicas: celebrados contratos de 184 milhões de euros

Até fevereiro, o total de contratos celebrados (no âmbito de concursos de obras públicas) foi de 184 milhões de euros, mais 8% que o apurado no ano anterior, devido à assinatura do contrato de construção do subtroço Évora Norte – Freixo, da linha de ferroviária de Évora, no valor de 46,6 milhões de euros. Sem este registo, os contratos ratificados nesta modalidade estariam a cair 19%.

Os contratos de empreitadas de obras públicas celebrados em resultado de Ajustes Diretos e Consultas Prévias situam-se, por sua vez, em apenas 35 milhões de euros, menos 57% que no ano passado. Assim, o volume total de contratos de empreitadas de obras públicas celebrados e registados no Portal Base, atingiu 256 milhões de euros, menos 2% que o verificado em igual período de 2018.

Informações adicionais:
AICCOPN
Rua Álvares Cabral, 306 – PORTO
Telefone: +351 223 402 200 – [email protected]

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome