Uma parceria entre a Fintech Target MP e a empresa Biofílica Investimentos Ambientais resultou numa solução inédita de compensação de carbono para o mercado de Transporte Rodoviário de Cargas. O setor é responsável por uma das atividades econômicas que mais emite Gases do Efeito Estufa (GEE) – acima de 7% – no País, atrás apenas da Agropecuária, Agricultura e Pecuária – de acordo com um levantamento feito pelo Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (SEEG Brasil). A Target MP – uma das maiores empresas de meios de pagamento para o mercado de frete – consegue, por meio de sua tecnologia, calcular quanto de crédito de carbono uma transportadora precisa comprar para compensar a poluição causada pela queima de combustível dos camiões.

O Plano de compensação de carbono tem potencial para beneficiar todos os agentes envolvidos

A parceria com a Biofílica, empresa de conservação ambiental com projetos de carbono certificados para receber investimentos de compensação de emissão de carbono, permite que essa negociação seja feita de forma automática e constante. As transportadoras recebem um certificado de sustentabilidade, os projetos florestais recebem mais investimentos e os efeitos poluidores da atividade de transporte podem ser compensados de forma mais constante.

A negociação dos créditos de carbono é a maneira que alguns países usam para reduzir, numericamente, as emissões dos gases que causam o efeito estufa. Na prática, funciona assim: quem consegue poluir menos, pode vender créditos, mas quem não consegue atingir a meta de redução, pode (e deve) comprar créditos daqueles que poluem menos ou de empresas com projetos ambientais. No entanto, o que vemos atualmente é o seguinte cenário: de um lado, empresas que querem comprar créditos de emissão de carbono mas não sabem onde comprar; do outro, empresas com projetos de compensação que precisam de investimentos.

A Target MP, responsável pela gestão de pagamentos de frete e Vale Pedágio de mais de 1.100 empresas do setor, já emitia um relatório de combustível para toda a frota de seus clientes. Agora, o cálculo do crédito de carbono relacionado à queima de combustíveis, também pode ser emitido periodicamente e o valor pode ser repassado automaticamente para os projetos da Biofílica.

“Um camião de seis eixos, transportando até 48 toneladas, que roda 20 mil quilômetros, usando 8 mil litros de diesel ao mês, emite cerca de 20 toneladas de carbono. Para neutralizar as emissões via créditos de carbono florestais, o investimento é de apenas R$200,00 – o que representa apenas 0,7% do custo total com combustível. Ou seja, o investimento é baixo, a empresa faz a sua parte no que diz respeito à conservação do meio ambiente e recebe um selo emissão zero de CO2, que certifica a empresa como sustentável”, explica José Santos, presidente da Target MP.

A Biofílica possui, atualmente, 5 projetos de conservação florestal no bioma amazônico, que somados dão 1,2 milhões de hectares de áreas sob gestão para conservação. Dentre as atividades desenvolvidas estão: monitoramento remoto via satélite e vigilância de campo; pesquisas científicas para monitoramento, manutenção e uso eficiente dos recursos naturais; desenvolvimento econômico local de forma sustentável, entre outros.

Sobre a Target MP

Uma empresa especializada em tecnologia de meio de pagamentos eletrônicos com soluções de ponta voltadas para o mercado corporativo e pessoas físicas, com produtos e serviços nas plataformas de débito, crédito e fidelidade. Atua no mercado de Transporte Rodoviário de Cargas onde firmou alianças estratégicas visando disponibilizar soluções diferenciadas e comprometidas com a sustentabilidade.

Para mais informações:
Adriana Diniz
[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor introduza o seu comentário
Por favor introduza o seu nome